A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

King and Queen surrounded by swift nudes" - (1912)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "King and Queen surrounded by swift nudes" - (1912)"— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 King and Queen surrounded by swift nudes" - (1912)

5

6

7

8

9 [Edwin Abbott Abbott]( )"Fie, fie how franticly I square my talk!"Second, revised edition, 1884

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22 F. Kafka, Le Procès ( ), trad. A. Vialatte e MRobert, cf. O Euvres complètes, ed. C. David, Paris, Gallimard, , I, p ( numa tradução ao mesmo tempo mais precisa e mais insípida ) Citado em Didi-Huberman, Georges, O que Vemos, o que nos Olha, Editora 34, São Paulo, p. "uma parábola célebre e singular" Didi-Huberman, p. 237 " Diante da lei se ergue o guardião da porta. Um homem do campo se apresenta e pede para entrar na lei … mas o gardião diz que no momento não pode lhe conceder a entrada. O homem reflete, depois pergunta se lhe será permitido entrar mais tarde. 'É possível, diz o guardião, mas agora não'. O guardião se afasta da frente da porta, que permanece aberta, e o homem se abaixa para espiar o interior… 'Se isso te atrai tanto, tenta entrar apesar da minha proibição. Mas lembra o seguinte: sou poderoso. E não sou senão o último dos guardiães. Diante de cada sala há guardiães cada vez mais poderosos, e não consigo suportar o aspecto do terceiro depois de mim'. …O gardião lhe dá um banquinho e o faz sentar-se junto à porta, a uma certa distância. Ali o homem do campo permanece sentado dias, anos. …Durante anos e anos, o homem observa o guardião quase ininterruptamente… Nos primeiros anos ele maldiz sua sorte em voz alta. Mais tarde, tendo envelhecido, limita-se a resmungar entre os dentes. Torna-se infantil, e, à força de examinar o guardião durante anos, acaba por conhecer até as pulgas de seu casaco, implora às pulgas que o ajudem a mudar o humor do guardião; … Anos mais tarde Faz-lhe um aceno, porque não pode mais erguer seu corpo enrijecido. O gaurdião da porta precisa enclinar-se até muito embaixo, pois a diferença de tamanho modificou-se em inteira desvantagem para o homem do campo. … 'Se todos aspiram à lei, diz o homem, como se explica que durante todos esses anos ninguém além de mim tenha pedido para entrar?' O guardião da porta, percebendo chegar o fim do homem, grita-lhe ao ouvido para melhor atingir seu tímpano quase inerte. 'Aqui, nimguém a não ser tu

23 podia penetrar, pois essa entrada foi feita apenas para ti. Agora vou embora e fecho a porta' ". p "Porque com o ver acontece o mesmo que com a lei: 'todos aspiram a ela' " Didi-Hubermam p.242 " Olhar seria compreender que a imagem é estruturada como um diante-dentro : inacecível e impondo sua distância, por próximo que seja pois é a distância de um contato suspenso, de uma impossível relação de carne a carne."

24

25

26 TOMKINS,Calvin. Duchamp – uma biografia, São Paulo, Cosac & Naify, 2006, 588p. ABBOTT, Edwin, Planolândia, São Paulo, Conrad, 2002, 126p.


Carregar ppt "King and Queen surrounded by swift nudes" - (1912)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google