A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias de Lan e Topologia de redes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias de Lan e Topologia de redes"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias de Lan e Topologia de redes
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Eduardo Mendes Barbosa Turma:T3A1 Disciplina: Redes Professor: Vítor

2 Comunicação Direta Ponto a Ponto
É um sistema antigo de redes onde todos os computadores são conectados por cabos independentes. Há uma conexão para cada dois computadores.

3 Comunicação Direta Ponto a Ponto

4 Comunicação Direta Ponto a Ponto
Como poucos computadores são conectados, ela tem algumas vantagens, uma delas, por exemplo, é a segurança e a privacidade que por conter poucos computadores conectados fica fácil reforça-las.

5 Comunicação Direta Ponto a Ponto
A desvantagem principal acontece quando cresce o numero de conexões, há um grande aumento do custo devido a gastos com cabo ou placa de redes.

6 Comunicação Direta Ponto a Ponto

7 Canais de Comunicação Compartilhados
Devido ao custo muito elevado das conexões Ponto a Ponto foram desenvolvidas as redes locais, chamadas de Lan (Local Área Networks). Ela permite que vários computadores se acoplem a um único cabo se alternando no uso do meio para enviar pacotes.

8 Tecnologia de Lan Tecnologia de Lan é como a rede local é definida. Uma Lan funciona desde uma pequena sala com dois computadores conectados a um prédio ou até mesmo um campus universitário. As Lans são mais rápidas e mais baratas que redes de longa distância.

9 Topologia de redes Topologia de redes é a maneira / tipo que a rede se apresenta fisicamente, mostrando os tipos de conexões existentes. As principais são: estrela, anel e barramento

10 Topologia em Anel Os computadores são conectados um a um, ou seja, o primeiro computador é ligado ao segundo que é ligado ao terceiro...,o último se conecta ao primeiro formando um loop fechado. Todas as conexões devem estar conectadas, se um cabo se partir ou falhar a rede inteira é desativada.

11 Topologia em Anel

12 Topologia em Estrela Na topologia em estrela, todos os computadores são conectados a um ponto central. O centro de uma rede em estrela é chamado de hub. O hub é um dispositivo eletrónico que recebe um dado de um emissor e envia para um receptor.

13 Topologia em Estrela

14 Topologia em Barramento
São conectados em uma topologia em barramento vários computadores em um único cabo. Os dados enviados pelo emissor é passada por todo o cabo (nas duas extremidades), por todas as máquinas até chegar ao receptor.

15 Topologia em Barramento

16 Rede em Barramento: Ethernet
A ethernet usa a topologia em barramento. Quando é emitido uma informação, esta segue por todo o cabo coaxial(chamado de segmento) até chegar ao receptor. Projetada inicialmente pela Corporação Xerox, mais tarde unida com a DEC(Digital Equipment Corporation) e a Intel Corporation. Atualmente é controlada pelos padrões IEEE A versão original operava a 10Mbps, a mais recente opera a 1Gbps.

17 Rede em Barramento: Ethernet

18 1- Detecção de Portadora e, Rede de Acesso Múltiplo (Carrier Sense on Multi Access Networks, CSMA
Serve para coordenar os dados que circulam na ethernet através de sinais elétricos usados para decodificar os bits.

19 1.1- CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Colision Detection) e Backoff
Quando os dados são emitidos simultaneamente há um choque de dados alterando a mensagem. O CSMA/CD detecta esta colisão e o backoff organiza os dados em tempos diferenciados para não haver colisões.

20 1.2 - CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance
O CSMA/CA é mais usado em Lans sem-fio. Ele manda um sinal para saber se o destinatário esta disponivel, quando o sinal voltar, se estiver disponível, ele envia a mensagem.

21 Lans Sem-Fio Lans sem-fio não transmitem sinais via cabo, os sinais são transmitidos por sinais de RF através do ar. O sistema CSMA/CD não é muito utilizado em lans sem fio, porque nem sempre todos os computadores se “enxergam”. Por esse motivo ó sistema usado é o CSMA/CA.

22 Lans Sem-Fio

23 Outro Tipo de Rede de Barramento
A Apple Computer Corporation desenvolveu uma lan que usa rede de barramento, chamada de LocalTalk(disponível para outras marcas de computadores), para ligar seus macintosh, já vindo embutido o hardware necessário para se conectar na rede, devido a isso ficou mais fácil e muito mais barato. No localtalk também é utilizado o CSMA/CA.

24 Rede em Anel : IBM Token Ring
O sistema Token Ring é o segundo mais utilizado em lans depois da ethernet. Funciona da seguinte maneira: pacotes vazios ficam circulando na rede, quando um emissor for mandar uma mensagem ele a insere em um pacote vazio e altera o Token

25 Rede em Anel : IBM Token Ring
Para 1,então este pacote circula por todos os computadores ate chegar no destinatário que copia a mensagem e muda o token para 0, então o pacote volta para o emissor e este observa que a mensagem já foi recebida e extrai a mensagem do pacote que continua a circular pela rede.

26 Rede em Anel : IBM Token Ring

27 Rede em Anel : FDDI (Fiber Distributed Data Interface)
A FDDI consiste em dois anéis(cabos de fibra óptica) em direções opostas, os dois anéis podem enviar dados mas só um o faz enquanto o outro funciona como um “backup”. Em caso de algum cabo ser danificado ou algo parecido, os dois cabos se interligam, não desconectando toda a rede. E o problema é mais fácil resolvido.

28 Redes em Anel : FDDI

29 Rede Estrela : ATM Foi desenvolvida por companhias telefônicas. Os computadores são conectados aos switch(um ou mais conectados forma um hub) se tornando uma maneira simples e menos desgastante para transmitir dados,

30 Redes Estrela: ATM

31 Redes Estrela : ATM O remetente envia os dados para o hub que transmite direto para o destinatário. Um switch ATM em cada conexão entre o hub e o computador usa um par de fibra óptica, uma que é enviado os dados para o computador e outra que envia para o hub

32 Redes Estrela : ATM


Carregar ppt "Tecnologias de Lan e Topologia de redes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google