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Melhoria da Atenção à Saúde do Idoso na UBS Traíras, Macaíba/RN

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Apresentação em tema: "Melhoria da Atenção à Saúde do Idoso na UBS Traíras, Macaíba/RN"— Transcrição da apresentação:

1 Melhoria da Atenção à Saúde do Idoso na UBS Traíras, Macaíba/RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Especialização em Saúde da Família Melhoria da Atenção à Saúde do Idoso na UBS Traíras, Macaíba/RN Especializando:Roberto Pablo Fernandez Linares Orientadora: Camila Irigonhé Ramos Apoio pedagógico: Fernanda Meller

2 Introdução Importância da ação programática.
Melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas do área de saúde da unidade Caracterização do município. Macaíba tem uma população de 17000; Conta com 22 unidades de saúde, nenhuma tradicional; com um Núcleo de apoio à saúde da família; uma Unidade de Pronto Atendimento; um Centro de especialidades odontológicas; um Hospital Municipal em funcionamento; um Centro de Atenção as gestantes e Crianças de Risco; um centro de apoio psicossocial; um centro de atenção especializada e acolhida de exames embora os exames na zona rural sejam feitos na unidade; um centro de neurociência e uma central de marcação de exames avançados

3 Introdução Caracterização da Unidade Básica de Saúde.
A unidade de Saúde Traíras está localizada na zona rural , com uma população adstrita de pessoas distribuídas em 5 áreas ,1 equipe de saúde , estrutura física boa ,acompanhamento de todos os programas de saúde. Situação da ação programática na Unidade antes da intervenção. Tínhamos 400 usuários idosos cadastrados (54%) ,com uma má qualidade da atenção e do acompanhamento, e baixos indicadores de qualidade.

4 Objetivo Geral Melhor a Atenção à Saúde do Idoso na UBS Traíras, Macaíba/RN.

5 Metodologia Foram realizadas ações em quatros eixos : Monitoramento e avaliação ,organização e gestão do serviço ,engajamento publico ,e qualificação da pratica clinica O projeto foi estruturado para ser desenvolvido no período de 16 semanas Utilizou-se o manual técnico Envelhecimento e Saúde da pessoa Idosa (2006), e o Manual Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento de 2010 , ambos do Ministério da Saúde. Realizou-se a capacitação da equipe para realizar o acolhimento e o resto das tarefas em relação à intervenção. Na logística, utilizamos as fichas de atendimento individual ,fichas espelho ,livro de atendimento diário ,caderneta da pessoa idosa.

6 Detalhamento das ações
Monitorar a cobertura dos idosos da área com acompanhamento na unidade de saúde periodicamente. Acolher os idosos. Monitorar a realização de Avaliação Multidimensional Rápida pelo menos anual em todos idosos acompanhados pela unidade de saúde. Compartilhar com os pacientes as condutas esperadas em cada consulta para que possam exercer o controle social. Garantir a solicitação dos exames complementares. Oferecer atendimento prioritário aos idosos na unidade de saúde. Orientar a comunidade sobre a disponibilidade de visita domiciliar para aos idosos acamados ou com problemas de locomoção. Monitorar a qualidade dos registros dos idosos acompanhados na Unidade de Saúde.

7 Objetivos , metas e resultados
Objetivo: 1 Ampliar a cobertura do Programa de Saúde do Idoso. Meta 1.1: Ampliar a cobertura de atenção à saúde do idoso da área da unidade de saúde para 80 %.

8 Objetivo:2 Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde .
Meta 2.1: Realizar Avaliação Multidimensional Rápida de 100% dos idosos da área de abrangência utilizando como modelo a proposta de avaliação do Ministério da Saúde. Com resultado de 100 % Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% das consultas, incluindo exame físico dos pés, com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade a cada 3 meses para diabéticos. Com um resultado de 100%

9 Meta 2.3: Realizar a solicitação de exames complementares periódicos em 100% dos idosos hipertensos e/ou diabéticos. Com um resultado de 100% Meta 2.4: Priorizar a prescrição de medicamentos da Farmácia Popular a 100% dos idosos. Com um resultado de 100 %. Meta 2.5: Cadastrar 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. Com um resultado de 100% em todos os meses da intervenção .

