A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery

2 Agenda  Primeiro Programa  Hello World  Detalhes da implementação  Verificação de Erros  Comentários

3 Conhecendo um Projeto  Criar um Projeto  HelloWorld  Criar classe principal  Projeto Principal

4 Implementação  Código Java:

5 Entendendo o Código  Pacotes:  Usamos pacotes para organizar as classes semelhantes.  Pacotes, a grosso modo, são apenas pastas ou diretórios do sistema operacional onde ficam armazenados os arquivos fonte de Java e são essenciais para o conceito de encapsulamento, no qual são dados níveis de acesso as classes.

6 Entendendo o Código  Classe:  Classe é uma estrutura que abstrai um conjunto de objetos com características similares.  Uma classe define o comportamento de seus objetos através de métodos e os estados possíveis destes objetos através de atributos.

7 Entendendo o Código  Modificador Public:  O modificador public deixará visível a classe ou membro para todas as outras classes, subclasses e pacotes do projeto Java.  Método main:  método da classe primeiroPrograma. Sem ele não é possível deixar o programa executável.  Palavra-Chave static:  Não precisa instanciar o objeto na memória.  Não precisa de construtor.  Basta usar o método main.  void:  o método não retorna nada.

8 Entendendo o Código  System.out.println:  Permite escrever uma mensagem (a que está no parâmetro) na saída atual (neste caso a saída corrente é na interface da IDE do Netbeans).

9 Verificação de Erros  Todo erro de sintaxe cometido pelo programador, fica destacado com um sublinhado de vermelhor.  Quando existir alguma erro não será possível compilar o programa e nem executar, visto que ao executar o programa é compilado também.  As lampadas ou sinais que aparecem ao lado do número das linhas também pode auxiliar com os erros cometidos pelo programador.

10 Verificação de Erros  Qual foi o erro cometido?  Escrever System com a primeira letra (S) em maiúscula e escrever system com a primeira letra (s) em minúscula é diferente para Java.  Ou seja, Java é case-sensitive.

11 Comentários  Comentários, como o próprio nome instiga, são notas que podem ser incluídas no código fonte para descrever o que se quiser.  Assim, não modificam o programa executado e servem somente para ajudar o programador a melhor organizar os seus códigos.

12 Comentários  Tipos de Comentários:  //  Comentários que terminam no final da linha são indicados com //.  Pode ser usados desde o início da linha ou colocados depois do código funcional.  Para código  /* */  Comentários de uma ou mais linhas podem ser iniciados por /* e terminados por */.  Para efeitos de código.  /** */  Pode-se utilizar comentários de várias linhas em que a primeira linha se inicia com /** e a última termina com */.  Para efeitos de documentação.

13 Comentários  Exemplo:

14 Comentários  O arquivo gerado para documentação é uma página Web.  Para gerar este arquivo basta ir no menu Executar  Gerar Javadoc.  O arquivo se encontra dentro da pasta dist do projeto.

15 Lista de Exercícios 1. Explique o que é pacote e classe. 2. Explique o que significa void? O que poderia substituir void? 3. Altere o programa para escrever outra mensagem além da proposta, compile e execute. 4. Explique os três tipos de comentário, faça um exemplo usando JAVA.


Carregar ppt "Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google