A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Java Básico Orientação a Objeto Marco Antonio Software Architect Fev/2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Java Básico Orientação a Objeto Marco Antonio Software Architect Fev/2008."— Transcrição da apresentação:

1 Java Básico Orientação a Objeto Marco Antonio Software Architect Fev/2008

2 Classes e objetos Vamos para uma revisão rápida: o que é classe? –é uma categoria de itens que fazem parte do seu software –fisicamente é o arquivo.class que está no HD E objeto? –cada objeto é um item particular que pertence a uma classe, com valores para seus atributos –está na memória principal (RAM). Foi colocado lá pela palavra reservada new

3 Pontos essenciais Convenção de nomes em Java Formato de definição de classes Criação de objetos com o new Acessando valores através da estrutura objeto.nomeDaVariavel

4 Convenção de nomes public class Pessoa { private String nome; private String endereco; private String telefone; {método de acesso…} }

5 Detalhamento public – todas as classes (até aqui) são públicas. Atenção especial para as chaves. Seu código deve ficar dentro delas. private - Os atributos são (até aqui) privados (ou internos, como preferir). Os métodos de acesso seguem sempre a mesma lógica. Refaça até que se sinta confortável com eles.

6 Objetos Um classe não serve para nada enquanto estiver apenas gravada no disco. Ela só passa a ter alguma utilidade depois que vem para a memória. Isso só é possível depois de utilizar a palavra reservada new.

7 Detalhamento Veja: –Pessoa[1] p[2] = new[3] Pessoa()[4]; 1.Informa que você quer criar um objeto do tipo Pessoa 2.Indica o nome do objeto. Esse objeto deverá ter valores para os atributos. 3.Carrega o objeto na memória!!! 4.Executa o método construtor, visto num futuro próximo.

8 Advertência Para poder utilizar os métodos de um objeto é necessário instanciá-lo (através do new). Antes disso, o objeto tem valor null e qualquer tentativa de utilização implicará em uma exceção (erro do programa).

9 Novos métodos Um bom programa java é feito de diversos métodos, todos pequenos e com apenas uma função. Dessa forma, a manutenção será mais simples, a procura por erros também. Sem contar que a leitura do código ficará muito mais agradável.

10 Estudo de caso A melhor maneira de aprender programação é programando, por isso vamos desenvolver um projeto baseando-se numa especificação.

11 Agenda pessoal O primeiro estudo de caso é uma agenda pessoal, com cadastros de contato, compromissos, feriados, aniversários, notas e qualquer outro item que achar interessante. Java é fortemente baseada em padrões. Veja o padrão utilizado para criação do projeto e o siga até que fique claro o que você está fazendo. Uma vez que entenda o processo, podemos ir refinando o projeto.

12 Atributos das classes Contato –Nome, endereço, telefone, data de nascimento Compromisso –Descrição, data, participantes Feriado –Descrição, data Nota –Texto da nota

13 Classes de entidade Classes com métodos de acesso são chamadas geralmente de classes de entidade, pois geralmente representam uma entidade no banco de dados É opcional a criação de um novo projeto. Utilize para todas o pacote com.javabasico.agenda.entidades

14 Classes de controle Para cada classe de entidade teremos uma classe de controle, uma evolução da nossa classe de teste.

15 ControleCompromisso package com.javabasico.agenda.controle; public class ControleCompromisso { public void cadastrarCompromisso(String descricao, String data, String participantes) { //Aqui vai o processamento para o cadastro de compromisso System.out.println("Você cadastrou o compromisso:"); System.out.println(descricao); System.out.println(" na data "); System.out.println(data); System.out.println(" com os participantes "); System.out.println(participantes); } public String consultarCompromisso(String dataDoCompromisso) { //Aqui vai o código para pesquisa String conteudo = "Você tem o compromisso \"Fazer alguma coisa\" "; conteudo = conteudo + "na data"; conteudo = conteudo + dataDoCompromisso; return conteudo; }

16 Teste package com.javabasico.agenda.controle; public class TesteDoCompromisso { public static void main(String[] args) { ControleCompromisso controle = new ControleCompromisso(); controle.cadastrarCompromisso("Visita ao cliente Microsoft", "06/04/2008", "Jose, Luiz, Bill, Steve"); controle.consultarCompromisso("01/10/2009"); }

17 Versão inicial Essa é uma aplicação típica em java, ou qualquer outra linguagem de última geração. Métodos pequenos com nomes bem definidos e claros. A lista de parâmetros será a lista de atributos da classe de entidade.

18 Sua vez As linguagens modernas seguem fortemente o conceito de padrões de projeto. Esses padrões são resultado do esforço de várias pessoas durante muitos anos trabalhando nos mais diferentes projetos. Seguindo o mesmo padrão da aplicação anterior, construa a aplicação seguinte.

19 Controle de livros, cds e dvds Livro –Isbn, título, autor, editora, breve descrição Cd e dvd –Título, artista, gravadora, data de lançamento


Carregar ppt "Java Básico Orientação a Objeto Marco Antonio Software Architect Fev/2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google