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Estrutura de Dados em Java Uso da Estrutura Try Catch Uso da Estrutura Try Catch Exceções em Java Exceções em Java Funções Matemáticas Funções Matemáticas.

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1 Estrutura de Dados em Java Uso da Estrutura Try Catch Uso da Estrutura Try Catch Exceções em Java Exceções em Java Funções Matemáticas Funções Matemáticas Objetos e Classes Objetos e Classes Declaração de Métodos Declaração de Métodos Professor: Armando Hage

2 Uso da Estrutura Try Catch As exceções em Java referem-se aos erros que podem ser gerados durante a execução do programa. É possível através da estrutura try-catch-finally o throws Desvia a execução do programa caso ocorra certos tipos de erros. finally finally-Execute quer a exceção tenha ocorrido ou não. try{ }catch(Nome da exceção){ } catch(Nome da exceção){ } catch(Nome da exceção){ }

3 Uso da Estrutura Try Catch /**Exemplo de tratamento de erros *Mostra o erro a linha de erro */ *Mostra o erro a linha de erro */ class errodivzero{ public static void main(String args[]){ int x=10,y=0,z=0; try{ z=x/y; }catch(Exception e){ System.out.println("Erro de divisao por zero"); System.out.println("Erro:" + e.getMessage( )); System.out.print("Linha de erro:"); e.printStackTrace( ); } } }

4 Uso da Estrutura Try Catch Determinadas aplicações torna-se necessário descobrir qual o tipo de erro ocorrido e em que linha do programa ele ocorreu. Determinadas aplicações torna-se necessário descobrir qual o tipo de erro ocorrido e em que linha do programa ele ocorreu. getMessage( )-Consulta e retorna uma string armazenada de uma determinada execução. getMessage( )-Consulta e retorna uma string armazenada de uma determinada execução. printStackTrace( )-retorna o tipo de execção e gerada e em que linha ocorreu. printStackTrace( )-retorna o tipo de execção e gerada e em que linha ocorreu.

5 Uso da Estrutura Try Catch errodivzero class errodivzero { public static void main(String args[ ]){ int d = 0; int a = 42 / d; } java.lang.ArithmeticException: / by zero at Excecao01.main(Excecao01.java:4) Classe sem tratamento de erro Saída obtida errodivzero class errodivzero { public static void main{String args[ ]){ try{ int d = 0; int a = 42 / d; }catch (ArithmeticException e) { System.out.println(divisão por zero); } Classe com tratamento de erro divisão por zero Saída obtida

6 Uso da Instrução throw É utilizada para disparar uma exceção, ou seja, força a sua execução. É utilizada para disparar uma exceção, ou seja, força a sua execução. É possível criar uma exceção própria com qualquer nome. É possível criar uma exceção própria com qualquer nome. class minhaexcecao{ public static void main(String args[ ]){ try try{ System.out.print(Como aprender ); throw throw new Exception(MinhaExcecao) ; catchExcessao }catch(Exception MinhaExcessao) { System.out.print(a linguagem Java ?); }}}

7 Cláusula throws Se um método é capaz de causar uma exceção com a qual ele mesmo não consegue lidar, ele deve especificar esse comportamento para que os chamadores possam proteger-se contra essa exceção. throws A palavra-chave throws é usada para identificar a lista de possíveis exceções que um método pode lançar. type nome-metodo(lista-arg) throws lista- excecoes{ }

8 Cláusula throws import java.io.*; public class lenome{ throws IOException public static void main(String args[ ])throws IOException{ BufferedReader entra=new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in)); String nome="Seu nome ficará aqui"; System.out.print("Digite seu nome:"); nome=entra.readLine(); System.out.println("Ola "+nome); }

9 Tipos de exceção As exceções em Java são objetos. As exceções em Java são objetos. Novos tipos de exceção descendem da classe Exception. Novos tipos de exceção descendem da classe Exception. Todas as exceções que estendem Exception são exceções testadas. Todas as exceções que estendem Exception são exceções testadas. Exception é estendida para criar uma classe que contenha dados agregados. Exception é estendida para criar uma classe que contenha dados agregados.

10 Funções Matemáticas Permitem efetuar diversos tipos de cálculos matemáticos.Para realizar estes cálculos,são utilizados os métodos da Math. Math Math. (argumentos) Ex.: Math.PI Math.E Math.abs( );

11 Função ceil( ); double É chamado para arredondar um número do tipo double para o seu próximo inteiro. Math.ceil Sintaxe: Math.ceil( ) class funcmat1{ public static void main(String args[]){ double A=5.2,B=5.6, C=-5.8; System.out.println(Arredondando 5.2= + Math.ceil(a)); System.out.println(Arredondando 5.6= + Math.ceil(a)); System.out.println(Arredondando -5.8= + Math.ceil(a)); } Arredondando 5.2=6.0 Arredondando 5.6=6.0 Arredondando -5.8=-5.0 Saída obtida

12 Função floor( ); double É chamado para arredondar um número do tipo double para o seu inteiro anterior. Math.floor Sintaxe: Math.floor( ) class funcmat1{ public static void main(String args[]){ double A=5.2,B=5.6, C=-5.8; System.out.println(Arredondando 5.2= + Math.floor(a)); System.out.println(Arredondando 5.6= + Math.floor(a)); System.out.println(Arredondando -5.8= + Math.floor(a)); } Arredondando 5.2=5.0 Arredondando 5.6=5.0 Arredondando -5.8=-6.0 Saída obtida

