A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gata em Teto de Zinco Quente. O Filme e a Década de 50 Descrição de uma cultura sulista; Sociedade Puritana; Consumismo; Crítica a sociedade norte-americana;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gata em Teto de Zinco Quente. O Filme e a Década de 50 Descrição de uma cultura sulista; Sociedade Puritana; Consumismo; Crítica a sociedade norte-americana;"— Transcrição da apresentação:

1 Gata em Teto de Zinco Quente

2 O Filme e a Década de 50 Descrição de uma cultura sulista; Sociedade Puritana; Consumismo; Crítica a sociedade norte-americana; Valores morais baseados na hipocrisia e materialismo; Grande depressão; Macarthismo (Joseph McCarthy) ; Código Hays (William Harrison Hays); American way of life ( estilo de vida americano).

3 American way of life

4 Thomas Lanier Williams Nascimento: 26/03/1911, Columbus – EUA Morte: 25/02/1983, Nova Iorque, EUA Nacionalidade: norte- americana Ocupação: escritor/ dramaturgo

5 Tennessee Williams Pai: comerciante de sapatos,alcoólatra e viciado em jogos de aposta, oriundo do estado do Tennessee, fato que valeu a Thomas a alcunha com que veio a assinar a sua obra. Mãe: criatura oprimida pelos vícios e maus tratos do marido, revelou-se crédula e insegura. Devido aos frequentes episódios de violência doméstica, a família teve que se mudar dezesseis vezes num espaço de quinze anos.

6 Tennessee Williams Menino introspectivo, que passava todo o tempo só em volta dos livros. Em 1929 ingressou na Universidade do Missouri, onde se apaixonou pelo teatro. Passou a frequentar bares onde se promoviam orgias e bebedeira. Sofreu um penoso processo de degradação física e mental. Acabou internado num sanatório e considerado inútil e ocioso.

7 Tennessee Williams Ainda no sanatório, Tennessee esboçou seu primeiro texto teatral: Cairo! Xangai! Bombaim!(1935), onde demonstrava o mundo marginal que o conduzira ao esgotamento nervoso. Ainda sobre o mesmo tema, escreveu mais três peças: The Magic Tower (1936), Candles to the Sun (1936) e The Fugitive Kind (1937).

8 Tennessee Williams Conseguiu obter o seu diploma pela Universidade do Iowa em 1938; reagiu à depressão e escreveu sua primeira peça realmente estruturada em termos teatrais: À Margem da Vida (The Glass Menagerie, 1945).

9 Em 1944 submeteu-se a uma operação de catarata e foi convalescer no México; duas peças nasceram desse período: Um Bonde Chamado Desejo (A Streetcar Named Desire, 1947) e Anjo de Pedra (Summer and Smoke, 1947).

10 Tennessee Williams Em 1947 conheceu um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, descendente de sicilianos, Frank Merlo, por quem se apaixonou, e com quem passou a manter uma relação. Em 1955 escreveu Gata em Teto de Zinco Quente e A Descida de Orfeu (Orpheus Descending ).

11 Tennessee Williams Em 1958, Tennessee decidiu fazer psicanálise. Último Verão (SuddenlyLast Summer, 1958), é uma peça da chamada fase psiquiátrica, em que o personagem principal é homossexual. Doce Pássaro da Juventude (Sweet Bird of Youth, 1959), Período de Ajustamento (Period of Adjustment, 1960) e Noite do Iguana (The Night of the Iguana, 1962) são as principais peças escritas depois da psicanálise. ”

12 Tennessee Williams Temas centrais foram mantidos: morbidez, marginalidade e repressão sexual. Tennessee Willians escreveu quase toda sua obra a partir de uma visão pessimista do mundo. Moralista, ele não conseguia enxergar seu semelhante como alguém capaz de engendrar uma nova sociedade, com sentimentos e valores menos condenáveis.

13 Tennessee Williams A humanidade é uma esperança perdida. Suas personagens, são criaturas tristes: bêbados, poetas vagabundos, operários humilhados, mulheres reprimidas, homossexuais atordoados pela perseguição, atores sem papel, damas decadentes, virgens loucas, prostitutas feridas. Todos, sem exceção, tem o mesmo estigma: estão sós.

14 Tennessee Williams Sua dramaturgia caracteriza-se como uma longa e penosa confissão solta no tempo e no espaço. Acreditando que a natureza humana é basicamente corrompida e miserável, ele juntou ao pessimismo filosófico uma neurose pessoal, que nem a psicanálise conseguiu amenizar.

15 Tennessee Williams Tennesse Williams passou por um período bastante difícil, enveredando pelo álcool e fármacos, sobretudo após a morte de Merlo em 1961, arrastada por uma agonia causada por um câncer no pulmão. Residente num hotel de Nova Iorque, Tennessee Williams sufocou até à morte com a cápsula de um frasco de medicamentos que se alojou na sua garganta.