10 Meta 2.6: Realizar visita domiciliar a 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção .
Com um resultado de 100% Meta 2.7: Rastrear 100% dos idosos para Hipertensão Arterial Sistêmica(HAS). Com um resultado de 100%.

11 Meta 2.8: Rastrear 100% dos idosos com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmHg ou com diagnóstico de hipertensão arterial para Diabetes Mellitus (DM). Com um resultado de 99.1% Meta 2.9 Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos idosos. Com um resultado de 100%.

12 Meta 2.10: Realizar a primeira consulta odontológica para 100% dos idosos.
Com um resultado de 100% Objetivo:3 Melhorar a adesão dos idosos ao Programa de Saúde do Idoso. Meta 3.1: Buscar 100% dos idosos faltosos às consultas programadas. Com um resultado de 99,5%

13 Objetivo:4 Melhorar o registro das informações.
Meta 4.1: Manter registro específico de 100% das pessoas idosas Com um resultado de 100% Meta 4.2: Distribuir a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa a 100% dos idosos cadastrados. Com um resultado de 94,7%.

14 Objetivo:5 Mapear os idosos de risco da área de abrangência.
Meta 5.1Rastrear 100% das pessoas idosas cadastradas para risco de morbimortalidade. Com um resultado de 100%

15 Meta 5.2: Investigar a presença de indicadores de fragilização na velhice em 100% das pessoas idosas. Com um resultado de 100%. Meta 5.3: Avaliar a rede social de100% dos idosos.

16 Objetivo: 6 Promover a saúde dos idosos
Meta 6.1: Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis a 100% das pessoas idosas. Com um resultado de 100%. Meta 6.2: Garantir orientação para a prática regular de atividade física a 100% idosos. Com um reultado de 100% Meta 6.3: Garantir orientações sobre higiene bucal (incluindo higiene de próteses dentárias) para 100% dos idosos cadastrados. Com um resultado de 100%

17 Resultados Cadastrados na unidades antes da intervenção: 400 usuários (54%) - depois da intervenção 431(63.4%). Com caderneta de Saúde: antes 107 (20%) - depois 408 (94,7%). Avaliação multidimensional rápida em dia : antes 97 (18%) - depois 431 (100%). Consulta em dia: antes 312 (42%) - depois 431 (100%) Com orientação nutricional e atividade física: antes 380 (70%) - agora 431 (100%). Consulta e orientações de saúde bucal: antes 120 (22%) -depois 431 (100%). Ocorreu uma melhora significativa no acolhimento e no trabalho interno da equipe, assim como no relacionamento com a comunidade .

18 Discussão dos Resultados
Importância da intervenção para a equipe : Importância da intervenção para o serviço : Importância da intervenção para a comunidade : Maior união Melhor desempenho no trabalho Melhor preparo Melhor qualidade da atenção Melhor resolutividade Melhor acolhimento Maior satisfação com o serviço Maior conhecimento sobre o funcionamento da unidade

19 Incorporação da Intervenção à rotina diária
Todos os resultados e experiências foram incluídas no trabalho da unidade ,proporcionando mudanças para a melhora do resto dos programas de atenção à família , pretendemos realizar o mesmo processo para cada um deles em um momento determinado no futuro .

20 Reflexão critica sobre o aprendizagem
Em relação a minhas expectativas Uma oportunidade única Alta qualidade Em relação à pratica profissional Melhorou significativamente meus conhecimentos do SUS Melhorou minha pratica clinica com os usuários Melhorou meu domínio do idioma e a comunicação Os aprendizados mais importantes foram Realizar a análise situacional da unidade de trabalho Realizar a analise estratégia


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