Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Linguagem de Programação JAVA
Técnico em Informática Professora Michelle Nery
2
Agenda Leitura de Variáveis Scanner para Leitura de Variáveis
JOptionPane para Leitura de Variáveis Lista de Exercícios
3
Introdução Com as classes Scanner e JOptionPane, é possível fazer a leitura de variáveis. Ou seja, Se você quiser entrar com o valor da variável por meio do teclado, é possível utilizando os recurso da classe Scanner e JOptionPane.
4
Pré-Requisitos Crie um novo pacote com o nome de leitoresvariaveis dentro do projeto Linguagem de Programação. Crie uma classe dentro desse pacote com o nome de LeitorScanner Adicione o método main na classe. Após o método main crie a seguinte variável: Scanner leitura = new Scanner(System.in); Scanner é o tipo. Leitura é a variável. new: é para instanciar a classe. Scanner: é o método construtor da classe Scanner. (System.in): é o parâmetro de entrada de dados. Adicione, após o comando do package import java.util.Scanner;
5
Pré-Requisitos Crie uma nova classe dentro desse pacote com o nome de LeitorJOptionPane Adicione o método main na classe. Adicione, após o comando do package: import javax.swing.JOptionPane;
6
Variáveis Os códigos a seguir servem para ler cada tipo de variável existente. Vamos ler variáveis do tipo: boolean; char; String; byte; short; int; long; float; Double.
7
Implementação Usando a Classe Scanner
Na classe LeitorScanner, após a declaração da variável leitura, adicione os seguintes códigos:
8
Implementação Usando a Classe Scanner
Lendo variáveis do tipo: boolean Onde, boolean é o tipo da variável; bool é a variável; System.out.print(“”): Mensagem; bool = leitura.nextBoolean(): faz com o que a variável declarada receba a leitura do teclado (leitura) para valores booleanos através do método nextBoolean(); System.out.print(“” + bool): Mensagem + o valor lido do teclado (bool).
9
Implementação Usando a Classe Scanner
Lendo variáveis do tipo: char e String
10
Implementação Usando a Classe Scanner
Lendo variáveis do tipo: byte, short e int
11
Implementação Usando a Classe Scanner
Lendo variáveis do tipo: long, float e double
12
Lista de Exercícios Escreva um programa em que leia o peso e a altura de uma pessoa e calcule o seu IMC; Dado: IMC = Peso/(Altura)2
13
Implementação Usando a Classe JOptionPane
Na classe LeitorJOptionPane, após o método main, adicione os seguintes códigos:
14
Implementação Usando a Classe JOptionPane
Lendo variáveis do tipo: char Onde, JOptionPane.showInputDialog(Parâmetros): é o método para entrar com valor, digitar. ch1 = ch11.charAt(0): ch1 recebe o primeiro caracterer da String ch11.
15
Implementação Usando a Classe JOptionPane
Lendo variáveis do tipo: char Janela não personalizada:
16
Implementação Usando a Classe JOptionPane
Lendo variáveis do tipo: String Com janelas personalizadas Sem janelas personalizadas
17
Implementação Usando a Classe JOptionPane
Lendo variáveis do tipo: byte Com janelas personalizadas Sem janelas personalizadas
18
Implementação Usando a Classe JOptionPane
Lendo variáveis do tipo: short Com janelas personalizadas Sem janelas personalizadas
19
Implementação Usando a Classe JOptionPane
Lendo variáveis do tipo: int Com janelas personalizadas Sem janelas personalizadas
20
Implementação Usando a Classe JOptionPane
Lendo variáveis do tipo: long Com janelas personalizadas Sem janelas personalizadas
21
Implementação Usando a Classe JOptionPane
Lendo variáveis do tipo: float Com janelas personalizadas Sem janelas personalizadas
22
Implementação Usando a Classe JOptionPane
Lendo variáveis do tipo: double Com janelas personalizadas Sem janelas personalizadas
23
Métodos A função showInputDialog retorna uma String.
Por isso é preciso converter cada String para um valor númerico, através dos métodos parseByte, parseShort, parseInt, parseLong, parsefFloat e parseDouble. byt1 = Byte.parseByte(String) shor1 = Short.parseShort(String) i1 = Integer.parseInt(String) lon1 = Long.parseLong(String) floa1 = Float.parseFloat(String) doub1 = Double.parseDouble(String)
24
Lista de Exercícios Faça um programa em que o usuário possa digitar os lados das figuras, e como resposta obtenha a área da mesma Quadrado: d2 Retângulo: b*h Triângulo: (b*h)/2 Círculo: 2*(PI)*r Losangolo: (d1*d2)/2
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.