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Regina Tanner SWISSCAM 21/11/2006

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Apresentação em tema: "Regina Tanner SWISSCAM 21/11/2006"— Transcrição da apresentação:

1 Regina Tanner SWISSCAM 21/11/2006

2 Resumo Suíça e Brasil em números – uma comparação
Comércio Bilateral Suíça – Brasil 2.1. Estatísticas Comércio Bilateral Suíça – Brasil 2.2. Estatísticas Suíça - Minas Gerais Empresas suíças no Brasil e vice-versa Principais vantagens em fazer negócio com a Suíça Principais vantagens para empresas brasileiras Recomendações para quem quer exportar para Suíça Como entrar no mercado suíço Links para achar parceiros na Suíça Links com informações úteis Oportunidades para empresas brasileiras

3 1. Dados básicos Suíça - Brasil
Habitantes: 7,5 milhões (25 vezes menos do que BR) Área: km2 (206 vezes menor do que BR) Densidade: 182 habitantes/km2 Brasil 188 milhões de habitantes km2 22 habitantes/km2 Density 8x

4 Suíça Idiomas oficiais: alemão 63,7%, francês 20,4%, italiano 6,5%, romanche 0,5% Governo: Parlamentarismo Maior cidade: Zurique: habitantes Capital: Berna: habitantes Moeda: 1 Franco Suíço = 1,70 Reais GDP Nominal: USD 367 bi (2005) GDP per capita: USD (2005) GDP crescimento: 1,9% (2005) Exportações: USD 148,6 bilhões (2005) Importações: USD 135,0 bilhões (2005) Inflação: 1,2% (2005) Juros: 1,0% (curto prazo) (2006) Índice de Ações: SMI 1 ano + 35% 3 anos + 81% 5 anos + 15% Brasil português Presidencialismo São Paulo: 8 mi habitantes Brasília: 2,3 mi habitantes 1 Real = 0,588 francos suíços USD 619,7 bi (2005) USD (2005) 2,3% (2005) USD 115,1 bilhões +19%(2005) USD 78,02 bilhões +24%(2005) 5,7% (IPCA ) 13,67% (Selic) Ibovespa + 46% (em US$ +76%) + 74% (+129%) + 31% (+31%)

5 2. Comércio Bilateral Suíça - Brasil
Suíça: entre os 15 mais importantes parceiros econômicos do Brasil 38° comprador de produtos brasileiros Brasil: mais importante parceiro comercial da Suíça na América Latina Brasil: Responsável por 51% do comércio suíço na América do Sul O comércio bilateral entre os dois países cresceu 170% nos últimos 10 anos Em 2006, o governo suíço definiu o Brasil e os Estados Unidos como países prioritários nas Américas

6 2.1. Estatísticas Comércio Bilateral Suíça - Brasil
Balanço Comercial Suíça – Brasil 2005 Exportações suíças US$ 1,219 bilhões (+13,05%) Importações suíças US$ 534 milhões (+ 53,28%) Balanço Comercial Suíça – Brasil 2006 (até outubro) Exportações suíças US$ 1,068 bilhões (+8,04%) Importações suíças US$ 652 milhões (+ 65,31%)

7 2.1. Estatísticas Comércio Bilateral Suíça - Brasil
Principais Produtos: Suíça  Brasil - Produtos químicos - Máquinas e instrumentos mecânicos - Produtos farmacêuticos Outros: motores, ferramentas, relógios de pulso, corantes, adubos ou fertilizantes Principais produtos: Brasil  Suíça - Produtos agrícolas - Metais e produtos metálicos - Produtos químicos - Veículos motorizados - Outros: Carnes, Artefatos de joalheria e pedras preciosas

8 2.2. Estatísticas Comércio Bilateral Suíça – Minas Gerais
Balanço Comercial Suíça – Minas Gerais 2005 Exportações suíças US$ 21,26 milhões (- 13,34%) Importações suíças US$ 38,37 milhões (+38,11%) Balanço Comercial Suíça – Minas Gerais 2006 (até outubro) Exportações suíças US$ 22,75 milhões (+32,74%) Importações suíças US$ 23,38 milhões (- 24,53%)

