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Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,

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Apresentação em tema: "Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Mix Professor Geovani Carvalho

2 “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar, desde que saiba da sua existência”. (Berardi, 2004)

3 Marketing Mix – 4 P’s 1 - Produto ou Serviço “Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade”. (Kotler, 2008) Ele deve ser desejado pelo cliente, atender suas necessidades e expectativas.

4 Marketing Mix – 4 P’s 2 – Preço O preço faz parte do nosso dia a dia. Tudo que consumimos tem um preço, e ele leva vários nomes diferentes. Ex. Aluguel, tarifa, impostos, salário, etc.

5 Marketing Mix – 4 P’s 3 – Ponto de Distribuição O produto desejado pelo cliente deve estar disponível no momento certo, na quantidade certa e em perfeitas condições de consumo. A distribuição pode ser feita de diversas formas, através de diversos canais de distribuição.

6 Marketing Mix – 4 P’s Composto Promocional Meios que a empresa utiliza para se comunicar com o mercado-alvo. Meios mais utilizados: a)Propaganda; b)Promoção de vendas; c)Relações públicas e publicidade; d)Venda pessoal; e)Marketing direto.

7 Planejamento e estratégia do produto Produto Básico e Produto Ampliado Produto Básico é o produto que o consumidor efetivamente recebe. Ex. Celular, computador, refrigerante, biscoito, etc. Produto Ampliado é todo o produto com os benefícios que ele trará para quem o consume ou utiliza.

8 Planejamento e estratégia do produto Exemplos de produto ampliado: O celular oferece comunicação, entretenimento, ampliação dos relacionamentos, diversão, etc. O computador oferece comunicação, lazer, estudo, desenvolvimento de trabalhos, etc. Os alimentos saciam a fome, satisfazem desejos e proporcionam prazer.

9 Ciclo de vida do Produto Todo produto, assim como os seres vivos, tem um ciclo de vida. Este ciclo é iniciado com a introdução de um novo produto no mercado e tem seu fim com a morte deste, quando deixa de atender as necessidades dos consumidores, pelas quais ele foi criado. Cada produto tem um ciclo de vida diferente, que é afetado pela concorrência e pelas atualizações tecnológicas.

10 Ciclo de vida do Produto Estágio da Introdução Este estágio começa quando o produto é lançado no mercado. As vendas são iniciadas do zero, com tendência vagarosa a crescer. Neste estágio o investimento em divulgação e distribuição são altos, o volume de vendas é baixo, gerando baixa ou nenhuma lucratividade.

11 Ciclo de Vida do Produto Estratégias de marketing para o estágio da Introdução de novos produtos: Estratégia de desnatamento lento Estratégia de desnatamento rápido Estratégia de penetração lenta Estratégia de penetração rápida Preço Alto Baixo AltaBaixaPromoção

12 Ciclo de Vida do Produto Estágio do Crescimento O estágio do crescimento é marcado pela expansão das vendas do produto, consequentemente pelo aumento da lucratividade.

13 Ciclo de Vida do Produto Estágio da Maturidade É o estágio em que a lucratividade do produto atinge seu auge, porém traz grandes desafios para Gestão de Marketing, pois neste estágio o consumo se estabiliza.

14 Ciclo de Vida do Produto Estratégia de Marketing para o estágio de crescimento 1.Melhorar a qualidade do produto e acrescentar novos modelos; 2.Entrar em novos segmentos de mercados; 3.Mudanças na estratégia de promoção do produto.

15 Ciclo de Vida do Produto Estágio de Declínio As vendas declinam devido a: Avanços tecnológicos, mudanças no gosto do consumidor, aumento da competição com a entrada ou fortalecimento de novos concorrentes domésticos ou estrangeiros.

16 Ciclo de Vida do Produto Estratégias de marketing para o estágio do declínio: 1.Identificação dos produtos fracos; 2.Aumentar os investimentos da empresa para rejuvenescer a marca; 3.Decisão de abandonar a produção do produto.

17 Ciclo de Vida do Produto Estratégias de Marketing para o Estágio da Maturidade 1.Atrair novos usuários para produto; 2.Entrar em novos segmentos de mercado; 3.Conquistar os consumidores dos concorrentes; 4.Realizar modificações no produto; 5.Modificar o composto de Marketing.

18 Estratégias de Preço Uma empresa deve estabelecer o preço de seus produtos pela primeira vez quando os introduz no mercado. Neste momento a empresa define onde quer posicionar seu produto quando a preço e qualidade.

19 Estratégia de Preço 1.Estratégia Premium 2. Estratégia de valor 3. Estratégia de valor supremo 4. Estratégia de preço alto. 5. Estratégia de preço médio 6. Estratégia de valor médio 7. Estratégia de desconto 8. Estratégia de falsa economia 9. Estratégia de economia qualidade Alta Baixa AltoBaixomédio Preço médio

20 Formação do Preço de Venda Receita Custos Fixos Custos variáveis

21 Ponto de Equilíbrio Receita Quantidade

22 Critérios na determinação do preço de venda Preço de acordo com os custos da empresa; Preços de acordo com a concorrência; Preços de acordo com o mercado.

23 Estratégias de Preço Estratégia de desnatação; Estratégia de penetração.

24 Canais de Distribuição

25 Referências KOTLER, Philip – Administração de Marketing. 5ª edição, Editora Atlas – São Paulo, 2008. BERARDI, René Castro – Programa de Marketing e Propaganda: Desenvolvimento e Planejamento. 1ª edição, Editora Ibpex – Curitiba, 2004.


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