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PublicouSalvador Belo Laranjeira Alterado mais de 8 anos atrás
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e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento Paulo Roberto Bertaglia 2º Edição | 2009 | 1
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Avaliação do comportamento de mercado
Capítulo 5 Avaliação do comportamento de mercado 2 2 2
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Figura 5.1 Entendendo a demanda
Avaliando o comportamento do mercado Gestão da demanda Impactos da demanda na cadeia de abastecimento Respondendo eficientemente à demanda 3
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Visão geral: modelo de negócio busca alinhar produtos e serviços com as necessidades e preferências de clientes e consumidores. Avaliação do comportamento do mercado: o consumidor deve orientar as atividades da organização. Comportamento de compra é o que afeta o indivíduo e o leva a comprar: motivação, grupos, personalidade, etc. modelo de comportamento do consumidor: pode se levar em conta o consumidor como indivíduo (fatores culturais, sociais, pessoais, psicológicos, de mercado ou ambientais); ou como organização (fatores ambientais, organizacionais, interpessoais ou individuais).
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Principais papéis exercidos em compras individuais e organizacionais:
agente gerador de idéia; agente influenciador; agente que toma a decisão; agente comprador; agente usuário; agente aprovador; agente controlador. Tipos de comportamento do consumidor individual: compra rotineira; solução de problema simples; solução de problemas complexos;
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Tipos de comportamento do consumidor organizacional:
compras reposição; compras modificadas; compras novas – projetos; Processos de decisão Consumidores individuais: reconhecimento da necessidade; busca de informação; análise de alternativas; decisão de compra; comportamento após a compra.
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Consumidores organizacionais:
identificação do problema > descrição da necessidade/requerimento > especificação do produto/serviço > pesquisa de fornecedores > solicitação de proposta > seleção do fornecedor > pedido de compra > análise de desempenho. Impactos da demanda na cadeia de abastecimento: deve ser entendido para atender aos requerimentos dos clientes. Alinhamento do abastecimento com a demanda: o acesso às informações no ponto de venda auxilia nas estimativas e projeções das necessidades da demanda.
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Impacto gerado pela demanda: a cadeia de abastecimento deve ser vista ampla e sincronizadamente, a partir da análise de informações relacionadas à demanda e usando a tecnologia para obter tais informações. Impacto nos resultados: balancear o abastecimento e a demanda pode reduzir custos ou adicioná-los em relação à: capacidade de produção, transporte e armazenagem; mudanças de produtos na produção e nos fornecedores; aumento do nível de estoque de produtos e materiais; urgências na produção e no transporte. Ser mais eficiente envolve análises nos fluxos de processos, na estrutura organizacional ou na existência de indicadores de desempenho.
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Para melhorar a disponibilidade de informação
atividades de marketing que envolvam toda a cadeia de valor, limitações e restrições; utilização da tecnologia; observar desempenho dos fornecedores; utilizar sistemas de informação; uso de ferramentas de planejamento; comércio eletrônico; relacionamento colaborativo. Planejamento da demanda deve levar em conta: ambientes de alta instabilidade; administração da cadeia de demanda; processo colaborativo.
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Efeito bullwhip: falta de alinhamento entre demanda e abastecimento, o que provoca a ineficiência na cadeia de abastecimento integrada. Gestão da demanda estimativa de vendas (genéricas, quantidade de produtos valores financeiros); entrada de pedidos; processamento de pedidos; serviço a cliente; distribuição física. Pirâmide das estimativas: tem no topo o valor total, logo abaixo os produtos agrupados e em sua base os itens individuais.
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Métodos para desenvolver estimativas:
determinação do objetivo e da necessidade; estabelecimento do horizonte da estimativa; seleção da técnica mais apropriada; coleta e análise dos dados necessários; preparação da estimativa; monitoramento do desempenho. Administração da demanda: eficiência do processo e inovação; estrutura organizacional: foco; propriedade; balanceamento entre demanda e fornecimento.
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melhores práticas em planejamento da demanda:
planejamento e estimativa integrados; processo multifuncional de estimativas; técnicas estatísticas. acompanhamento do desempenho: entendimento das variações das estimativas e da demanda em relação ao número real como ferramenta de gestão da demanda. - “Identificar erros ou acurácia da estimativa é a primeira medida de desempenho que deve ser implementada no processo de planejamento da demanda.”
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