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Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática

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Apresentação em tema: "Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
Capítulo 3 Planejamento Estratégico da Produção Prof. Dalvio Ferrari Tubino, Dr.

2 Fluxo de Informações e PCP
Compras Pedidos de Compras Planejamento Estratégico da Produção Plano de Produção Planejamento-mestre da Produção Plano-mestre de Produção Programação da Produção Administração dos Estoques Seqüenciamento Emissão e Liberação Ordens de Compras Ordens de Fabricação Ordens de Montagem Fabricação e Montagem Estoques Clientes Marketing Engenharia Fornecedores Acompanhamento e Controle da Produção Previsão de Vendas Pedidos em Carteira Estrutura do Produto Roteiro de Fabricação Avaliação de Desempenho Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

3 Planejamento Estratégico da Produção
Para efetuar um planejamento estratégico, a empresa deve entender os limites de suas forças e habilidades no relacionamento com o meio ambiente, de maneira a criar vantagens competitivas em relação à concorrência, aproveitando-se de todas as situações que lhe trouxerem ganhos. Em outras palavras, planejar estrategicamente consiste em gerar condições para que as empresas possam decidir rapidamente perante oportunidades e ameaças, otimizando suas vantagens competitivas em relação ao ambiente concorrencial onde atuam, garantindo sua perpetuação no tempo Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

4 Planejamento Estratégico da Produção
Missão/Visão Corporativa Estratégia Corporativa Estratégia Competitiva Estratégia Funcional Finanças Marketing Produção Plano Financeiro Plano de Marketing Plano de Produção Táticas Funcionais Operações Funcionais Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

5 Missão e Visão Corporativa
São as bases sobre as quais a empresa está constituída, razão de sua existência. Fazem parte desta questão: Definição clara de qual é o seu negócio atual, ou seja, sua missão, e qual deverá ser no futuro,ou seja, sua visão, bem como a filosofia gerencial da empresa para administrá-lo e expandi-lo no futuro. Uma vez definidas a missão e a visão da empresa, os gerentes poderão priorizar suas ações e criar um padrão de decisões para todos os níveis hierárquicos dentro da empresa. Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

6 Missão e Visão Corporativa
Exemplos: “Ser o número um em participação de mercado e atingir acima de 1% de margem de lucro líquido”. (missão de uma montadora de automóveis) “Ser a solução em serviços e intermediação financeira, atender às expectativas de clientes e acionistas, fortalecer o compromisso entre os funcionários e a Empresa e contribuir para o desenvolvimento do País”. (missão do Banco do Brasil) “Dedicar todos os esforços para criar produtos que mantenham a harmonia com o meio ambiente, para conseguir melhorar a qualidade de vida em todas as regiões em que a Toyota está presente”, e “Criar e desenvolver tecnologias de ponta e oferecer excelentes produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes de todo o mundo”. Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

7 Estratégia Corporativa
Define as áreas de negócios em que a empresa deverá atuar, e como a mesma deverá adquirir e priorizar os recursos corporativos no sentido de atender as reivindicações de cada unidade de negócios. É a estratégia corporativa que faz com que os diversos negócios da empresa tenham um sentido comum, evitando superposições e estimulando colaborações entre as unidades de negócios de maneira que as mesmas obtenham resultados superiores à mera soma dos resultados individuais Com o crescimento, as empresas diversificam seus negócios e podem surgir custos que restrinjam estas expansões. A estratégia corporativa deverá especificar em que condições a diversificação de negócios contribuirá para o crescimento sustentável da corporação como um todo Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

8 Estratégia Competitiva
A estratégia competitiva, ou estratégia da unidade de negócios, propõem as bases nas quais os diferentes negócios da empresa irão competir no mercado, suas metas de desempenho, e as estratégias que serão formuladas para as várias áreas funcionais do negócio, no sentido de suportar a competição e buscar tais metas. Pode-se dizer que uma estratégia competitiva, em dado instante, é a escolha por uma determinada posição competitiva Estratégia Competitiva Benefícios para Clientes Custos para Empresa Margem de Lucro Vol. de Vendas Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

9 SP e Estratégias Básicas
Estratégias Competitivas Liderança de Custos Diferenciação Focalização Sistemas Produtivos Contínuos Em Massa Em Lotes Sob Encomenda Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