16 Tennessee Williams Depois de Shakespeare, Tennessee Williams foi o dramaturgo mais adaptado para o cinema.

17 As obras Suas principais obras foram: À Margem da Vida (1945) Um Bonde Chamado Desejo (1947) Gata em Teto de Zinco Quente (1955) Doce Pássaro da Juventude (1959) A Noite do Iguana (1961)

18 Prêmios Um Bonde Chamado Desejo e Gata em Teto de Zinco Quente, renderam a Tennesse Williams o prêmio Pulitzer, o consagrando como um dos melhores dramaturgos adaptados da época.

19 Gata em Teto de Zinco Quente : O livro O livro mostra a realidade da época. Ele consegue colocar em ênfase, sua indignação à sociedade e ao puritanismo da época. Trabalha a homossexualidade, alcoolismo e a decadência de uma família. A obra lembra muito sua vida.

20 Gata em Teto de Zinco Quente O filme Filme lançado em 1958 Direção : Richard Brooks Roteiro: Richard Brooks e James Poe

21 Gata em Teto de Zinco Quente Filme baseado na peça homônima de Tennessee Williams, ganhadora do prêmio Pulitzer de literatura. Recebeu 6 indicações para o Oscar : Melhor filme, melhor diretor (Richard Brooks), melhor ator (Paul Newman), melhor atriz ( Elizabeth Taylor), melhor roteiro adaptado e fotografia colorida.

22 Gata em Teto de Zinco Quente Recebeu 2 indicações par o Globo de Ouro: Melhor Filme – Drama e melhor diretor. Recebeu também 3 indicações ao prêmio BAFTA : Melhor Filme, Melhor ator estrangeiro (Paul Newman) e Melhor atriz estrangeira ( Elizabeth Taylor).

23

24 Big Daddy ou Harvey Pollitt É rude e grosseiro com todos ao redor, e mantém laços com a família apenas por ser um rico fazendeiro, proprietário de cerca de acres de plantações de algodão, no Mississipi. É o pai de Gooper e Brick.

25 Brick É o preferido do pai, um ex-jogador de futebol frustrado, alcoólatra, casado com Maggie. Despreza a mulher e apóia-se na bebida para recuperar a perda de um amigo.

26 Margaret Pollitt mulher decidida e vitoriosa que põe em xeque os valores morais da sociedade sulista. Tenta romper com os valores da família do marido, baseados na hipocrisia e no materialismo.

27 Maggie Agita-se para mudar as pessoas e o ambiente que a cerca. acredita que pode resolver os conflitos do marido e reconstruir o seu casamento por meio do sexo. sente-se intrusa e marginalizada no clã Pollitt por não ter filhos com o marido.

28 Gooper O filho mais velho, que fez tudo que o pai sempre quis, formou- se advogado, mudou de cidade, casou-se, teve diversos filhos, tudo na expectativa de assumir o comando dos negócios da família no futuro.

29 Mae e Os monstrinhos sem pescoço Mae é cunhada de Maggie e mãe de cinco filhos, os quais são manipulados para alcançar a benevolência financeira dos avós.

30 Um breve resumo: O filme descreve a relação tumultuada do clã Pollitt, as mágoas e os ressentimentos entre os familiares: a relação de Brick, o filho preferido, e Gooper, o desprezado; o casamento fracassado de Big Daddy e Big Mamma; a ganância de Mae, a cunhada de Maggie e mãe de cinco filhos que são manipulados para alcançar a benevolência financeira dos avós.

31 Crítica do filme Despreza a mediocridade da sociedade norte- americana, representada pelos homens de negócios e suas mulheres submissas, a exemplo do casal Gooper e Mae. Mostra-nos uma sociedade obcecada pelo dinheiro e sucesso pessoal. Mostra-nos o ex-jogador de futebol fracassado, o irmão medíocre como funcionário do pai, a cunhada interesseira e a esposa insatisfeita sexualmente.

32 O Casamento Pode ser interpretado como o acordo entre a prostituta e o seu freguês, escondido no ambiente doméstico de um casamento típico pequeno-burguês. É visto apenas como um acordo entre duas pessoas que se habituaram a viver juntas, criando uma espécie de tolerância para manter uma estabilidade social.

33 O Desfecho Mae e Gooper negam qualquer plano para assumir as rédeas da família. Maggie surpreende a todos ao se aproximar de Harvey e anunciar o seu presente- surpresa: ela diz estar esperando um filho de Brick. O patriarca aceita a mentira da nora e pede a Gooper que traga seu advogado no dia seguinte. Certo de que, agora, pode confiar em Brick como um herdeiro e sucessor responsável, ele comunica sua decisão. À noite, Brick diz à Maggie que gostaria que ela voltasse a dormir com ele. Ela lhe agradece por não ter desmentido sua inexistente gravidez. Brick lhe responde que tal mentira será transformada em realidade.

