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Manual do Participante

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Apresentação em tema: "Manual do Participante"— Transcrição da apresentação:

1 Manual do Participante
Edição com 4 empresas

2 Apresentação Características Gerais do Jogo SDE
PAPEL, CONTEXTO E META DOS PARTICIPANTES Equipes assumem a diretoria da empresa. Oligopólio com 4 empresas e 3 regiões de mercado. Fazem planejamento do potencial de mercado. Fazem a previsão de vendas de cada empresa Produzem o MPP – Multiprocessador 3 x 1 Meta é Maximizar o desempenho relativo (6 objetivos).

3 Apresentação 1.2 Dinâmica do Jogo
O Jogo evolui em 4 etapas interdependentes. Apresentação do Jogo Modelo do Negócio e Regras PREPARAÇÃO Avaliação das oportunidades (pressão estratégica e objetivos) Determinação do potencial de mercado (técnicas) Configurações do potencial de mercado (técnicas) PLANEJAMENTO Qualitativa Quantitativa AVALIAÇÃO Demanda Potencial de mercado Potencial de vendas Market share Método de previsão IMPLEMENTAÇÃO

4 Apresentação 1.3 - Recursos Disponíveis no Início do Jogo
Todas as empresas iniciam em condições idênticas e executam o projeto de estudo do MPP. Projeto do MPP – Multiprocessador 3 x 1 Inovação desenvolvida e concedida a investidores. O único produto das empresas. A versão original com nível A de qualidade.

5 Apresentação 1.4 - Como Vencer o Jogo
Como executivo, você vivencia a formulação e implementação dos estudos de demanda, com decisões típicas, visando desempenho superior. RECOMENDAÇÕES PARA O BOM DESEMPENHO Realizar um bom diagnóstico do ambiente de negócios. Construir Visão de Futuro com 6 objetivos dos usos do potencial de mercado. São 4 decisões nas áreas de determinação de potencial de mercado e 4 configurações de potencial de mercado para examinar. O importante é...

6 Apresentação Decisões no SDE
Destaque para a visão de futuro na área de estratégia. Construída atribuindo-se pesos aos objetivos. SÃO 6 OBJETIVOS DOS USOS DO POTENCIAL DE MERCADO DIVIDIDOS EM 3 TIPOS 1º tipo - Objetivos de vendas. 2º tipo - Objetivos de produto e mercado. 3º tipo - Objetivos de propaganda e distribuição. O importante é...

7 Dados e informações para consulta
Edição com 4 empresas

8 Modelo do Negócio 2.1 - Mercado – Regiões CARACTERÍSTICAS DAS REGIÕES
Cada uma das regiões possuem diferentes características que pode significar diferentes sensibilidades ao mix de marketing. CARACTERÍSTICAS DAS REGIÕES Menor população, menor quantidade comprada e maior renda "per capita“. Zona sul do Rio. Pode ser considerada intermediária em relação às demais. Grande Tijuca. Maior população e renda média inferior, porém, com grande volume de demanda. Baixada.

9 DEMANDA GLOBAL – PESQUISA ANO ANTERIOR
2.1 - Mercado – Demanda Modelo do Negócio As regiões de mercado têm perfis diferentes de demanda. Pesquisa mostrou o potencial do mercado global e das regiões. DEMANDA GLOBAL – PESQUISA ANO ANTERIOR Trimestre Região 1 22.050 23.660 22.190 22.540 Região 2 42.630 60.620 57.890 38.920 Região 3 45.220 70.070 66.920 54.110 TOTAL A pesquisa indicou que a demanda do 1º ano será próxima da pesquisada no ano anterior.

10 Demanda Média Trimestral
2.1 - Mercado – Sazonalidade da Demanda Modelo do Negócio PESQUISA DE MERCADO - SAZONALIDADE Demanda Média Trimestral 80.000 60.000 40.000 20.000 -4 -3 -2 -1 1 2 3 4 Ano Anterior 1º Ano do Jogo

11 Modelo do Negócio 2.1 - Mercado – Fatores de Venda
Fatores que determinam a demanda atraída pela empresa: Preço de Venda: Podem ser diferentes por região e até 25% acima do preço médio na região. Propaganda: Investimentos por região e por trimestre. Vendedores: Nº de vendedores distribuídos nas regiões de mercado . Qualidade do Produto: Nº de melhoramentos de qualidade no produto em função do P&D .

12 Modelo do Negócio 2.1 - Mercado – Preço de Venda
As empresas determinam o preço do RPB em cada região. No mercado há disposição de pagar em torno de $110,00 a $170,00. As regiões podem ser mais ou menos sensíveis a preço. + ou – 25% Variação Normal Queda Dramática Demanda

13 conjuntos no 4º período, de invest. P&D feitos no 2º e 3º trimestres
2.1 - Mercado – Propaganda Modelo do Negócio EFEITO DA PROPAGANDA NO TEMPO Atratividade Efeitos conjuntos no 4º período, de invest. P&D feitos no 2º e 3º trimestres Efeito Parcial do Investimento do 3º Trim. Efeito Pleno do Investimento no 2º Trim. Efeito Parcial do Invest. no 2º Trim. Mostra que o investimento feito no período 2 não tem qualquer efeito no próprio período, tem um efeito parcial no período seguinte e pleno 2 períodos a frente. Mostra também que se há novo investimento no período 3, os efeitos se juntam no período 4. No exemplo, no período 4 temos o efeito pleno do investimento do 2 e o parcial do 3. 1 2 3 4 5 Períodos Investimentos

14 Modelo do Negócio 2.1 - Mercado – Distribuição
Atração de Pedidos e Distribuição de Estoques. DISTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL À DEMANDA ATRAÍDA REGIÃO 1 2 3 TOTAL Demanda Atraída 2.000 8.000 12.000 22.000 DISTRIBUIÇÃO SEGUNDO ORDEM DE PRIORIDADE (2 – 3 – 1) Estoques Disponíveis 16.000 1.454 5.818 8.728 Perdas - Falta de Estoque 546 2.182 3.272 6.000 Estoques Disponíveis 16.000 8.000 Perdas - Falta de Estoque 2.000 4.000 6.000

15 Modelo do Negócio 2.2 - Tecnologia – Pesquisa e Desenvolvimento
Empresas têm projeto do RPB com qualidade nível 1. Investimentos em P&D podem melhorar a qualidade. Há alguma aleatoriedade no resultado da P&D. P&D no 1º Trimestre pode melhorar o projeto do RPB.

16 Modelo do Negócio 2.5 - Informações FONTES DE INFORMAÇÕES
Insumo fundamental para tomada de decisão. Fontes disponíveis em todas as etapas da simulação. FONTES DE INFORMAÇÕES Relatórios Projetados e reais de Associações de fabricantes e do ramo do negócio. WEBSITES - Portais de notícias sobre o ambiente geral de negócios INFONEWS – Portais de pesquisa e estatisticas oficiais e privados (IBGE, institutos de pesquisa e de economia, etc)


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