9 Principais mudanças (talvez tirar)
CARNES DESOSSADAS DE BOVINO,FRESCAS OU REFRIGERADAS CARNES DESOSSADAS DE BOVINO,CONGELADAS CAFE NAO TORRADO,NAO DESCAFEINADO,EM GRAO ARROZ QUEBRADO (TRINCA DE ARROZ) MINERIOS DE CHUMBO E SEUS CONCENTRADOS OUTRAS SUBSTS.HUMANAS/ANIMAIS,P/FINS TERAPEUT.PROFILAT. OUTROS CATEGUTES ESTERILIZADOS,ETC.P/SUTURAS CIRURGICAS 80.917 CILINDROS P/FILTRO CIGARROS,DE PASTAS FIBRAS SINT/ARTIF PEDRAS PRECIOSAS/SEMI,EM BRUTO,SERRADAS OU DESBASTADAS 23.387 RUBIS,SAFIRAS E ESMERALDAS,TRABALHADAS DE OUTRO MODO 46.089 OUTRAS PEDRAS PRECIOSAS/SEMI,TRABALHADAS DE OUTRO MODO OURO EM BARRAS,FIOS,PERFIS DE SEC.MACICA,BULHAO DOURADO ARTEFATOS DE JOALHARIA,DE OUTROS METAIS PRECIOSOS,ETC. FERRO FUNDIDO BRUTO NAO LIGADO,C/PESO<=0.5% DE FOSFORO OUTROS FERROLIGAS BILLETS DE FERRO/ACO,C<0.25%,SEC.TRANSV.QUAD/RET.L<2E LAMIN.FERRO/ACO,A FRIO,L>=6DM,EM ROLOS,0.5MM<=E<=1MM CAIXAS REGISTRADORAS,ELETRON.CAPAC.COMUN.COMPUTADOR,ETC 3.899 PARTES DE MAQS.E APARS.P/SELECIONAR,ETC.SUBST.MINERAIS OUTROS VEICULOS AUTOMOVEIS C/MOTOR DIESEL,P/CARGA<=5T

10 2.2. Estatísticas Comércio Bilateral Suíça – Minas Gerais
Principais Produtos: Suíça  Minas Gerais 84 - REATORES NUCLEARES,CALDEIRAS,MAQUINAS,ETC.,MECANICOS 85 - MAQUINAS,APARELHOS E MATERIAL ELETRICOS,SUAS PARTES,ETC 39 - PLASTICOS E SUAS OBRAS 90 - INSTRUMENTOS E APARELHOS DE OPTICA,FOTOGRAFIA,ETC. 29 - PRODUTOS QUIMICOS ORGANICOS 72 - FERRO FUNDIDO,FERRO E ACO 38 - PRODUTOS DIVERSOS DAS INDUSTRIAS QUIMICAS 30 - PRODUTOS FARMACEUTICOS 56 - TONTISSES,NOS E BOLOTAS,DE FIBRAS DE ARAMIDA OU OUTRAS MATERIAS TEXTEIS 40 - BORRACHA E SUAS OBRAS OUTROS CORANTES A CUBA E SUAS PREPARACOES 70 - VIDRO E SUAS OBRAS 81 - OUTROS METAIS COMUNS,CERAMAIS,OBRAS DESSAS MATERIAS 73 - OBRAS DE FERRO FUNDIDO,FERRO OU ACO

11 2. Estatísticas Comércio Bilateral Suíça – Minas Gerais
Principais produtos: Minas Gerais  Suíça CAFE NAO TORRADO,NAO DESCAFEINADO,EM GRAO CARNES DESOSSADAS DE BOVINO,FRESCAS OU REFRIGERADAS CARNES DESOSSADAS DE BOVINO,CONGELADAS MINERIOS DE CHUMBO E SEUS CONCENTRADOS CILINDROS P/FILTRO CIGARROS,DE PASTAS FIBRAS SINT/ARTIF OUTROS VEICULOS AUTOMOVEIS C/MOTOR DIESEL,P/CARGA<=5T FERRO FUNDIDO BRUTO NAO LIGADO,C/PESO<=0.5% DE FOSFORO ARTEFATOS DE JOALHARIA,DE OUTROS METAIS PRECIOSOS,ETC. OUTRAS PEDRAS PRECIOSAS/SEMI,TRABALHADAS DE OUTRO MODO OUTRAS SUBSTS.HUMANAS/ANIMAIS,P/FINS TERAPEUT.PROFILAT. PARTES DE MAQS.E APARS.P/SELECIONAR,ETC.SUBST.MINERAIS LINGUAS DE BOVINO,CONGELADAS RUBIS,SAFIRAS E ESMERALDAS,TRABALHADAS DE OUTRO MODO CAIXAS REGISTRADORAS,ELETRON.CAPAC.COMUN.COMPUTADOR,ETC ARROZ QUEBRADO (TRINCA DE ARROZ) PEDRAS PRECIOSAS/SEMI,EM BRUTO,SERRADAS OU DESBASTADAS

