A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7º Domingo do tempo comum

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7º Domingo do tempo comum"— Transcrição da apresentação:

1 7º Domingo do tempo comum
. Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos!

2

3 I LEITURA– Lv 19, Salmo 102 (103) II LEITURA - 1 Cor 3, 16-23 EVANGELHO – Mt 5, 38-48

4 A liturgia do sétimo Domingo do Tempo Comum convida-nos à santidade, à perfeição. Sugere que o “caminho cristão” é um caminho nunca acabado, que exige de cada homem ou mulher, em cada dia, um compromisso sério e radical (feito de gestos concretos de amor e de partilha) com a dinâmica do “Reino”. Somos, assim, convidados a percorrer o nosso caminho de olhos abertos ao Reino de Deus.

5 A primeira leitura que nos é proposta apresenta um apelo veemente à santidade: viver na comunhão com o Deus santo, exige o ser santo. Na perspectiva do autor do nosso texto, a santidade passa também pelo amor ao próximo.

6 Para que a santidade não seja uma miragem, temos de ter o cuidado de viver num contínuo processo de conversão,que elimine do nosso coração as raízes do mal, responsáveis pelo egoísmo, pelo ódio, pela injustiça, pela exploração.

7 Na segunda leitura, Paulo convida os cristãos de Corinto – e os cristãos de todos os tempos e lugares – a serem o lugar onde Deus reside e Se revela aos homens. Para que isso aconteça, eles devem renunciar definitivamente à “sabedoria do mundo” e devem optar pela “sabedoria de Deus” (que é dom da vida, amor gratuito e total).

8 O que é que preside à minha vida: a “sabedoria de Deus” que é amor e dom da vida, ou a “sabedoria do mundo”, que é luta sem regras pelo poder, pela influência, pelo reconhecimento social, pelo bem estar econômico, pelos bens perecíveis e secundários?

9 para o seu lado, ao sabor dos
A nossa comunidade paroquial ou religiosa é uma comunidade fraterna, solidária, e que dá testemunho da “loucura da cruz” com gestos concretos de amor, de partilha, de doação, de serviço, ou é uma comunidade fragmentada, dividida, cheia de contradições, onde cada membro puxa para o seu lado, ao sabor dos interesses pessoais??

10 No Evangelho, Jesus continua a propor aos discípulos, de forma muito concreta, a sua Lei da santidade (no contexto do “sermão da montanha”). Hoje, Ele pede aos seus que aceitem inverter a lógica da violência e do ódio, pois esse “caminho” só gera egoísmo, sofrimento e morte.

11 o amor que não marginaliza nem discrimina ninguém
Pede lhes também o amor que não marginaliza nem discrimina ninguém (nem mesmo os inimigos). É nesse caminho de santidade que se constrói o “Reino”.

12 Bendito seja a crise que te faz crescer,
a queda que te faz olhar para o céu, o problema que te faz buscar a Deus... Padre Pio Marineves-Marina

13


Carregar ppt "7º Domingo do tempo comum"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google