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Estrutura de Dados em Java

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Apresentação em tema: "Estrutura de Dados em Java"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura de Dados em Java
Uso da Estrutura Try Catch Exceções em Java Funções Matemáticas Objetos e Classes Declaração de Métodos Professor: Armando Hage

2 Uso da Estrutura Try Catch
As exceções em Java referem-se aos erros que podem ser gerados durante a execução do programa. É possível através da estrutura try-catch-finally o throws Desvia a execução do programa caso ocorra certos tipos de erros. finally-Execute quer a exceção tenha ocorrido ou não. try{ <conjunto de instruções> }catch(Nome da exceção){ <tratamento do erro 1> } catch(Nome da exceção){ <tratamento do erro 2> <tratamento do erro n> }

3 Uso da Estrutura Try Catch
/**Exemplo de tratamento de erros *Mostra o erro a linha de erro */ class errodivzero{ public static void main(String args[]){ int x=10,y=0,z=0; try{ z=x/y; }catch(Exception e){ System.out.println("Erro de divisao por zero"); System.out.println("Erro:" + e.getMessage( )); System.out.print("Linha de erro:"); e.printStackTrace( ); } } }

4 Uso da Estrutura Try Catch
Determinadas aplicações torna-se necessário descobrir qual o tipo de erro ocorrido e em que linha do programa ele ocorreu. getMessage( )-Consulta e retorna uma string armazenada de uma determinada execução. printStackTrace( )-retorna o tipo de execção e gerada e em que linha ocorreu.

5 Uso da Estrutura Try Catch
Classe sem tratamento de erro Classe com tratamento de erro class errodivzero{ public static void main(String args[ ]){ int d = 0; int a = 42 / d; } class errodivzero{ public static void main{String args[ ]){ try{ int d = 0; int a = 42 / d; }catch (ArithmeticException e) { System.out.println(“divisão por zero”); } Saída obtida Saída obtida java.lang.ArithmeticException: / by zero at Excecao01.main(Excecao01.java:4) divisão por zero

6 Uso da Instrução throw É utilizada para disparar uma exceção, ou seja, força a sua execução. É possível criar uma exceção própria com qualquer nome. class minhaexcecao{ public static void main(String args[ ]){ try{ System.out.print(“Como aprender ”); throw new Exception(“MinhaExcecao”) ; }catch(Exception MinhaExcessao) { System.out.print(“a linguagem Java ?”); }}}

7 Cláusula throws Se um método é capaz de causar uma exceção com a qual ele mesmo não consegue lidar, ele deve especificar esse comportamento para que os chamadores possam proteger-se contra essa exceção. A palavra-chave throws é usada para identificar a lista de possíveis exceções que um método pode lançar. type nome-metodo(lista-arg) throws lista- excecoes{ }

8 Cláusula throws import java.io.*; public class lenome{
public static void main(String args[ ])throws IOException{ BufferedReader entra=new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in)); String nome="Seu nome ficará aqui"; System.out.print("Digite seu nome:"); nome=entra.readLine(); System.out.println("Ola "+nome); }

9 Tipos de exceção As exceções em Java são objetos.
Novos tipos de exceção descendem da classe Exception. Todas as exceções que estendem Exception são exceções testadas. Exception é estendida para criar uma classe que contenha dados agregados.

10 Funções Matemáticas Permitem efetuar diversos tipos de cálculos matemáticos.Para realizar estes cálculos,são utilizados os métodos da Math. Math.<nome da função>(argumentos) Ex.: Math.PI Math.E Math.abs( );

11 Função ceil( ); É chamado para arredondar um número do tipo double para o seu próximo inteiro . Sintaxe: Math.ceil(<valor do tipo double>) class funcmat1{ public static void main(String args[]){ double A=5.2,B=5.6, C=-5.8; System.out.println(“Arredondando 5.2=” + Math.ceil(a)); System.out.println(“Arredondando 5.6=” + Math.ceil(a)); System.out.println(“Arredondando -5.8=” + Math.ceil(a)); } Saída obtida Arredondando 5.2=6.0 Arredondando 5.6=6.0 Arredondando -5.8=-5.0

12 Função floor( ); É chamado para arredondar um número do tipo double para o seu inteiro anterior . Sintaxe: Math.floor(<valor do tipo double>) class funcmat1{ public static void main(String args[]){ double A=5.2,B=5.6, C=-5.8; System.out.println(“Arredondando 5.2=” + Math.floor(a)); System.out.println(“Arredondando 5.6=” + Math.floor(a)); System.out.println(“Arredondando -5.8=” + Math.floor(a)); } Saída obtida Arredondando 5.2=5.0 Arredondando 5.6=5.0 Arredondando -5.8=-6.0