12 3.1. Empresas suíças no Brasil
Aproximadamente 300 companhias Grandes empresas como ABB, Roche, Novartis, Holcim, Ciba, Clariant, Nestlé, Zurich, Serono, Syngenta, Geoklock, Sika, Elevadores Atlas Schindler, Bobst, Swiss Re, Victorinox, Swatch, UBS, Credit Suisse Algumas presentes no Brasil há mais de 70 anos Juntas, geram cerca de 87 mil empregos diretos Faturamento de mais de US$ 10 bilhões anuais 3.2. Empresas brasileiras na Suíça Banco Safra, Varig, Aracruz e Vicunha já têm escritórios, Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e Votorantim Papel & Celulose estão para abrir em breve. Muitas pequenas e microempresas montadas por cidadãos brasileiros: escritórios de advocacia, agências de viagem, restaurantes, lojas e salões de beleza. Um bom exemplo: loja Casa Tropical, criada há sete anos e representante da Editora Abril, que vende livros, CD, DVD etc., produtos genuinamente brasileiros. Empresas suíças no Brasil Existem no Brasil aproximadamente 300 companhias de origem suíça. Grandes empresas como ABB, Roche, Novartis, Holcim, Ciba, Clariant, Nestlé, Zurich, Serono, Syngenta, CSD-Geoklock, Sika, Elevadores Atlas Schindler, Bobst, Swiss Re, Victorinox, Swatch, UBS, Credit Suisse entre várias outras têm uma significativa presença no mercado brasileiro. Algumas presentes no Brasil há mais de 70 anos. Juntas, essas empresas geram cerca de 87 mil empregos diretos e faturam mais de US$ 10 bilhões anuais. Existem no Brasil aproximadamente 300 companhias de origem suíça. Grandes empresas como ABB, Roche, Novartis, Holcim, Ciba, Clariant, Nestlé, Zurich, Serono, Syngenta, CSD-Geoklock, Sika, Elevadores Atlas Schindler, Bobst, Swiss Re, Victorinox, Swatch, UBS, Credit Suisse entre várias outras têm uma significativa presença no mercado brasileiro. Algumas presentes no Brasil há mais de 70 anos. Juntas, essas empresas geram cerca de 87 mil empregos diretos e faturam mais de US$ 10 bilhões anuais. Empresas brasileiras na Suíça Está crescendo o número de multinacionais brasileiras na Suíça: Banco Safra, Varig, Aracruz e Vicunha já têm escritórios, Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e Votorantim estão para abrir em breve. O Brasil se faz presente também através de pequenas e microempresas montadas por cidadãos brasileiros. São escritórios de advocacia, agências de viagem, restaurantes, lojas e salões de beleza (uma lista encontra-se disponível no site da Ciga Brasil: Um bom exemplo disso é a loja Casa Tropical, criada há sete anos e representante da Editora Abril, que vende livros, CD, DVD etc., produtos genuinamente brasileiros.

13 4. Principais vantagens em fazer negócio com a Suíça
Governo bem favorável aos negócios Impostos modestos Infra-estrutura de primeira qualidade Estabilidade política e paz social Alta qualidade de vida Importante centro de distribuição - localização no centro da Europa Baixos custos de capital Mercado teste (um país, 3 culturas) A Silvia já falou sobre algumas vantagens em fazer negócio, só vou falar do visto do exportador brasileiro. Muitas empresas usam a Suíça como mercado teste, porque é um país, mas com quatro culturas: se fale 4 línguas...

14 Idiomas: Alemão (65%) Francês (18%) Italiano (10%) Romanche (1%)
Inglês – ampla- mente usado Aqui francês e a cultura é bem parecida com a da França, aqui italiano, e as pessoas são mais abertas e falam mais com as mãos e são mais caloroso, aqui uma minoridade que fala rumantch e aqui a parte alemã, mais objetivo e distanciado. Muitas empresas usam a Suíça como mercado teste, porque é um país, mas com quatro culturas: se fale 4 línguas... A Starbucks por exemplo abriu filiais de teste em todas as regiões para depois decidir como fazer a expansão na Europa inteira.