13 Função max( ) e min( ) max( ) A função max( ) é utilizada para verificar o maior entre dois números que podem ser do tipo double,float,int ou long. Sintaxe: Math.max(, ); Ex.:System.out.println(O maior entre 10 e 15 é: + Math.max(A,B)); min( ) A função min( ) fornece o valor mínimo entre dois valores. Sintaxe: Math.min(, ); Ex.:System.out.println(O maior entre 10 e 15 é: + Math.min(A,B));

14 Função sqrt( ) e pow( ) sqrt( ) A função sqrt( ) é utilizada para calcular a raiz quadrada de um determinado valor. Se tipo de ser double. Sintaxe: Math.sqrt(, ); Ex.:System.out.println(A riaz quadrada de 900 é : + Math.sqrt(900)); pow( ) A função pow( ) fornece o valor de um número elevado a uma potência. Sintaxe: Math.pow(, ); Ex.:System.out.println(1000 elevado a 3ª é : + Math.min(1000,3));

15 Função random( ) random( ) A função random( ) é utilizada gerar valores aleatórios. É necessário identificar o tipo dos valores que serão sorteados. Sintaxe: (int)(Math.random( )* ); Ex.(int)(Math.random()*100) – Gera um sorteio dos números entre 0 a 99.

16 Classe Classe é a descrição de um molde que especifica as propriedades e o comportamento para um conjunto de objetos similares. Define a forma e o comportamento do objeto. Todo objeto é instância de apenas uma classe. Atributos e operações são parte da definição de uma classe. Ex.: class ponto{ Ex.: class ponto{ int x,y; } Programas consistem de várias classes de arquivos-fonte diferentes.

17 Classe Variável de Instância Variável de Instância – São as variáveis declaradas dentro do corpo da classe. Operador new Operador new – Cria uma instância única de uma classe nomeada e retorna uma referencia aquele objeto. – Ex.: ponto p = new ponto(); – pponto – p é uma referência a uma instância de ponto. – Pode-se criar várias referências ao mesmo objeto.

18 Classe /**Classe que possui as variáveis de um ponto */ class ponto{ int x,y; } /** Classe que implementa a criação de dois novos pontos */ class doispontos{ public static void main(String args[ ]){ new ponto p1= new ponto( ); new ponto p2= new ponto( ); p1.x=10; p1.y=20; p2.x=42; p2.y=99; System.out.println("x=" + p1.x +" y=" + p1.y); System.out.println("x=" + p2.x +" y=" + p2.y);} }

19 Classe Operador Ponto (.) Operador Ponto (.) – É usado para acessar as variáveis de instância e os métodos dentro de um objeto. Sintaxe: referencia-a-objeto.nome-variavel p.x = 10; p.y = 20; System.out.println(x= + p.x);

20 Declaração de Métodos Declaração de Métodos Um método é uma interface funcional de uma classe. Os métodos são declarados como tendo determinado tipo de valor de retorno e um conjunto de parâmetros de entrada. Sintaxe tipo-de-retorno nome-do-método(lista de parâmetros){ declarações; //comportamento. } return O comando return returna expressão public int soma(int a,int b){ int soma = a + b; return return soma; }

21 Parâmetros parâmetro Um parâmetro é um valor que é passado a um método quando o mesmo é invocado, especificando o tipo de valores que são passados. Na definição do método o nome dos parâmetros aceitos são chamados parâmetros formais. Nas invocações dos métodos são chamados parâmetros atuais. Se não existirem parâmetros, um conjunto vazio de parâmetros é usado. public void acid_test(int substance1, float substance2) { String title=Acid Test Order Form; generate_report(title,substance1,substance2); } parâmetros formais parâmetros atuais

22 Declaração de Métodos Declaração de Métodos class ponto { int x, y; ponto (int a, int b){ x = a; y = b; } class criaponto { public staic void main(String args[ ]){ ponto p = new ponto(10,20); System.out.println(X= + p.x); System.out.println(Y= + p.y); }

23 this this this é uma referência especial, usado dentro de qualquer método para referir-se ao objeto corrente. this é uma referência especial, usado dentro de qualquer método para referir-se ao objeto corrente. O valor de this refere-se ao objeto do qual o método corrente foi chamado. O valor de this refere-se ao objeto do qual o método corrente foi chamado. class ponto { int x, y; int x, y; ponto(int x,int y){ ponto(int x,int y){ this.x = x; this.x = x; this.y = y; this.y = y; }}

24 Construtores Construtores Um construtor é um método que inicializa um objeto imediatamente após sua criação. O construtor tem exatamente o mesmo nome da classe na qual reside. Construtores não têm tipo de retorno, nem mesmo o void. O tipo de retorno implícito de um construtor de classe é o próprio tipo da classe.

25 Construtores Construtores class ponto { int x, y; ponto(int x, int y) ponto(int x, int y) { this.x = x; this.y = y; } class criaponto { public staic void main(String args[ ]){ 1020 ponto p = new ponto(10,20); System.out.println(X= + p.x); System.out.println(Y= + p.y); } Construtor com o mesmo nome da classe.


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