A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diversidade animal IV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diversidade animal IV."— Transcrição da apresentação:

1 Diversidade animal IV

2 Répteis Os répteis constituem a primeira classe de animais vertebrados a conquistar definitivamente o meio terrestre; para isso, foi necessário que sofressem uma série de adaptações:

3 Adaptação Descrição Impermeabilização da pele (carapaças, escamas e placas córneas) para a proteção do animal contra o atrito durante a locomoção e para evitar que o ambiente seco, o vento e o sol desidratem o corpo. Respiração pulmonar os pulmões são os órgão que possibilitaram aos vertebrados a respiração em ambiente gasoso. Esqueleto mais forte, sistema muscular mais complexo e sistema nervoso central melhor desenvolvido o desenvolvimento destes três sistemas possibilita o equilíbrio e a sustentação do animal em ambiente terrestre.

4 Excreção urinária concentrada
adaptação necessária para evitar a perda de grande quantidade de água, quando o organismo excreta nitrogenados (tóxicos) no sangue; eliminam, principalmente, ácido úrico que é menos tóxico que a amônia e a uréia, sob a forma de cristais insolúveis. Reprodução com fecundação interna, desenvolvimento direto, ovos com casca e anexos embrionários a cópula pode ocorrer em ambiente aquoso (jacaré, tartaruga-marinha, etc.) e terrestre (jabuti, etc); os répteis desenvolveram um sistema onde os espermatozóides são introduzidos na fêmea através de um pênis ou de contato entre cloacas. A desova ocorre em ambiente terrestre e os filhotes saem dos ovos com a forma adulta, não passando por estágios intermediários de desenvolvimento.

5 Características gerais:
Sistema digestivo completo, terminando em cloaca Reprodução sexuada: fecundação interna, desenvolvimento direto, maioria ovíparos e algumas espécies (serpentes e lagartos) são ovovivíparos, macho possui órgão copulador Ovo com casca resistente à perda de água, com cavidade amniótica; A principal excreta nitrogenada é o ácido úrico para diminuir a perda de água para o ambiente. Três são os grupos dos répteis: Quelônios, Crocodilianos e Escamados

6 Presente em diferentes habitats terrestre e aquáticos
Maioria carnívoros e alguns herbívoros Corpo coberto por uma pele seca, sem glândulas, impermeável. Podendo apresentar: escamas, placas ou carapaças Pecilotérmicos Respiração pulmonar Coração com 3 cavidades (2 átrio e 1 ventrículo), o sangue venoso se mistura com o sangue arterial no ventrículo. Exceção: Crocodilos com coração com 4 cavidades

7 RÉPTEIS - QUELÔNIOS Tartarugas, jabutis e os cágados
Corpo coberto por carapaças Maioria aquáticos

8 RÉPTEIS-CROCODILIANOS
Crocodilos e jacarés Corpo alongado e coberto por placas córneas São terrestre e aquáticos

9 RÉPTEIS-ESCAMADOS Corpo coberto por escamas São aquáticos e terrestres
1) OFÍDIOS  Cobras 2) LACERTÍLIOS  Lagartos 3) RINCOCÉFALOS  Tuatara

10 Aves As aves (latim científico: Aves) constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos.

11 Características Gerais
Tetrápodes Endotérmicos Ovíparos Possuem penas Apêndices locomotores anteriores modificados em asas, Bico córneo e ossos pneumáticos.

12 Características Gerais
Coração totalmente dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Apresenta respiração pulmonar. Embora os pulmões sejam pequenos, existem sacos aéreos, ramificações pulmonares membranosas que penetram por entre algumas vísceras e mesmo no interior de cavidades de ossos longos. Possuem um sistema digestivo completo. São monóicos.

13

14 Mamíferos

15 Representações hipotéticas do mamífero ancestral
Classe Mamíferos Origem Evolutiva: os mamíferos derivam de uma linhagem de répteis diferentes da que originou os répteis atuais, as aves e os dinossauros. Representações hipotéticas do mamífero ancestral

16 Classe Mamíferos Origem Evolutiva: os mamíferos derivam de uma linhagem de répteis diferentes da que originou os répteis atuais, as aves e os dinossauros. Dessa linhagem ancestral, uma enorme irradiação adaptativa teve início, resultando na grande biodiversidade observada na classe dos mamíferos.

17 Características gerais
Pele é formada por duas camadas principais: epiderme e derme. O pêlo é uma sucessão de células fortalecidas com queratina. O sistema digestório dos mamíferos é formado por um longo tubo que vai da boca ao ânus. A circulação dos mamíferos é fechada, dupla e completa, sem que haja mistura de sangue venoso com arterial. Respiração do tipo pulmonar São monóicos, fecundação interna. Desenvolvimento direto

18

19 Classificação dos mamíferos
Monotremados- ornitorrinco e o equidna, animais que põem ovos semelhantes aos dos répteis, lambem o leite produzido pela mãe, pois não existem mamilos. Marsupiais - Se incluem os cangurus, entre outros, não existe placenta para nutrir o embrião durante o seu desenvolvimento no útero. As fêmeas possuem um sistema reprodutor "duplo", com dois úteros e duas vaginas laterais. placentários - este é o maior grupo de mamíferos, dominando totalmente a classe e os habitats terrestres atuais. Os ovos amnióticos são geralmente minúsculos e retidos no útero da fêmea para o desenvolvimento Em sentido contrário passam as excreções do embrião. Ao nascer, os placentários encontram-se num estado de desenvolvimento superior ao dos marsupiais. 

20


Carregar ppt "Diversidade animal IV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google