15 4. Principais vantagens em fazer negócio com a Suíça
Um dos maiores PIB per capita do mundo Economia próspera, estável e moderna Inflação e desemprego baixos – estabilidade no poder de compra Interessado em parcerias de longo prazo Empresas de vários tamanhos / Entre os 5 maiores exportadores de produtos e serviços per capita do mundo Porta de entrada para Europa Acordo assinado com a UE para liberalização comercial Impostos modestos (também impostos de importação) Franco Suíço é uma das moedas mais estáveis do mundo Um dos maiores PIB per capita do mundo A Suíça possui uma população de alto poder aquisitivo (renda per capita de US$ 48000, BR 3700 ), propiciando assim uma demanda mais sofisticada de bens de consumo duráveis e serviços A inflação nos últimos anos nunca foi maior do que 1,5% por ano e desemprego abaixo de 5%. Isso gera uma estabilidade no poder de compra Interessado em parcerias de longo prazo Os suíços normalmente também são interessados em parcerias de longo prazo. Na verdade, isso pode ser uma vantagem e desvantagem: A vantagem é, uma vez ele gosta de você, ele é um cliente fiel, honesto e justo. A desvantagem é, se você gostaria de fazer negócio com um suíço você precisa convence-lo de fazer negócio com você. O primeiro pedido é decisivo. É nele que o importador suíço fará uma avaliação e decidirá se vai continuar ou não a comprar o produto. Empresas de vários tamanhos Na Suíça tem empresas, grandes com Nestlé, Novartis, Roche, Holcim etc., mas também muitas médias e pequenas. 99,7% são PME, que significa na Suíça até 249 funcionários. Então exportadores brasileiros que não tem capacidade de vender toneladas de uma mercadoria, vai achar compradores na Suíça. Porta de entrada para Europa Um país pequena não significa necessariamente um mercado pequena. Mesmo as pequenas empresas suíças são bastante internacional. Se um brasileiro vende para Suíça não é seguro que vai ser consumido na Suíça. Como os suíços tem uma história bem forte em exportar, eles tem ligações para o mundo inteiro. Como a Suíça é um grande exportador, sempre precisa de matéria-prima e pré-fabricado – isso é uma grande chance para um país como o Brasil com tanto commodities. Acordo assinado com a UE para liberalização comercial A Suíça assinou um acordo com a UE para liberalização comercial. Isso quer dizer que você pode importar mercadoria na Suíça e sem problemas exportar para os outros países da Europa. Impostos modestos (também impostos de importação) O franco suíço é uma das moedas mais estáveis do mundo

16 5. Principais vantagens para empresas brasileiras
TVA – Imposto sobre valor agregado (ICMS) = 7,6% Redução dos impostos com certificado de origem “Form A” Para mercadoria com valor até sFr ,00 (aprox. R$ 2.500,00 só precisa uma declaração na fatura) Sem imposto de importação: capítulos 26, 30 a 33, 37, 39 a 49, 53, 64 a 97 Nomenclatura Os primeiros seis números da nomenclatura comum do mercosul (NCM) são iguais à nomenclatura suíça (Adesão ao Sistema Harmonizado Internacional) Imposto de importação Ao contrário da maioria dos países, o imposto de importação na Suíça é estabelecido baseado no peso bruto (normalmente a cada 100kg) ou por unidade e não sobre o preço CIF do produto importado Caso a mercadoria seja importada sem embalagem, no peso da mercadoria vai ser acrescentado um peso de embalagem simbólico (tara) para o cálculo do imposto de importação. Caso a mercadoria tenha embalagem e esta é muito pesada, pode-se optar pela cobrança apenas da tara simbólica mais o peso da mercadoria ao invés da tara real Mercadoria produzida no Brasil usufrui uma redução do imposto de importação na Suíça. A origem deve ser comprovada por um certificado de origem "Form A". O visto oficial nos certificados de origem está a cargo das agências do Banco do Brasil autorizadas a trabalhar com comércio exterior Os produtos industriais compreendidos nos capítulos 26, 30 a 33, 37, 39 a 49, 53, 64 a 97 do Sistema Harmonizado têm redução de 100% no Imposto de Importação com certificado de origem Preferência p/ produtos agrícolas (ex: carnes, flores, frutas, soja) A CÂMARA PODE LHE INFORMAR SOBRE TODOS OS IMPOSTOS E REGRAS ADICIONAIS TVA – Imposto sobre valor agregado = 7,6% A TVA (equivalente ao ICMS no Brasil) é cobrada sobre mercadorias tanto importadas quanto produzidas localmente. A base de imposição da TVA para produtos importados é o preço CIF acrescido da taxa de importação Outros tributos (só sobre poucos produtos) Tributos sobre fumo (Tabaksteuer) A Suíça cobra um imposto sobre produtos de fumo. Pequenas quantidades (200 cigarros ou 50 charutos ou 250 gr de tabaco) podem ser importadas sem impostos, se usadas e declaradas como medicamento para aliviar os sintomas de doença específica. Impostos sobre cerveja (Biersteuer) 24,75 centavos por litro e impostos de importação entre CHF 8,00/100kg de peso bruto (NCM ) e CHF 16,00/100kg de peso bruto (NCM ) Tributação de álcool, etílico e espírito de vinho (Besteuerung gebrannter Wasser) A taxa de tributação é de CHF 29,00 por litro de álcool puro. Receberam uma redução de 50%: vinhos naturais e vinhos feitos de frutas, bagas ou outra matéria prima com um volume de álcool entre 15 a 22% Imposto sobre automóveis (Automobilsteuer) Além dos impostos sobre importação e TVA, o importador paga, independentemente de ser um carro novo ou usado, 4% de impostos sobre automóveis Carros diplomáticos usufruem de uma regulamentação especial É o importador que paga todos os impostos e taxas Normas sanitárias / técnicas / embalagem / rotulagem / documentação geral, etc…..