34 As diferenças Os dois filhos são muito diferentes entre si. Cooper, o mais velho, fez tudo que o pai sempre quis. Já o mais novo, Brick, é o preferido do pai, um ex-jogador de futebol frustrado, alcoólatra, casado com Maggie, uma mulher por quem não nutre mais nenhum amor ou desejo, apesar das tentativas incansáveis dela de reconquistá-lo.

35 A Herança Gooper, Mae e Maggie sonham com o dia em que herdarão as ricas terras de Harvey, enquanto Brick não demonstra ter o menor interesse nelas. Maggie, por outro lado, receia que Gooper e Mae tenham prioridade pelo fato de terem cinco filhos, o que não ocorre com ela.

36 O Filme A história é sobre uma família que se reúne para o 65º aniversário do patriarca, que está a beira da morte, doente de câncer.

37 O interesse Gooper, Mae e Maggie sonham com o dia em que herdarão as ricas terras de Harvey, enquanto Brick não demonstra ter o menor interesse nelas. Maggie, por outro lado, receia que Gooper e Mae tenham prioridade pelo fato de terem cinco filhos, o que não ocorre com ela.

38 A falsa cura Harvey Pollitt pensa que está curado e quando informa que está bem, Gooper e Mae parecem ficar frustrados. Big Daddy mostra-se preocupado pelo fato de Brick não ter herdeiros, e com o aparente fracasso do casamento do filho.

39 A verdade Brick descobre a verdade sobre a doença de seu pai e conta para Maggie que se vê sozinha na luta contra as pretensões de Gooper e Mae, já que Brick se recusa a se envolver no caso. Durante tal conversa, Brick deixa claro a razão pela qual ele passou a beber e a rejeitar qualquer aproximação mais íntima dela. Ele a culpa pelo suicídio de seu grande companheiro de todas as horas, o colega de futebol, Skipper.

40 A conversa Harvey tem uma longa conversa com Brick, quando faz críticas aos problemas do seu casamento e ao seu vício pela bebida, ressaltando que tudo começou com o suicídio de Skipper. Ele fala ainda que sente muito pelo fato de seu filho preferido não lhe ter dado um herdeiro.

41 A culpa Maggie se junta a eles, quando a conversa gira em torno de Skipper. Ela revela as circunstâncias nas quais esteve com ele na última noite antes de sua morte. Harvey pressiona o filho pelo resto da história, já que, ele fora a última pessoa a falar com Skipper por telefone. Brick sente-se responsável pela morte do amigo. Brick termina por revelar a verdadeira situação da saúde do pai.

42 O porão Nesta cena do filme, dá-se a solução para todos os problemas da família, onde Brick e seu pai já convalescendo com as dores do câncer, admitem estarem errados e se amarem. Na cena também se concretiza o motivo pelo qual a sociedade não assume as demonstrações de carinho e vive das aparências, por meio das ações de Brick e Big Daddy.

43 Frases do filme Maggie: Verdade! Verdade! Todos querem a verdade! Mas a verdade é tão suja quanto a mentira! Big Daddy: Eu odeio perdões, especialmente por causa da verdade! Maggie:Eu vencerei! Brick: Vencerá o que qual é a vitória para a gata em teto de zinco quente? Maggie:Ficar em cima dele, pelo maior tempo possível Maggie: Eu me sinto como uma gata em teto de zinco quente! Brick: Então pule do telhado Maggie: Aonde? Em cima de quê? Brick: Arrume um amante!

44 Diferenças da peça e do filme Na peça que foi adaptada do livro, há a fidelidade, ou seja, a peça é igual ao livro, com seu teor de homossexualidade implícito e seu final contra a sociedade da época O filme não teve a mesma adaptação por conta do código Hays, que trazia uma série de impedimentos quanto ao atentado à moral e bons costumes da época, em principal ao homossexualismo que não é evidente no filme.

45 Diferenças da peça e do filme Por consequência dessas proibições na industria cinematográfica, Tennessee Williams, foi totalmente contra o roteiro de Richard Brooks e James Poe, e disse que o filme traria a indústria cinematográfica de volta aos anos 50, e disse ainda que o filme irai ser terrível. Tennessee Williams se equivocou totalmente com sua crítica, pois o filme foi considerado um filme de muito sucesso.

46 Alunas: Camila Stefanini Ester Cleude Vasconcelos Jaqueline Franco Karina de Carvalho

47


Carregar ppt "Gata em Teto de Zinco Quente. O Filme e a Década de 50 Descrição de uma cultura sulista; Sociedade Puritana; Consumismo; Crítica a sociedade norte-americana;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google