13 Função max( ) e min( ) A função max( ) é utilizada para verificar o maior entre dois números que podem ser do tipo double,float,int ou long. Sintaxe: Math.max(<valor1>,<valor2>); Ex.:System.out.println(“O maior entre 10 e 15 é:” + Math.max(A,B)); A função min( ) fornece o valor mínimo entre dois valores. Sintaxe: Math.min(<valor1>,<valor2>); Ex.:System.out.println(“O maior entre 10 e 15 é:” + Math.min(A,B));

14 Função sqrt( ) e pow( ) A função sqrt( ) é utilizada para calcular a raiz quadrada de um determinado valor. Se tipo de ser double. Sintaxe: Math.sqrt(<valor1>,<valor2>); Ex.:System.out.println(“A riaz quadrada de 900 é :” + Math.sqrt(900)); A função pow( ) fornece o valor de um número elevado a uma potência. Sintaxe: Math.pow(<valor da base>,<valorda potencia>); Ex.:System.out.println(“1000 elevado a 3ª é :” + Math.min(1000,3));

15 Função random( ) A função random( ) é utilizada gerar valores aleatórios. É necessário identificar o tipo dos valores que serão sorteados. Sintaxe: (int)(Math.random( )*<conjunto de valores>); Ex.(int)(Math.random()*100) – Gera um sorteio dos números entre 0 a 99.

16 Classe Classe é a descrição de um molde que especifica as propriedades e o comportamento para um conjunto de objetos similares. Define a forma e o comportamento do objeto. Todo objeto é instância de apenas uma classe. Atributos e operações são parte da definição de uma classe. Ex.: class ponto{ int x,y; } Programas consistem de várias classes de arquivos-fonte diferentes.

17 Classe Variável de Instância Operador new
São as variáveis declaradas dentro do corpo da classe. Operador new Cria uma instância única de uma classe nomeada e retorna uma referencia aquele objeto. Ex.: ponto p = new ponto(); p é uma referência a uma instância de ponto. Pode-se criar várias referências ao mesmo objeto.

18 Classe /**Classe que possui as variáveis de um ponto */ class ponto{
int x,y; } /** Classe que implementa a criação de dois novos pontos */ class doispontos{ public static void main(String args[ ]){ ponto p1= new ponto( ); ponto p2= new ponto( ); p1.x=10; p1.y=20; p2.x=42; p2.y=99; System.out.println("x=" + p1.x +" y=" + p1.y); System.out.println("x=" + p2.x +" y=" + p2.y); } }

19 Classe Operador Ponto (.) Sintaxe: referencia-a-objeto.nome-variavel
É usado para acessar as variáveis de instância e os métodos dentro de um objeto. Sintaxe: referencia-a-objeto.nome-variavel p.x = 10; p.y = 20; System.out.println(“x=“ + p.x);

20 Declaração de Métodos Um método é uma interface funcional de uma classe. Os métodos são declarados como tendo determinado tipo de valor de retorno e um conjunto de parâmetros de entrada. Sintaxe tipo-de-retorno nome-do-método(lista de parâmetros){ declarações; //comportamento. } O comando return returna expressão public int soma(int a,int b){ int soma = a + b; return soma;

21 Parâmetros Um parâmetro é um valor que é passado a um método quando o mesmo é invocado, especificando o tipo de valores que são passados. Na definição do método o nome dos parâmetros aceitos são chamados parâmetros formais. Nas invocações dos métodos são chamados parâmetros atuais. Se não existirem parâmetros, um conjunto vazio de parâmetros é usado. public void acid_test(int substance1, float substance2) { String title=“Acid Test Order Form”; generate_report(title,substance1,substance2); } parâmetros formais parâmetros atuais

22 Declaração de Métodos class ponto { int x, y; ponto (int a, int b){
x = a; y = b; } class criaponto { public staic void main(String args[ ]){ ponto p = new ponto(10,20); System.out.println(“X=“ + p.x); System.out.println(“Y=“ + p.y); }

23 this this é uma referência especial, usado dentro de qualquer método para referir-se ao objeto corrente. O valor de this refere-se ao objeto do qual o método corrente foi chamado. class ponto { int x, y; ponto(int x,int y){ this.x = x; this.y = y; }

24 Construtores Um construtor é um método que inicializa um objeto imediatamente após sua criação. O construtor tem exatamente o mesmo nome da classe na qual reside. Construtores não têm tipo de retorno, nem mesmo o void. O tipo de retorno implícito de um construtor de classe é o próprio tipo da classe.

25 Construtores Construtor com o mesmo nome da classe. class ponto {
int x, y; ponto(int x, int y) { this.x = x; this.y = y; } class criaponto { public staic void main(String args[ ]){ ponto p = new ponto(10,20); System.out.println(“X=“ + p.x); System.out.println(“Y=“ + p.y); }


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