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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
UNIDADE 2 – PLANEJAMENTO AGREGADO DA PRODUÇÃO

2 2.1. Níveis de Planejamento
O que será produzido em LP: Nível Estratégico O que será produzido em MP: Nível Tático O que será produzido em CP: Nível Operacional

3 2.1. Níveis de Planejamento
O planejamento agregado é o plano de produção da demanda agregada para um período de médio prazo, em geral de 12 meses.

4 2.2. Conceitos Linhas de Produtos FOGÔES:
fogões com quatro ou seis bocas; com visor ou não na porta do forno; com acendimento automático ou acendimento manual; com tampa de vidro ou tampa de chapa de aço; com forno autolimpante ou tradicional; em quatro ou cinco cores distintas. Fogões de 4 bocas: com visor ou não na porta do forno; com acendimento automático ou acendimento manual; com tampa de vidro ou tampa de chapa de aço; com forno autolimpante ou tradicional; em quatro ou cinco cores distintas. Demanda Agregada - Fogões de 4 bocas Planejamento Agregado: PLANO DE PRODUÇÃO PARA A DEMANDA AGREGADA – Fogões de 4 bocas

5 2.3. Critérios de Agregação para o Planejamento
Os inúmeros produtos que compõem o mix de produção são agrupados em diversas famílias, de acordo com suas EXIGÊNCIAS e CARACTERÍSTICAS de produção. Para o planejamento a longo e médio prazo, detalhes como visor ou não na porta do forno; acendimento automático ou acendimento manual, não influenciam na tomada de decisão sobre capacidade de produção - a demanda dos produtos pode ser agrupada – Fogões 4 bocas e Fogões de 6 bocas - pois ambos tem características de produção bastante distintas.

6 2.3. Critérios de Agregação para o Planejamento
OBS: não é possível produzir mil fogões do modelo 6 bocas no lugar de mil fogões do modelo 4 bocas, já que os tempos de produção envolvidos são diferentes para os dois modelos.

7 2.4. Planejamento Agregado Exemplo: página 381
Necessidade de Produção: fogões/ano Média de fogões/mês

8 2.4. Planejamento Agregado
O planejamento agregado visa a definir como a produção, de caráter linear, será feita para atender a demanda, de caráter sazonal - é o processo de balanceamento da produção com a demanda, ao menor custo possível. Envolve a tomada de decisões a respeito de questões como, por exemplo: a empresa entrar em férias nos períodos de baixa demanda; fabricar produtos para estoque nos períodos de baixa demanda para vendê-los nos períodos de maior demanda;

9 2.4. Planejamento Agregado
trabalhar em regime de horas extras quando preciso; estabelecer um turno temporário adicional nos períodos de maior demanda; subcontratar a fabricação do produto ou parte dele em outras fábricas com capacidade ociosa; atrasar, antecipar ou negociar a entrega para alguns clientes.

10 2.5. Estratégias de Atuação para Atendimento da Demanda
1. Atuação na capacidade de produção (estratégia de acompanhamento da demanda)

11 2.5. Estratégias de Atuação para Atendimento da Demanda
Atuação na capacidade de produção (estratégia de acompanhamento da demanda) 1.1. Admissão ou demissão de pessoal a) aumentar o quadro de funcionários, podendo até adicionar um novo turno de produção, nos períodos de alta demanda; b) Diminuir o quadro de pessoal, inclusive cortando o turno de produção anteriormente montado, nos períodos de baixa demanda.

12 2.5. Estratégias de Atuação para Atendimento da Demanda
Atuação na capacidade de produção (estratégia de acompanhamento da demanda) 1.1. Admissão ou demissão de pessoal – Desvantagens: Fator de desmotivação; Custo de treinamento; Custo de demissão; Custo da qualidade.

13 2.5. Estratégias de Atuação para Atendimento da Demanda
Atuação na capacidade de produção (estratégia de acompanhamento da demanda) 1.2. Utilização de horas-extras Banco de horas Desvantagens: Desequilíbrio financeiro do funcionário; Custo da hora-extra: Problemas com legislação e sindicatos.

14 2.5. Estratégias de Atuação para Atendimento da Demanda
Atuação na capacidade de produção (estratégia de acompanhamento da demanda) 1.3. Subcontratação de produção Desvantagens: Falta de disponibilidade; Custo da qualidade; Elevação dos custos; Perda de clientes.

15 2.5. Estratégias de Atuação para Atendimento da Demanda
Atuação na capacidade de produção (estratégia de acompanhamento da demanda)

16 2.5. Estratégias de Atuação para Atendimento da Demanda
2. Atuação na demanda (estratégia de tentativa de mudança de comportamento dos clientes) Consiste em fazer com que a demanda acompanhe a produção, ou seja, procurando-se incentivar as vendas nos meses de menor demanda - nivelamento da demanda. 2.1. Formação de estoques reguladores Qualidade; Custo de manutenção da produção em estoque: Custo de capital; Custo de obsolescência; Custo de armazenagem ou de ocupação; Custos diversos.