17 26 Minérios, escórias e cinzas 30 Produtos farmacêuticos 31 Adubos ou fertilizantes 32 Extratos tanantes e tintoriais; taninos e seus derivados; pigmentos e outras matérias corantes; tintas e vernizes; mástiques; tintas de escrever 33 Óleos essenciais e resinóides; produtos de perfumaria ou de toucador preparados e preparações cosméticas 37 Produtos para fotografia e cinematografia 39 Plásticos e suas obras 40 Borracha e suas obras 41 Peles, exceto a peleteria (peles com pêlo*), e couros 42 Obras de couro; artigos de correeiro ou de seleiro; artigos de viagem, bolsas e artefatos semelhantes; obras de tripa 43 Peleteria (peles com pêlo*) e suas obras; peleteria (peles com pêlo*) artificial 44 Madeira, carvão vegetal e obras de madeira 45 Cortiça e suas obras 46 Obras de espartaria ou de cestaria 47 Pastas de madeira ou de outras matérias fibrosas celulósicas; papel ou cartão de reciclar (desperdícios e aparas) 48 Papel e cartão; obras de pasta de celulose, de papel ou de cartão 49 Livros, jornais, gravuras e outros produtos das indústrias gráficas; textos manuscritos ou datilografados, planos e plantas 64 Calçados, polainas e artefatos semelhantes, e suas partes 65 Chapéus e artefatos de uso semelhante, e suas partes 66 Guarda-chuvas, sombrinhas, guarda-sóis, bengalas, bengalas-assentos, chicotes, rebenques e suas partes 67 Penas e penugem preparadas, e suas obras; flores artificiais; obras de cabelo

18 68 Obras de pedra, gesso, cimento, amianto, mica ou de matérias semelhantes 69 Produtos cerâmicos 70 Vidro e suas obras 71 Pérolas naturais ou cultivadas, pedras preciosas ou semipreciosas e semelhantes, metais preciosos, metais folheados ou chapeados de metais preciosos, e suas obras; bijuterias; moedas 72 Ferro fundido, ferro e aço 73 Obras de ferro fundido, ferro ou aço 74 Cobre e suas obras 75 Níquel e suas obras 76 Alumínio e suas obras 78 Chumbo e suas obras 79 Zinco e suas obras 80 Estanho e suas obras 81 Outros metais comuns; ceramais ("cermets"); obras dessas matérias 82 Ferramentas, artefatos de cutelaria e talheres, e suas partes, de metais comuns 83 Obras diversas de metais comuns 84 Reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes 85 Máquinas, aparelhos e materiais elétricos, e suas partes; aparelhos de gravação ou de reprodução de som, aparelhos de gravação ou de reprodução de imagens e de som em televisão, e suas partes e acessórios 86 Veículos e material para vias férreas ou semelhantes, e suas partes; aparelhos mecânicos (incluídos os eletromecânicos) de sinalização para vias de comunicação

19 87 Veículos automóveis, tratores, ciclos e outros veículos terrestres, suas partes e acessórios 88 Aeronaves e aparelhos espaciais, e suas partes 89 Embarcações e estruturas flutuantes 90 Instrumentos e aparelhos de óptica, fotografia ou cinematografia, medida, controle ou de precisão; instrumentos e aparelhos médico-cirúrgicos; suas partes e acessórios 91 Aparelhos de relojoaria e suas partes 92 Instrumentos musicais; suas partes e acessórios 93 Armas e munições; suas partes e acessórios 94 Móveis; mobiliário médico-cirúrgico; colchões, almofadas e semelhantes; aparelhos de iluminação não especificados nem compreendidos em outros Capítulos; anúncios, cartazes ou tabuletas e placas indicadoras luminosos, e artigos semelhantes; construções pré 95 Brinquedos, jogos, artigos para divertimento ou para esporte; suas partes e acessórios 96 Obras diversas 97 Objetos de arte, de coleção e antigüidades