10 Estratégia Competitiva
O equacionamento destas estratégias de competição deve ser feito à luz do posicionamento dos concorrentes diretos e indiretos que atuam no mercado (as cinco forças competitivas de Porter): Rivalidade entre as empresas concorrentes Ameaça de novos entrantes potenciais Ameaça de produtos substitutos Poder de barganha dos clientes Poder de barganha dos fornecedores Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

11 Planejamento Estratégico da Produção
Missão/Visão Corporativa Estratégia Corporativa Estratégia Competitiva Estratégia Funcional Finanças Marketing Produção Plano Financeiro Plano de Marketing Plano de Produção Táticas Funcionais Operações Funcionais Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

12 Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática
Estratégia Produtiva Consiste na definição de um conjunto de políticas, no âmbito da função de produção, que dá sustento à posição competitiva da unidade de negócios da empresa Deve especificar como a produção irá suportar uma vantagem competitiva, e como ela irá complementar e apoiar as demais estratégias funcionais Baseia-se em dois pontos chaves: as prioridades relativas dos critérios de desempenho, e a política para as diferentes áreas de decisões da produção Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

13 Estratégia Produtiva Critérios de Desempenho Custo Qualidade
Desempenho de Entrega Flexibilidade Ético-Social Áreas de Decisão Instalações Capacidade de Produção Tecnologia Integração Vertical Etc. Políticas da Produção Curva de Troca (trade offs) X Qualificadores e Ganhadores Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

14 Eficácia dos Sistemas Produtivos
Demanda Sistemas de Produção Contínuos/Em Massa Repetitivo em Lotes Sob Encomenda Grande Volume Baixa Variedade Eficaz Custos Variáveis Altos Médio Volume Média Variedade Custos Fixos/Estoques Altos Pequeno Volume Grande Variedade Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

15 Plano de Produção Tem por meta direcionar os recursos produtivos no sentido das estratégias escolhidas. Servirá de base para equacionar os níveis de produção e compras, estoques, recursos humanos, máquinas e instalações necessários para atender a demanda prevista de bens e serviços Estratégia Funcional Finanças Marketing Produção Plano Financeiro Plano de Marketing Plano de Produção Planejamento-mestre da Produção Programação da Produção Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

16 Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática
Jogo LSSP_PCP1 Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

17 Entradas para o Plano de Produção
Descrição Previsão da Demanda Previsão da demanda mensal para os próximos 12 meses das três famílias de malhas (Colméia, Piquet e Maxim). Estoques Iniciais Quantidade em estoque das três famílias de malhas no mês atual. Estrutura dos Produtos Árvore (relação pai-filho) de cada família e percentual dos componentes. Capacidade Instalada da Tecelagem Número de Teares disponíveis, taxa de produção (h/kg) por família, número de turnos, tempo médio de setup, taxa de produtividade e capacidade terceirizada. Capacidade Instalada da Purga/Tinturaria Número e capacidade (30, 120 ou 480 kg) de Jets disponíveis, taxa de produção (h/lote) por família, número de turnos, tempo médio de setup, taxa de produtividade e capacidade terceirizada. Capacidade Instalada da Fixação/Acabamento Número de Ramas disponíveis, taxa de produção (h/kg) por família, número de turnos, tempo médio de setup, taxa de produtividade e capacidade terceirizada. Capacidade Futura da Tecelagem Número de ampliações ou de reduções de Teares para os próximos 12 meses. Capacidade Futura da Purga/Tinturaria Número de ampliações ou de reduções de Jets para os próximos 12 meses. Capacidade Futura da Fixação/Acabamento Número de ampliações ou de reduções de Ramas para os próximos 12 meses. Relação de Custos Custos fixos, de compras de matérias primas, de estoques, de terceirização, do capital e de vendas perdidas. Relação de Receitas Receitas de vendas de malhas e de vendas de ativos (equipamentos) Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

18 Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática
Alternativas Básicas Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

19 Plano de Produção Físico
Previsão da Demanda Plano de Produção Físico Plano de Compras Cálculo da Capacidade Necessária Simular Período Preparar Relatório Final Período 24? Sim Não Plano de Produção Financeiro Capacidade Disponível Capacidade Futura Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

20 Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

21 Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

22 Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

23 Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

24 Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

25 Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

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