A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho PÓS-GRADUAÇÃO NA UNESP Gestão: Herman Voorwald/Júlio Durigan Pró-Reitora de Pós-Graduação: Marilza Vieira Cunha Rudge

2 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho PDI UNESP – DIMENSÃO PÓS-GRADUAÇÃO EXCELÊNCIA PG AVALIAÇÃO PG Atendendo ao que foi estabelecido no PDI da UNESP para a dimensão Pós-graduação: são apresentados os 3 Programas da PROPG: Excelência, Avaliação e Inserção do corpo docente na PG INSERÇÃO CORPO DOCENTE NA PG

3 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho AUTO – AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Para planejar as visitas que farei ao seu programa, gostaria que fosse feita a “ auto-avaliação do seu programa”.

4 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho TOMADA DE DECISÕES PROCESSO CONTÍNUO AUTO – AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP A auto-avaliação deve ser um processo contínuo para tomada de decisões, que reflete a maturidade e transparência do programa. Para a PROPG é fundamental a busca do equilíbrio entre a excelência dos programas e a expansão de novos programas. EQUILÍBRIO ENTRE EXCELÊNCIA E EXPANSÃO MATURIDADE E TRANSPARÊNCIA

5 UNESP EXCELÊNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO ATIVIDADE DOS PROGRAMAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho EXCELÊNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO ATIVIDADE DOS PROGRAMAS AUTO-AVALIAÇÃO Reflexão Permanente e Construtiva Assim, a auto-avaliação é o momento de reflexão permanente e construtiva que permitirá atingir aos seguintes objetivos ( conhecer potencialidades, detectar fragilidades e criar alternativas) OBJETIVOS: conhecer potencialidades detectar fragilidades criar alternativas

6 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho DESEMPENHO DOS PROGRAMAS CAPES PLANILHAS ESPECÍFICAS ♦ Área ♦ Programa Se você acessar o site da CAPES encontrará planilhas específicas por área e programa e poderá com isso analisar: o docente, o discente e o egresso. Acessando essas planilhas você conseguirá identificar as potencialidades e fragilidades do seu programa. DOCENTE DISCENTE EGRESSO IDENTIFICAR POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO PROGRAMA

7 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Produção intelectual dos docentes (relação nominal) (PE 99) DOCENTE Produção intelectual dos docentes permanentes (EX 04) Produção intelectual dos discentes (EX 02) DISCENTE Fluxo discente, tempo médio de titulação (PE 30) Em relação ao docente analise duas tabelas: produção intelectual dos docentes e produção intelectual dos docentes permanentes. Em relação ao discente: a produção intelectual dos discentes e o fluxo discente e tempo médio de titulação Em relação ao egresso a produção intelectual dos egressos. Se você quiser analisar outras planilhas ou conhecer veja os passos a seguir. EGRESSO Produção intelectual dos egressos (EX 03)

8 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Como acessar as planilhas específicas da CAPES ? Antes de acessar o site da CAPES é importante instalar mais um navegador na máquina. Nossa sugestão é o Mozilla Firefox. Acesse o site da CAPES conforme orientação a seguir Acesse o site

9 Passo 1 Acesse AVALIAÇÃO No menu da CAPES acesse avaliação

10 Passo 2 Acesse Planilhas Específicas Acesse planilhas específicas

11 Estarão disponíveis todas as planilhas: a) por área b) por programas

12 “Produção Intelectual
Passo 3 Exemplo Selecione a planilha PE 99 “Produção Intelectual dos Docentes (Relação Nominal)” Clicar Role a tela e selecione a planilha PE 99 ( por programa). A planilha contendo a produção intelectual do seu programa aparecerá logo em seguida.

13 Esta é a planilha de um programa ( por acaso de um dos meus assessores). Ela permite identificar todos os docentes do seu programa ( permanentes e colaboradores) e toda a produção científica classificada.

14 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho ACESSAR AS DEMAIS TABELAS CONFORME PASSOS 1, 2 e 3 ( PE 99, EX 04, EX 02, PE 30, EX 03) O que observar ? Acesse as demais tabelas como os passos 1, 2 e 3. O que deve fazer? Identificar dados do seu programa; Faça o mesmo procedimento com um programa que você sabe que é referência na área. 1) Identificar os dados do seu Programa 2) Comparar os dados entre os programas observando sempre aqueles que são referência na área

15 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho O que fazer diante do que foi observado ? Questões a serem respondidas Como o Programa se compara em relação aos seus congêneres ? Quais os seus fatores favoráveis ? ( Inovações, iniciativas e tendências relevantes do Programa) Quais as suas fragilidades ? Que ações serão tomadas para superá-las ? 4) Qual o apoio esperado da PROPG para potencializar os aspectos favoráveis e superar as fragilidades ? 5) O Programa deverá elaborar um De posse dos dados do seu programa e de um ou mais programas de referência na área, procure responder às seguintes questões. Plano de Metas

16 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Meta O que se pretende alcançar Como a meta será atingida Estratégia (estimular e incentivar – não são estratégias) Entendo que é importante conceituarmos o que é meta ( o que se pretende alcançar) Como essa meta será atingida – estratégias. A junção das metas fornecerá o plano de metas para o próximo triênio. Você pode nesse momento pensar: “ O que tenho a ver com o próximo triênio? Você pode não ter, mas o Programa tem. Traçar metas a médio e curto prazo PLANO DE METAS Implantação imediata (considerando o período de 3 anos – 2010 a 2012)

17 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Nível B Estratégias Nível A Metas Situação atual do Programa O Programa está em um determinado nível e precisa alcançar outro nível. Quais estratégias serão utilizadas pelo programa ( como isto será feito? )

18 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho O que considerar antes da elaboração do Plano de Metas Discentes e egressos Qual a capacidade de atrair candidatos, sobretudo pelas suas competências do que pela carência de cursos na área? Qual o participação de discentes autores da PG e da graduação na produção científica do Programa ? O Programa possui alguma relação formal com ex-alunos? Qual o destino dos egressos? Como avaliar o perfil do aluno formado quanto a publicações, a formação de novos pesquisadores e atendimento à demanda do mercado de trabalho ? Seguem as nossas sugestões

19 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho O que considerar antes da elaboração do Plano de Metas Docentes Publicações: como aumentar a produção acadêmica qualificada ? Agências de Fomento: como ampliar a participação de docentes em atividades nas agências de fomento ? Seguem as nossas sugestões

20 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Elaboração do Plano de Metas Coordenação do Programa Seção de Pós-graduação INTEGRAÇÃO PROPG O Plano de metas é resultado de um trabalho conjunto Deve servir como memória do Programa e ao mesmo tempo ter um “olhar para a frente”, visando sempre a excelência. ALCANÇAR E ASSEGURAR A EXCELÊNCIA

21


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google