A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World."— Transcrição da apresentação:

1 Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World

2 1. Inicie o programa Microsoft Visual Studio Crie um novo projecto (Start Page).

3 3. Escolha uma Console Application e o nome HelloWorld.

4 4. Após a criação do projecto aparece o seguinte ambiente de trabalho. Explorador de componentes do projecto: Solução qualquer projecto encontra-se dentro de uma solução.

5 Tabulaladores Tabulador com o conteúdo do ficheiro Program.cs.

6 Lista de tipos disponíveis – classe Program do namespace HelloWorld. Lista dos membros do tipo – método Main do tipo seleccionado HelloWorld.Program.

7 Área de edição contém o código já introduzido pelo Visual Studio.

8 5. Executar o programa (barra de menus, botão ou a tecla F5). F5

9 O Visual Studio compila o projecto e, caso não haja erros, executa-o. Uma vez que ainda não foi inserida nenhuma instrução e o projecto ser do tipo Console Application, o Visual Studio cria uma consola para executar o programa e depois termina (destruindo a consola). Visualizar classes disponíveis no Visual Studio 2005 Existem várias maneiras de visualizar as classes, uma muito interessante é o Object Browser.

10 6. Abrir o Object Browser. Estrutura hierárquica dos tipos disponíveis: namespaces.

11 Membros da classe. Classe Console. Descrição do que está seleccionado.

12 Métodos Membros da classe Console. Propriedades Eventos

13 7. Pesquise a palavra Console.

14

15 Inserir código O Visual Studio é um ambiente de programação que ajuda imenso no processo de escrita do código permitindo, entre outras possibilidades: –Completar a escrita de uma palavra (Word completion); –Inserir blocos de instruções (snippet).

16 9. Inserir uma nova linha de código no método Main. Repare que o Visual Studio introduz a tabulação necessária para que o código seja facilmente legível.

17 10. Ao iniciar a escrita com as letras Co o Visual Studio disponibiliza as várias palavras possíveis. Note que existe distinção entre maiúsculas e minúsculas (C e c são distintos). Se a janela de palavras não aparecer pode utilizar o botão da barra de ferramentas para a visualizar.

18 11. Com as teclas direccionais ( e ) escolher a palavra Console. Ao seleccionar uma palavra aparece uma pequena descrição.

19 12. Com a tecla Tab seleccionar a palavra Console. O Visual Studio modifica a cor para indicar que essa palavra corresponde a uma classe. A linha vermelha indica que falta terminar a instrução. Tab

20 13. Para seleccionar um membro de uma classe utiliza-se o operador.. Escrever. e seleccionar o método WriteLine. Tratando-se de um método é necessário inserir sempre ( para começar os parâmetros de entrada e ) para os terminar. Se não existirem parâmetros de entrada, fica ().

21 14. Para obter ajuda no preenchimento dos parâmetros de entrada, inserir (. Neste caso como existem vários métodos, 19, com o mesmo nome dentro da classe Console. Pode-se utilizar as teclas direccionais ( e ) para ir vendo as várias ajudas possíveis. Se a ajuda não aparecer pode utilizar o botão.

22 16. Escrever a cadeia de caracteres desejada entre aspas, string, terminar os parâmetros ) e acabar a instrução ;. Repare que o Visual Studio utiliza um código de cores diferente para o texto. NOTA: a classe Console encontra-se dentro do namespace System. A identificação completa é System.Console. Não é necessário utilizar a identificação completa porque existe a instrução using System; no início do código. Esta instrução permite utilizar a identificação abreviada de todas as classes que se encontrem dentro do namespace System.

23 17. Executar o código. O programa parece que não faz nada porque simplesmente escreve o texto numa nova consola e acaba, não permitindo que o utilizador veja o resultado.

24 18. Acrescentar a segunda instrução. Uma vez que o método ReadLine não recebe parâmetros de entrada, coloca-se (). Com esta intrução o programa não termina enquanto o utilizador não inserir uma linha de texto.

25 19. Executar o código. Apenas quando o utilizador inserir uma linha, tecla Enter, é que o programa acaba.

26 Fechar o projecto Para terminar um projecto e começar outro não é necessário terminar o Visual Studio. Primeiro devem-se gravar as alterações. Depois fechar a solução (qualquer projecto encontra-se dentro de uma solução).

27 20. Visualize os ficheiros que necessitam de gravação. Em todos os ficheiros que foram introduzidas alterações o Visual Studio introduz um asterisco no tabulador respectivo.

28 21. Gravar os ficheiros necessários. 22. Feche a solução. O programa parece que não faz nada porque simplesmente escreve o texto numa nova consola e acaba, não permitindo que o utilizador veja o resultado.

29 Exercícios Utilize o Mini-teste disponível no DIeL para responder aos exercícios propostos para esta tarefa.


Carregar ppt "Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google