A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I GRADUAÇÃO - FABAVI Prof. Marcos Correia 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I GRADUAÇÃO - FABAVI Prof. Marcos Correia 2007."— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I GRADUAÇÃO - FABAVI Prof. Marcos Correia 2007

2 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia Gestão de Operações Atividades do Gerente de Operações/ Estratégias de Operação Recursos de entrada a serem transformados Materiais Informação consumidores Instalações Pessoal Recursos de entrada de transformação Recursos de Entrada ( Input ) Saída de Produtos e serviços ( output ) Projeto Planejamento Controle Estratégia de Operações Melhoria Ambiente Objetivos Estratégicos da operação Papel Posição da Operação Competitiva Gerencia de operações Gerência das Estratégias

3 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia Estratégia da Produção Estratégia da Produção O que significa estratégia? Decisões estratégicas e seus efeitos Tem efeito abrangente na organização a qual a estratégia se refere. Definem a posição da organização em relação a seu ambiente. Aproximam a organização de seus objetivos de longo prazo.

4 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia Estratégia da Produção Estratégia da Produção Estratégia da produção diz respeito ao padrão de decisões e ações estratégicas que definem o papel, os objetivos e as atividades da produção. O desenvolvimento de uma estratégia implica em dois conjuntos de questões: Conteúdo – Decisões e ações específicas que estabelecem o papel, os objetivos e as atividades da produção. Processo – Método usado para produzir as decisões específicas de conteúdo.

5 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia Estratégia da Produção Estratégia da Produção Algumas perspectivas de estratégias da produção: De Cima para Baixo (Top-down). De Baixo para Cima (Bottom-up). Tradução dos requisitos do mercado Explorar a capacidade dos recursos em mercados eleitos (do ponto de vista dos recursos da produção).

6 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia Estratégia da Produção Estratégia da Produção Perspectiva Top-down O que a empresa deseja que as operações façam Perspectiva dos recursos O que os recursos de operações deixam fazer Perspectiva das exigências de mercado O que o posicionamento de mercado requer que as operações façam Perspectiva botton-up O que a experiência diária sugere que as operações deveriam fazer ESTRATÉGIAS DE OPERAÇÕES

7 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia Estratégia da Produção Estratégia da Produção Decisões estratégicas da corporação : Em que negócios estar?Quão diversificado ser?Quais negócios adquirir e quais vender? Como alocar dinheiro em diferentes negócios?Como gerencias as relações entre diferentes negócios? Decisões estratégicas funcionais: Qual o papel a desempenhar para contribuir com os objetivos estratégicos da empresa? Como traduzir objetivos competitivos da empresa em objetivos funcionais ? Como administrar os recursos de função para alcançar objetivos funcionais? Quais as prioridades de melhoria de desempenho a estabelecer? Decisões estratégicas do negócio : Definir a missão do negócio Objetivos estratégicos: Metas de crescimento, Retorno sobre o investimento, Metas de lucratividade,Geração de caixa. Definir a forma com a qual o negócio deseja competir em seus mercados.

8 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia De Cima para Baixo ( Top down ) Importante – Objetivos de negócios diferentes, provavelmente resultariam em uma estratégia de produção muito diferente.

9 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia Administração da Produção Perspectiva Botton Up de estratégia de produção Consolidação de uma estratégia formal Noção crescente do que deve ser a estratégia Experiências e aprendizado diário operacional

10 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia Perspectivas dos requisitos do mercado (1/6) “Sem compreender o mercado, é impossível garantir que as operações estejam alcançando o composto e o nível corretos em seus objetivos de desempenho (qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo).”

11 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia01 Perspectiva dos requisitos do mercado (2/6) Objetivos de desempenho Necessidade dos consumidores Estágio do ciclo de vida Ação dos concorrentes Prioridade de objetivos de desempenho

12 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia01 Perspectiva dos requisitos do mercado (3/6) qualidade rapidez confiabilidade Flexibilidade: produtos e serviços custo Flexibilidade: mix Flexibilidade: volume e entrega Alta qualidade Entrega rápida Entrega confiável Produtos e serviços inovadores Preço baixo Ampla variedade Habilidade de alterar o prazo e a quantidade

13 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia Perspectiva dos requisitos do mercado (4/6) Objetivos ganhadores de pedido Objetivos menos importantes Nível qualificador Objetivos qualificadores Benefício Competitivo Desempenho

14 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia Perspectiva dos requisitos do mercado (5/6) Estratégia original Estratégia alternativa 1 Estratégia alternativa 2 Estratégia alternativa 3 Estratégia do concorrente Influência dos concorrentes nos objetivos de desempenho

15 FABAVI / 200701 O produto/serviço acaba de ser lançado no mercado Crescimento lento das vendas Introdução Crescimento Maturidade Declínio O produto/serviço ganha aceitação no mercado Crescimento rápido no volume de vendas Necessidades do mercado começam a ser atendidas Estabilização das vendas atingindo um patamar Necessidades do mercado amplamente atendidas Declínio das vendas Volume de vendas Perspectiva dos requisitos do mercado (6/6): ciclo de vida

16 FABAVI / 200701 Perspectiva dos recursos de produção (1/3) Decisões estruturais e infra-estruturais Recursos de operações Capacitação das operações Processos de operações... empresas com desempenho estratégico “acima da média” provavelmente terão conquistado sua vantagem competitiva sustentável devido as competências... de seus recursos.

17 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia Perspectiva dos recursos da produção (2/3) Tangíveis Recursos a serem transformados: Materiais Consumidores Informações Recursos transformadores: Instalações Pessoal Intangíveis Relacionamento e reputação com fornecedores e clientes. Know-how das tecnologias de processo. Forma como sua equipe trabalha no desenvolvimento de produtos e serviços.

18 FABAVI / 200701 Perspectiva dos recursos da produção (3/3) Decisões estruturais Desenvolvimento de novos produtos ou processos Integração vertical Instalações Tecnologia Decisões infra-estruturais Organização Mão-de-obra Ajuste de capacidade Desenvolvimento de fornecedor Estoque Sistema de planejamento e controle Melhoria Recuperação e prevenção de falhas

19 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia Processo da estratégia da produção Metodologia Hill Procedimento Platts-Gregory O processo da estratégia da produção refere-se aos procedimentos que são ou podem ser usados para formular as estratégias de produção que a empresa deveria adotar.

20 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia01 Metodologia Hill Passo 1Passo 2Passo 3Passo 4Passo 5 Objetivos da corporação Estratégia de marketing Como ganhar pedidos? (fatores competitivos) Estratégia de ocupações Escolha do processo Infra- estrutura  Taxas de crescimento  Lucratividade  Alavancagem financeira  Mercados e segmentos de produtos e serviços  Volumes  Preço  Qualidade  Velocidade entrega  Confiabilidade de entrega  Tecnologia de processo  Capacidade  Momentos para incremento  Sistemas de planejamento e controle da produção  Estrutura organizacional

21 FABAVI / 2007Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia Procedimento Platts-Gregory Preço/custo baixo alto Prazo de entrega longo curto Qualidade alta aceitável Desempenho alcançado Exigência do mercado


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I GRADUAÇÃO - FABAVI Prof. Marcos Correia 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google