A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo I Capítulo 2: IDE e Variáveis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo I Capítulo 2: IDE e Variáveis"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo I Capítulo 2: IDE e Variáveis
William Ivanski Curso de Programação C# Módulo I Capítulo 2: IDE e Variáveis

2 Sumário Exercícios para Fixação Utilizando uma IDE
Elementos da Linguagem C# Valores Variáveis Tipos de Variáveis

3 Exercícios para Fixação
Crie um programa que imprima o seu nome.

4 Exercícios para Fixação
Crie um programa que imprima o seu nome. Crie uma cópia do arquivo alomamae.cs e chame de meunome.cs Abra o arquivo meunome.cs e modifique o código para imprimir o seu nome Abra o Mono Command Prompt Compile o programa Teste o programa

5 Exercícios para Fixação
Crie um programa que imprima o seu nome numa linha, e a cidade em que você vive na linha de baixo.

6 Utilizando uma IDE IDE: Integrated Development Environment
Ambiente Integrado de Desenvolvimento Centraliza a edição, compilação e testes em um só aplicativo Gerencia todos os arquivos de código-fonte e bibliotecas utilizadas no seu programa

7 Utilizando uma IDE Projeto: programa, biblioteca ou website
Solução: conjunto de projetos Estrutura inicial do código-fonte gerada automaticamente Estrutura do projeto: Propriedades Referências Arquivos de código-fonte

8 Utilizando uma IDE Principais recursos de edição: Realce de sintaxe
Auto-completar Indentação automática Encolher ou expandir bloco Realce de string ou parênteses atual Visualizar atributos e métodos (“ponto”)

9 Utilizando uma IDE Principais recursos de compilação e testes:
Corretor ortográfico Lista de erros de compilação Ir direto para a linha com erro Compilação e execução no mesmo botão

10 Elementos da Linguagem C#
Palavras reservadas Sempre em minúsculas Ex: using, namespace, class, static, string... Blocos Delimitados por chaves, com indentação Nomes de classes Iniciais maiúsculas Strings (sequências de texto entre aspas) Comentários

11 Valores Valores podem ser usados livremente no código
São chamados de constantes Só existem na instrução atual Se quisermos que os valores sejam usados em outro momento, devemos armazená-los em “caixinhas” Essas “caixinhas” são chamadas de variáveis

12 Variáveis As variáveis possuem:
Tipo Nome Valor Declaração: precisamos declarar o tipo e o nome da variável antes de usar Atribuição: armazenar valor dentro da variável Leitura: ler o valor que está dentro da variável

13 Tipos de Variáveis Existem tipos básicos e complexos
Alguns tipos básicos de variáveis: String Caractere Número inteiro Número real


Carregar ppt "Módulo I Capítulo 2: IDE e Variáveis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google