20 6. Recomendações para quem quer exportar para Suíça
Línguas Reuniões de negócios Pontualidade Excelente apresentação Prontidão nas respostas / resposta em geral Objetividade e praticidade nas negociações / Cumprimento de prazos Qualidade Certificados de qualidade Adaptação do produto Pós-venda Saber línguas (mínimo inglês) O idioma utilizado nas negociações internacionais é o inglês, apesar de não ser um idioma oficial da Suíça. O mesmo pode ser considerado para catálogos ou brochuras Reuniões de negócios As reuniões de negócios devem ser agendadas com mais antecedência do que é praxe no Brasil (EXEMPLO PEDRAS PRECIOSAS) Geralmente, os suíços são conservadores em suas opiniões e não mudam de pensamento facilmente. No primeiro contato, são bastante reservados. Não deixa você desanimar Pontualidade A pontualidade é levada muito a sério na Suíça. É recomendável chegar na hora marcada – nem antes e nem depois. Caso um atraso seja inevitável, deve ser comunicado antes do horário marcado. Excelente apresentação Dados imprecisos causam grandes aborrecimentos nas negociações e podem implicar o cancelamento do contrato. Caso o seu parceiro suíço tenha dúvidas sobre o seu produto, ele não poderá ser 'convencido' pelo lado emocional, mas exclusivamente com argumentos e fatos objetivos. Empresários brasileiros devem estar muito bem preparados em termos de números, fatos, conhecimentos em seus discursos sobre o comércio. Prontidão nas respostas Recomenda-se aos exportadores brasileiros que não deixem de responder às cartas ou s dos importadores suíços, mesmo quando não houver interesse no negócio. A falta de resposta pode ser entendida como desrespeito ou falta de seriedade Objetividade e praticidade nas negociações (exemplo) Os exportadores devem tomar o cuidado de manter os importadores sempre informados de circunstâncias que possam interferir no fluxo previsto de entrega das mercadorias, e, em caso de atraso, informar a data certa de entrega. Qualidade As exigências dos suíços em relação à qualidade de tudo que é entregue (documentos, informações, produtos) são altas. Os suíços estão entre os consumidores mais conscientes em relação à qualidade e exigentes em termos de produtos ecologicamente corretos Certificados de qualidade Madeira Adaptação do produto Panela de fondue – CABO MAIS COMPRIDO Bikini (água de coco modelo brasileiro, europeio e americano Pós-venda O exportador brasileiro deve considerar que muitos produtos requerem serviço pós-venda.

21 7. Como entrar no mercado suíço
Informações sobre o seu produto Informações sobre o país Informações sobre o seu público alvo Informações sobre os seus concorrentes Informações sobre barreiras Primeiro você tem que fazer as suas tarefas: Conhecer o seu produto – fatos EXEMPLO PEDRAS: peso, qualidade, particuliaridades – referências EXEMPLO BIKINI SALINAS País: Suíça é pequena Público alvo: Concorrentes: caixas dobráveis Barreiras: além das barreiras conhecidas: custos de transporte (rações para cachorros) exigencias de embalagens certificados (produtos farmaceuticas)

22 Mais sobre a Suíça principais setores / como investir
Investindo na Suiça: LocationSwitzerland Órgão do Ministério da Economia responsável pela promoção da Suíça como destino de investimentos Confederação Promoção da marca e imagem Informação e marketing Primeiros contatos Cantões (Estados) Contato direto e assessoria personalizada Assistência técnica e financeira Colaboração e concorrência entre os cantões - interesse da empresa em primeiro lugar Empresas estrangeiras na Suíça: 4.509

23 7. Como entrar no mercado suíço
Instrumentos disponíveis para desenvolver negócios com a Suíça Participação em uma feira do ramo Buscar representantes ou agentes – quem ajuda? - SWISSCAM - vários websites (veja também capítulo 8) Como a Câmara pode apoiar exportadores brasileiros Lista com potenciais compradores e primeiro contato Estudos de viabilidade > Análises de mercado e oportunidades Pesquisas de mercado detalhada Busca de representantes Agendamento e acompanhamento em reuniões/visitas/missões comerciais/rodadas de negócio na Suíça Contatos com instituições, órgãos oficiais e comunidade empresarial Organização de estandes coletivos em feiras Consultoria individual e personalizada para PMEs

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25 7. Como entrar no mercado suíço
Instrumentos disponíveis para desenvolver negócios com a Suíça Participação em uma feira do ramo Buscar representantes ou agentes – quem ajuda? - SWISSCAM - vários websites (veja também capítulo 8) - OSEC

26 http://osec.sls.matchingneeds.com/ 7. Como entrar no mercado suíço
Instrumentos disponíveis para desenvolver negócios com a Suíça Participação em uma feira do ramo Buscar representantes ou agentes – quem ajuda? - vários websites (veja capítulo 8) - SWISSCAM - OSEC - SIPPO Contatar atacadistas / varejistas / supermercados Primeiro você tem que fazer as suas tarefas: Conhecer o seu produto – fatos País: Suíça é pequena Concorrentes: caixas dobráveis Barreiras: além das barreiras conhecidas: custos de transporte (rações para cachorros) exigencias de embalagens certificados (produtos farmaceuticas)

