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3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.

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1 3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de estoque de uma livraria pode conter vários clientes e vários livros. As classes descrevem as informações armazenadas e os serviços providos por um objeto. Em outras palavras, são padrões a partir dos quais os objetos são criados (código). Alan Santos

2 3.1 Classes e Objetos Um objeto é uma instância de uma classe.
Os objetos que são instâncias de uma mesma classe armazenam os mesmos tipos de informações e apresentam o mesmo comportamento. Alan Santos

3 3.1 Classes e Objetos Um objeto representa uma entidade
concreta (ex. produto em estoque) ou abstrata (transação bancária, histórico, taxa de juros) do mundo real. Também pode ser algo necessário ao funcionamento do sistema sem uma ligação forte com uma entidade do mundo real. Alan Santos

4 3.1 Classes e Objetos Um objeto num sistema possui três propriedades:
Estado: definido pelo conjunto de propriedades do objeto (os atributos) e de suas relações com os outros objetos, muda com o tempo. Ex. objeto turma pode estar aberta ou fechada – passa ao estado fechada quando 10 alunos fizerem a inscrição. Comportamento: como um objeto responde às solicitações dos outros e tudo mais o que um objeto é capaz de fazer. É implementado por um conjunto de operações. Ex. objeto turma pode ter operações acrescentar aluno ou suprimir aluno. Identidade: significa que cada objeto é único no sistema Alan Santos

5 3.1 Classes e Objetos Em Java, uma classe é definida pela palavra-chave class seguida do nome da classe. A conta corrente é uma classe que é definida da seguinte maneira: class ContaCorrente { // Definição dos métodos e atributos } Alan Santos

6 3.1.1 Variáveis Definem o comportamento estático do objeto.
Para cada variável são especificados: um modificador (opcional), o nome, o tipo e o valor inicial (opcional) do atributo. Alan Santos

7 3.1.1 Variáveis Na classe ContaCorrente, defina os atributos:
nome (nome do titular da conta) e saldo (valor do saldo) Alan Santos

8 3.1.2 Métodos Definem os serviços que podem ser solicitados a uma instância (objeto), ou seja, o comportamento dinâmico de um objeto. A definição de um método em Java inclui um modificador (opcional), o tipo do dado retornado após a execução do método, o nome do método, o nome e tipo dos parâmetros e o código delimitado por chaves ( { } ). Alan Santos

9 3.1.2 Métodos Na classe ContaCorrente, defina os métodos:
verificaSaldo: retorna o saldo da conta corrente; depositaValor: deposita um valor especificado x na conta; retiraValor: retira um valor especificado x da conta; A lógica dos métodos é escrita a seguir: Alan Santos

10 3.1.2 Métodos class ContaCorrente { float saldo; String nome; float verificaSaldo ( ) { return saldo; } void depositaValor (float valor) { saldo = saldo + valor; void retiraValor (float valor) { if (saldo>=valor) { saldo = saldo – valor; Alan Santos

11 3.1.3 Métodos Construtores Quando uma classe é criada, pode ser necessário atribuir um valor inicial a algumas variáveis ou chamar um método. Isto pode ser feito através de um método construtor, o qual é automaticamente executado toda vez que a classe é instanciada. Em Java, os construtores têm o mesmo nome da classe a qual são membros. Alan Santos

12 3.1.3 Métodos Construtores O método construtor não tem tipo de retorno
O tipo implícito de retorno de um objeto construtor é a instância da própria classe. Não é obrigatório criar um construtor Caso não exista a declaração de um construtor, o compilador gera automaticamente um construtor default (padrão). Uma mesma classe pode ter vários construtores, desde que eles tenham Quantidade diferente de parâmetros ou Parâmetros de tipos diferentes. Alan Santos

13 3.1.4 Instanciando uma classe
Em Java, os objetos são criados (as classes são instanciadas) através do operador new. A execução desse comando cria um objeto de um determinado tipo (classe) e retorna uma referência a este objeto. Serve Alan Santos

14 3.1.4 Instanciando uma classe
Implemente e execute o código abaixo e observe o resultado: ContaCorrente minhaConta; minhaConta = new ContaCorrente (“Maria”); Serve Alan Santos

15 3.1.4 Instanciando uma classe
Analise o que aconteceu Na primeira linha tem-se o nome da variável (minhaConta) na qual o identificador do objeto será armazenado. Na segunda linha é criado o objeto do tipo ContaCorrente com o comando new que retorna o identificador do objeto que é armazenado na variável minhaConta. O código anterior poderia ser escrito também da seguinte maneira: ContaCorrente minhaConta = new ContaCorrente (“Maria”); Serve Alan Santos

16 3.1.5 Operador this Java inclui um valor de referência especial, chamado this, que é usado dentro de qualquer método para referir-se ao objeto corrente. O valor de this refere-se ao objeto do qual o método corrente foi chamado. Em Java é permitido que variáveis locais (dentro de um método) tenham o mesmo nome de variáveis de instância. Para definir que se está acessando a variável de instância, usa-se o this. Alan Santos

17 3.1.5 Operador this Declare os métodos construtores da classe ContaCorrente da seguinte maneira: class ContaCorrente { float saldo; String nome; public ContaCorrente (String nome) { this.nome = nome; saldo = 0; } ... // restante do código } Alan Santos

18 3.1.6 Acessando métodos e variáveis de um objeto
Após criar um objeto, queremos manipular os seus dados acessando as variáveis e métodos deste objeto. Os métodos e variáveis são chamados de uma instância de outra classe através de operador ponto ( . ). Alan Santos

19 3.1.6 Acessando métodos e variáveis de um objeto
Implemente uma classe chamada AcessaContaCorrente que cria um objeto do tipo ContaCorrente e modifica os seus valores, definindo o nome do dono da conta e modificando e visualizando o saldo. Alan Santos

20 3.1.6 Acessando métodos e variáveis de um objeto
class AcessaContaCorrente { public static void main (String args [ ]) { ContaCorrente minhaConta = new ContaCorrente (“Maria”); float saldo; saldo = minhaConta.verificaSaldo ( ); System.out.println (saldo); minhaConta.depositaValor (200); } Alan Santos

21 3.1.6 Acessando métodos e variáveis de um objeto
Crie um objeto do tipo ContaCorrente com valores iniciais de “João” para nome e 1000 para valor. Depois, verifique o saldo da conta, deposite 300 e verifique novamente o saldo. Alan Santos


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