A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto: NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA Depto. de Ciências Humanas FAAC / Unesp - Bauru Prof. Dr. Clodoaldo M. Cardoso coordenador CONVIVÊCIA CONVIVÊNCIA DIVERSIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto: NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA Depto. de Ciências Humanas FAAC / Unesp - Bauru Prof. Dr. Clodoaldo M. Cardoso coordenador CONVIVÊCIA CONVIVÊNCIA DIVERSIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto: NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA Depto. de Ciências Humanas FAAC / Unesp - Bauru Prof. Dr. Clodoaldo M. Cardoso coordenador CONVIVÊCIA CONVIVÊNCIA DIVERSIDADE

2 Carlo José Napolitano Clodoaldo Meneguello Cardoso PRECONCEITO NÃO É LEGAL: intolerância e a lei FAAC / Unesp-Bauru 2007 Cartilha

3

4 R e a l i z a ç ã o Núcleo pela Tolerância Depto. de Ciências Humanas / FAAC / Unesp Serviço Social do Comércio - SESC Secretaria Municipal da Cultura Bauru

5 Equipe de elaboração Pesquisa Graziele C. Guimarães Arte Nilson Batista Junior Jean Maurício Morales Diagramação Paula Maria Prado Redação Carlo José Napolitano Clodoaldo M. Cardoso

6 APRESENTAÇÃO O preconceito é uma idéia ou uma opinião negativa sobre um grupo de pessoas ou sobre determinado assunto, formada de modo precipitado, sem conhecimento profundo e reflexão necessária. O preconceito leva à discriminação, à exclusão e à violência. Preconceito não é legal.

7 APRESENTAÇÃO A discriminação é o tratamento desigual às pessoas com direitos iguais, negando a elas as mesmas oportunidades. Uma discriminação pode ser sofrida por minorias étnicas, religiosas, grupos de tradições nacionais e culturais. Muitas vezes também é dirigida a idosos, mulheres, pessoas pobres, deficientes e de diferentes orientações sexuais. Preconceito não é legal.

8 APRESENTAÇÃO O pensamento preconceituoso e as atitudes de discriminação revelam e acentuam as desigualdades entre as pessoas. E, por isso, combater o preconceito e a discriminação é ajudar a construir uma sociedade democrática e igualitária, em que a felicidade coletiva seja uma realidade possível. Preconceito não é legal.

9 APRESENTAÇÃO A Constituição Federal, a lei máxima em nosso país, afirma que todos somos iguais perante a lei, não sendo admitidos preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, ou quaisquer outras formas de discriminação. Preconceito não é legal.

10 APRESENTAÇÃO Também existem princípios éticos para prevenir a discriminação. A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) dispõe que toda pessoa tem todos os direitos e liberdades (...), sem distinção alguma de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de qualquer outra índole, origem nacional ou social, posição econômica, nascimento ou qualquer outra condição. Preconceito não é legal.

11 APRESENTAÇÃO A Declaração de Princípios sobre a Tolerância (1995) define o significado de tolerância como respeito, aceitação e apreço da riqueza e da diversidade das culturas de nosso mundo, de nossos modos de expressão e de nossas maneiras de exprimir nossa qualidade de seres humanos. E é também não tolerar a injustiça social. Preconceito não é legal..

12 APRESENTAÇÃO Portanto, em seu significado profundo e atual, tolerância é aceitar a diversidade e combater todas as formas de opressão e de desigualdades sociais. Em síntese, tolerância é a atitude de solidariedade entre indivíduos, grupos, povos, nações e, também, dos seres humanos para com a natureza em geral. Preconceito não é legal..

13 APRESENTAÇÃO O Núcleo Pela Tolerância do Depto. de Ciências Humanas, da FAAC / Unesp-Bauru, o Sesc-Bauru e a Secretaria Municipal da Cultura de Bauru apresentam esta cartilha como um instrumento educativo para estimular reflexões e debates, entre os jovens, sobre algumas formas de intolerância e sobre o tratamento dado pela legislação brasileira a essas condutas. Preconceito não é legal.

14 APRESENTAÇÃO A cartilha Preconceito não é legal: a intolerância e a lei faz parte do projeto CONVIVÊNCIA NA DIVERSIDADE coordenado pelo Núcleo Pela Tolerância, na qualidade de centro associado ao LEI – Laboratório de Estudos da Intolerância, FFLCH-USP, no projeto INTOLERÂNCIA, aprovado no Programa Instituto do Milênio do CNPq. Bauru, abril de Carlo José Napolitano Clodoaldo Meneguello Cardoso Preconceito não é legal.


Carregar ppt "Projeto: NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA Depto. de Ciências Humanas FAAC / Unesp - Bauru Prof. Dr. Clodoaldo M. Cardoso coordenador CONVIVÊCIA CONVIVÊNCIA DIVERSIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google