27 7. Como entrar no mercado suíço
Instrumentos disponíveis para desenvolver negócios com a Suíça Participação em uma feira do ramo Buscar representantes ou agentes – quem ajuda? - SWISSCAM - vários websites (veja também capítulo 8) - OSEC - SIPPO

28 SIPPO (Swiss Import Promotion Programme)
Criado pelo SECO (Ministério da Economia) - 10 anos Ajudar PMEs de mercados emergentes ou em transição Na América Latina - Bolívia, Peru, Costa Rica, Guatemala, Colômbia Brasil não é um destes países prioritários onde o SIPPO é ativo, MAS.…..

29 info@sippo.ch SIPPO: Material valioso para exportadores estrangeiros
Conteúdo no site Busca de importador na Suíça Preencher questionário online e enviar diretamente

30 OSEC: Serviços para empresas do Brasil Exportação para a Suíça: SIPPO

31 7. Como entrar no mercado suíço
Instrumentos disponíveis para desenvolver negócios com a Suíça Participação em uma feira do ramo Buscar representantes ou agentes – quem ajuda? - SWISSCAM - vários websites (veja também capítulo 8) - OSEC - SIPPO - Associações Contatar atacadistas / varejistas / supermercados

32 7. Links úteis na Suíça Informações gerais sobre a Suíça
Informações em português Suíça na prática (português) Geografia, economia, ciência, povo, governo, história, fotos Morar na Suíça, guia de turismo, guia de negócios switzerland.isyours.com/e/index.html Governo suíço Estatísticas oficiais Informações sobre como abrir uma empresa na Suíça e órgãos de apoio e /index.html Links para “Doing Business in and with Switzerland” Lista com publicações sobre diferentes setores

33 8. Links para achar parceiros na Suíça
Associações setoriais (só em alemão) Associação suíça dos importadores e atacadistas Guia com empresas por setor e produto e marca Guia com produtores e distribuidores Guia com produtores e distribuidores Guia com empresas suíças Guia com empresas suíças Guia com exportadores Lojas com produtos brasileiros Empresas que vendem por catálogo (bastante popular) Feiras na Suíça - compradores suíços usam este meio para encontrar novos produtos

34 10. Oportunidades para empresas brasileiras
Novos produtos Produtos inovadores Design Máquinas e componentes eletrônicos Biotecnologia, tecnologia medica, farmacêutica Produtos têxteis, moda Calçados Jóias / Acessórios Frutas Produtos orgânicos Novos produtos (Panelas de fondue) Produtos inovadores (Havaianas) Design (produtos modernos com um bom design) Máquinas e componentes eletrônicos Biotecnologia, tecnologia medica, farmacêutica (sempre procuram novos produtos) Produtos têxteis, moda (algodão – condições de trabalho) outros China e Índia – Globus que vai fazer verão brasileiro Calçados só melhor qualidade Jóias / Acessórios e Bijuteria também – varia com a moda Frutas (Embalagem) Produtos orgânicos (Peixe, Migros compra Badejo no BR)

35 11. Perguntas?

36 Contato: SWISSCAM - Câmara de Comércio Suíço-Brasileira
Regina Tanner, Relações Internacionais e Trade Officer Av. das Nações Unidas, Bloco II - 21º andar São Paulo – SP Tel. +55 (11) Fax +55 (11)

37 Apresentação SWISSCAM – Objetivos (TALVEZ TIRAR)
Fomentar os negócios entre os dois países Elemento chave: Networking Banco de dados e contatos com associados Eventos Consultas Missões comerciais Pesquisas de mercado Meu nome é Regina Tanner e sou responsável pelas relações internacionais da Câmara de Comércio Suíço-Brasileira. Agradeço pelo convite da FIESC e é um prazer de ver que tem tanto interesse na Suíça. Foi convidado para falar sobre “Como exportar para Suíça”. É um tema bastante abrangente, por isso reservei bastante tempo para perguntas. Desculpe-me por meu português. Faz 3 anos e meio que moro no Brasil e infelizmente tenho mais facilidades para números do que para línguas.... Se você não me entende, só interromper! Diretoria e conselheiros – representantes de grandes empresas suíças no Brasil

