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PublicouInês Ferrão de Sequeira Alterado mais de 7 anos atrás
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UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges e-mail: wesleyvb1@hotmail.com Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação – Modelo do Negócio 5 Empresas 1
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SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) INTRODUÇÃO Para participar de maneira adequada da simulação no SDE, é necessário: Compreender o modelo do negócio; Conhecer as variáveis de decisão envolvidas Conhecer os critérios de avaliação utilizados; Compreender o cenário ambiental do negócio. 2
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SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Processo de Simulação Trabalho em grupo Rodadas sucessivas decisões/resultados Inicia com um Planejamento Estratégico Evolui com Implementação da Estratégia (8 a 10 rodadas) Encerra com uma avaliação final 3
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SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Objetivos Estratégicos Como utilizaremos a abordagem do planejamento, a dimensão fim da estratégia (visão de futuro) caracteriza- se por um conjunto de objetivos estratégicos. Cada empresa irá construir essa visão de futuro atribuindo pesos aos objetivos conforme os critérios apresentados a seguir: 4
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SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Objetivos Estratégicos – critérios de pesos e avaliação 5 OBJETIVOSPESOSCRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO LIDERANÇA DE MERCADO12 a 18(MINIMO 12 E MÁXIMO 18) 1 - Região 12 a 8 Parcelas médias de mercado, dos últimos 4 períodos simulados 2 - Região 22 a 8 3 - Região 32 a 8 ECONÔMICOS E FINANCEIROS12 a 18(MINIMO 12 E MÁXIMO 18) 4 – Faturamento2 a 8Receita de vendas acumulada na simulação 5 - Lucratividade das vendas2 a 8Lucro líquido acumulado dividido pela receita acumulada 6 - Patrimônio líquido2 a 8Total do patrimônio líquido final SUBTOTAL PESOS ATRIBUÍVEIS30(EXATAMENTE 30 PONTOS DE PESOS) INDICADORES DE EXCELÊNCIA15(PESOS IGUAIS PARA TODAS AS EMPRESAS) 7 - Liquidez corrente5Ativo circulante dividido pelo passivo circulante 8 - Grau de endividamento5Percentagem do passivo sobre o ativo total 9 - Qualidade das previsões5Diferença acumulada previsões de venda X vendas reais
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SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Objetivos Estratégicos – exemplo OBJETIVOSPESOTOTAL LIDERANÇA DE MERCADO 1 - Região 1 2 - Região 2 3 - Região 3 ECONÔMICOS E FINANCEIROS 4 – Faturamento 5 - Lucratividade das vendas 6 - Patrimônio líquido SUBTOTAL PESOS ATRIBUÍVEIS INDICADORES DE EXCELÊNCIA 7 - Liquidez corrente 5 8 - Grau de endividamento 5 9 - Qualidade das previsões 5 SUBTOTAL PESOS PRÉ-FIXADOS TOTAL GERAL DE PESOS 14 8 3 3 2 8 6 16 15 30 15 45 6
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SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Estrutura Geográfica do Mercado 7
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ANO ANTERIOR PESQUISADO REGIÕES TRIM. 1 TRIM. 2 TRIM. 3TRIM. 4 TRIM. 1 DO JOGO 1 2 3 TOTAL 15.750 16.900 15.85016.100 30.450 43.300 41.35027.800 32.300 50.050 47.80038.650 78.500 110.250 105.000 82.550 17.586 28.075 33.110 75.840 SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Pesquisa de Mercado – Perfil da demanda 5 empresas 8
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9 Ano Anterior1º Ano do Jogo Demanda Média Trimestral 94.000 140.000 120.000 100.000 80.000 60.000 40.000 20.000 -4-3-21324 160.000 Pesquisa de Mercado – Sazonalidade 5 empresas SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL)
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10 Preço de Venda: Podem ser diferentes por região e até 25% acima do médio Qualidade do Produto: N.º de melhoramentos no produto em função do P&D Propaganda: Investimentos por Região Vendedores: Nº de vendedores distribuídos nas regiões de mercado SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Fatores de Atração da Demanda
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11 DECISÕES1º TRIM.2º TRIM.3º TRIM. 4º TRIM. FÁBRICA Implantação Decisão e Projeto ConstruçãoOperaçãoVendas Pagamento do Investimento 50%25% 0 Exemplo:Fáb. P/ 12.000 unid $210.000$105.000 0 Implantação da Fábrica – Timing /perfil do investimento SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL)
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12 DECISÕES1º TRIM.2º TRIM.3º TRIM. 4º TRIM. 1ª EXPANSÃO DE FÁBRICA 1ª Expansão o Decisão e Construção OperaçãoVendas Pagamento do Investimento 050% 0 Exemplo: + 4.000 unid Expansão da Fábrica – Timing /perfil do investimento SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) A PARTIR DO 2º TRIMESTRE 0$ 70.000 0 A 2ª expansão é possível, em qualquer período futuro, após ter feito a 1ª.