17 2.5. Estratégias de Atuação para Atendimento da Demanda
2. Atuação na demanda (estratégia de tentativa de mudança de comportamento dos clientes) 2.2. Alteração do preço e promoções de venda Consiste em aumentar o preço nos períodos de alta demanda e diminuir os preços nos períodos de baixa demanda - aumentar as vendas no período de baixa e, eventualmente, desestimulá-las no período em que o mercado fica demasiado aquecido, com o objetivo de nivelar a demanda.

18 2.5. Estratégias de Atuação para Atendimento da Demanda
2. Atuação na demanda (estratégia de tentativa de mudança de comportamento dos clientes) 2.2. Alteração do preço e promoções de venda Exige bom conhecimento do mercado para ser adotada. Transferência de estoques do fabricante para os varejistas que antecipam suas compras, beneficiando-se dos preços mais atrativos da época de baixa demanda. Ver Texto pag. 388 – “ACORDO COM GRANDE REDE DE LOJAS AJUDA A NIVELAR A DEMANDA”

19 2.5. Estratégias de Atuação para Atendimento da Demanda
2. Atuação na demanda (estratégia de tentativa de mudança de comportamento dos clientes) 2.2. Alteração do preço e promoções de venda Desvantagens: Custo implícito na renúncia de receita da própria promoção de preços; Dificuldade em retornar ao preço anterior; Antecipação da demanda seguinte.

20 2.5. Estratégias de Atuação para Atendimento da Demanda
2. Atuação na demanda (estratégia de tentativa de mudança de comportamento dos clientes) 2.2. Alteração do preço e promoções de venda OBS: é muito importante que a promoção seja realizada apenas nas épocas de baixa demanda. Promoções em períodos de alta demanda apenas agravam a situação de desnivelamento e sazonalidade da demanda, uma vez que irão aumentar ainda mais as vendas no período de alta sazonalidade, antecipando vendas que ocorreriam no período de baixa sazonalidade.

21 2.5. Estratégias de Atuação para Atendimento da Demanda
2. Atuação na demanda (estratégia de tentativa de mudança de comportamento dos clientes) 2.3. Atraso da entrega Consiste em deixar de entregar pedidos nos períodos de alta demanda, prometendo-os para um período posterior - conseqüência de uma estratégia deliberada ou de falhas na previsão de capacidade para atender a demanda.

22 2.5. Estratégias de Atuação para Atendimento da Demanda
2. Atuação na demanda (estratégia de tentativa de mudança de comportamento dos clientes) 2.4. Antecipação da entrega Consiste em entregar o produto na época de baixa demanda, ou seja, antes do previsto, de modo a nivelar a produção – postergamento da data de pagamento dos títulos de seus clientes, como uma forma de crédito que ele dá ao comprador, para que este pague mais adiante, somente quando vender o produto. Ver texto na página 389 – “VENDA DE FOGÕES A LENHA NO VERÃO”

23 2.5. Estratégias de planejamento agregado
Resultado PRODUÇÃO CONSTANTE (5700 unds) PRODUÇÃO CONSTANTE DE 5000 UNIDADES/MÊS, TRABALHANDO EM HORAS EXTRAS (SEM LIMITES DE HORAS-EXTRAS. PRODUÇÃO EM HORA NORMAL DE 5000 UNIDADES/MÊS, TRABALHANDO EM HORAS EXTRAS ATÉ O LIMITE DE 20% DA PRODUÇÃO NORMAL, SE INSUFICIENTE PARA ATENDER A DEMANDA, SUBCONTRATAR O RESTANTE.

24 2.5. Estratégias de planejamento agregado
Resultado ALTERAÇÃO DE PREÇOS COM PRODUÇÃO CONSTANTE DE 5000 UNIDADES/MÊS, TRABALHANDO EM HORAS EXTRAS (SEM LIMITES DE HORAS-EXTRAS SE INSUFICIENTE PARA ATENDER A DEMANDA, SUBCONTRATAR O RESTANTE.

25 2.6. Elaboração do Planejamento Agregado
Passos: 1. Previsão de demanda para uma série relativamente curta de períodos futuros – quanto será produzido. 2. Composição de alternativas para alterar os níveis de produção - determinar como será produzido. 3. Custos associados à cada composição de alternativas de produção tal que, ao mesmo tempo em que atende à demanda, o custo de produção tenha o menor valor possível – CP = ∑ CPt


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