38 Como a Câmara pode apoiar exportadores brasileiros
Lista com potenciais compradores e primeiro contato Estudos de viabilidade > Análises de mercado e oportunidades Pesquisas de mercado detalhadas Busca de representantes Agendamento e acompanhamento em reuniões/visitas/missões comerciais/rodadas de negócio na Suíça Contatos com instituições, órgãos oficiais e comunidade empresarial Organização de estandes coletivos em feiras Consultoria individual e personalizada para PMEs O nosso objetivo é de fortalecer as relações econômicas e comerciais entre a Suíça e o Brasil. Como atingimos isso? Diariamente recebemos solicitações pedindo informações sobre Setores específicos Estatísticas Associações do ramo de interesse Informações sobre as principais feiras de negócios Aspectos aduaneiros (impostos de importações, taxas, exigências para certificado de origem etc.), normas básicas da legislação ...que nos respondemos normalmente em 48 horas. Além disso, fazemos Estudos de viabilidade > Análises de mercados e oportunidades Pesquisas de mercado detalhada Análise de mercados e produtos Busca de representantes Lista com potenciais compradores e primeiro contato Agendamento e acompanhamento em reuniões/visitas/missões comerciais/rodadas de negócios na Suíça Contatos com instituições, órgãos oficiais e comunidade empresarial Organização de estandes coletivos Consultoria individual e personalizada para PMEs Guia ¨Como Exportar para a Suíça”

39 Bilateral Trade: Opportunities and Challenges
Brazil - Opportunities: Market potential Perspectives BRIC Countries (Brazil, Russia, India, China) Agriculture Natural resources (water, soil, biodiversity) Raw materials Qualified and cheap labor Entrepreneurship From SWISSCAM Point of View, Switzerland can be a good opportunity for Brazil from several points of view: Test Market – one country, three cultures, three languages

40 Bilateral Trade: Opportunities and Challenges
Brazil: The „custo Brasil“ Complex tax system – high taxes (41% of GDP) Legal uncertainty Intellectual property uncertainty (also patents) Piracy High interest rates Lack of appropriate infrastructure Corruption Outdated Labor Law Economic development ‚stop and go‘ Slowness of public entities Bureaucracy

41 6. Como entrar no mercado suíço
Vender diretamente para o cliente final (bens de capital) Abrir uma filial (loja do próprio fabricante) Franchising Vendas pela internet Vendas por catálogo Não muito commum: Reuniões domiciliares com demonstrações (reuniões de vendas) Não recomendável: Telemarketing Vendas pela televisão Vender diretamente pelo cliente final (bens de capital) Tem poucos clientes: vender diretamente para cliente Pós-venda Abrir uma filial (loja do próprio fabricante) Não muito commun – abertura de uma empresa 2-3 semanas – onde, é importante: alguns regiões oferecem incentivos especiais (impostos, visto de trabalho) Um sócio tem que ser suíço Franchising Mais de 150 franquiadores operam atualmente no mercado suíço, 20 dos quais contam com mais de 10 lojas. Praticamente 25% das franquias são de origens suíças, 25% são americanas, e um grande número são originárias da França. Switzerland’s limited market size, high salaries, and high cost of services are all factors make it difficult for a Swiss master franchisee to be profitable. Vendas pela Internet Reuniões domiciliares com demonstrações (reuniões de vendas) Tupperware and Mary Kay Cosmetics, to lingerie to new recipes and cleansing agents. More than 5,700 sales people are members of the Swiss Association of Direct Marketing Companies (Schweizerischer Verband der Direktverkaufsfirmen VDF), excluding mail order companies. Most of the products sold at so-called home shopping parties are top quality and innovative and cannot be found at retail stores. Vantagens: competent advice offered by the sales person, the relaxed and friendly atmosphere of the private location, the combined experience of shopping and meeting with friends, and the possibility of testing the products on the spot. Produtos populares: Photos and Books: The Bertelsmann-Verlag Personal Hygiene: Mary Kay Cosmetics, Deesse, Just, Jafra and the Body Shop Jewelry and Apparel: Companies like Jenny Lane, Pierre Lang and Papillon Household Articles: Items range from Tupperware (every Swiss household has at least one of their famous items) to special cooking pots and pans that allow cooking without any or very little fat or water. A huge variety of electrical appliances and various cleaning devices can also be found in this sector. New-to-market products are especially popular with home shoppers. Products in this field are offered by AMC (Schweiz), Borna, Imco Waterless AG, Lux and Vorwerk. Food/Nutrition: Direct sales are growing in food items like fat-free bouillon, sauces and salt-free spice mixes; multivitamin products and food supplements and power-drinks that cover a whole day’s requirement for vitamins, proteins and minerals. Nahrin AG, Edifors and NBC Nutrition & Bodycare Concept AG are the major competitors in the nutrition sector. Vendas por catálogo Telemarketing Não muito comum Vendas pela televisão


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