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13 1º TRIM.2º TRIM. 4º TRIM. o Pedido s Recebimento e uso na produção 020% $ 192.000 40% $ 384.000 40% $ 384.000 0 Pede 96.000 Recebe 96.000 Usa 48.000 Estoca 48.000 Vende até 16.000 Compra de Matéria Prima – Pedido/Recebimento/Pagto SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) DECISÕES Compra de Matéria Prima Pagamento do Investimento Exemplo: Pedido 96.000 u Preço $ 10,00/u A matéria prima pode ser comprada já no trimestre 1, porém ficará estocada no trimestre 2 pois ainda não há produção. O pedido máximo é o dobro da necessidade. 3º TRIM.
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14 1º TRIM.2º TRIM. 4º TRIM. o Programa s Produz 0 0ProgramaProduz Programação da Produção SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) DECISÕES Programação da produção 2º trimestre Programação da produção 3º trimestre A programação da produção é indispensável a partir do 2º trimestre. Sem ela a empresa não produz no período seguinte. 3º TRIM. E ASSIM POR DIANTE
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15 SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Custos de Produção
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SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Custos de Transportes 16 $ 11,00 $ 5,00 $ 13,00
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17 Preço do produto deliberado pelas empresas Pode ser diferente por região Pode variar a cada período nas regiões Fator de Marketing mais influente no curto prazo SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Preço de venda
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18 30% sobre o lucro gerado no trimestre. Pago no trimestre seguinte. Prejuízos anteriores são integralmente compensados antes do cálculo do imposto. MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Imposto de Renda SDE – simulação de estratégia
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19 SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Pesquisa & Desenvolvimento – Qualidade do Produto
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20 A B $ 3.000,00 $ 27.000,00 Limites para investimentos eficazes, por região Atratividade SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Investimentos em Propaganda por Região
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21 SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Investimentos em Propaganda por Região 1 Atratividade Períodos Investimentos 23 A - Efeito Parcial do Invest. no 2º Trim. A B 4 B - Efeito Pleno do Invest. No 2º Trim. 5 A Efeitos A e B acontecendo conjuntamente no 4º período A - Efeito Parcial do Invest. no 3º Trim.
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22 Admissão e treinamento (no período da decisão o vendedor não atua) Gasto $ 4.500,00 cada vendedor (inclui salário) Salário trimestral $ 3.200,00 cada vendedor Demissão Voluntária: Sai por motivos particulares, sem custo para a empresa Pela empresa: A empresa decide demitir e incorre em custo de $2.500,00 por vendedor. Em ambos, existe o aviso prévio de um período. SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Vendedores
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23 Exemplo: Demanda estimada na região 2 = 40.000 unid. 80 (0,2% de 40.000) é máximo de vendedores para o conjunto das empresas na região 2 SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Dimensionamento da Força de vendas Para vender em uma determinada região Mínimo = 1 Máximo p/ o conjunto das empresas = 0,2% da demanda
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24 REGIÃO123 TOTAL Demanda Atraída 2.0008.00012.00022.000 1.454 5.8188.728 Estoque Disponível Distr. Proporcional 16.000 Vendas perdidas por falta de estoque 5462.1823.2726.000 Atração de Pedidos e Distribuição de Estoques SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Exemplo de atração de pedidos acima da capacidade de oferta da empresa. Com um determinado MIX DE MARKETING a empresa atraiu os pedidos abaixo 08.000 Estoque Disponível Distr. Ordenada 2-3-1 16.000 Vendas perdidas por falta de estoque 2.00004.0006.000 Demanda Atraída 2.0008.00012.00022.000
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25 SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Informações disponíveis As informações podem ser compradas no SDE NEWS. Os preços abaixo são válidos para o período 2, quando tornam-se disponíveis. A compra de algumas informações só será oportuna a partir do período 5.
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26 Capital Inicial = $ 2.500.000,00 Financiamento das Operações Fluxo de caixa das vendas 50% - 30% - 20% Taxa Básica de Juros - TBJ 5% Factoring de Contas a Receber 8% Empréstimos de C.P. 10% Empréstimos automáticos 12% Alternativa de Investimento Aplicação de Curto Prazo 20% > TBJ = 6% SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Finanças
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27 SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Inserção das Decisões
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28 SDE – simulação de estratégia MODELO DO NEGÓCIO (MANUAL) Atitude Recomendável Após a preparação, a expectativa é que tenha o máximo aproveitamento nesta atividade e possa: agregar alto valor cognitivo aos conhecimentos obtidos anteriormente; aumentar significativamente suas habilidades de gestão. Porém, os benefícios desta experiência está diretamente relacionado: ao grau de envolvimento; ao tempo que estiver disposto a dedicar para a reflexão e o debate com os colegas de equipe. Boa sorte e bom trabalho! Vá em frente!
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