A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing."— Transcrição da apresentação:

1 - 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing Jogos de Empresas I Desenvolvimento de Produto e Mercado

2 - 2 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação: um dos principais fatores no processo de definição de um negócio Conceito e Missão Análise do ambiente interno e externo Estratégia Natureza do negócio de uma empresa. Segmentação de mercado Seleção do segmento-alvo Posicionamento de produto Estratégia de desenvolvimento de negócio Plano de ação Plano de marketing (produtos, preço, canais de distribuição e comunicação) Plano de produção Plano Financeiro Plano RH Objetivos Objetivo: São os resultados quantificados e específicos com base na seleção do segmento-alvo Adaptação de Kotler, Philip; “Marketing”, Edição Compacta; Editora Atlas; capítulo 3 (Marketing estratégico) Cada mercado é composto de segmentos distintos, consistindo de consumidores com diferentes necessidades, estilos de compra e diferentes respostas às ofertas de produtos. As empresas devem selecionar um segmento-alvo para aumentar as chances de satisfazer as necessidades específicas do segmento escolhido.

3 - 3 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação: exemplo, as variáveis de segmentação no mercado de sapatos no Brasil Geográfico Outros São Paulo Mulher Homem Sexo Idade > 25 =< 25 Classe Social Alta Uso do Sapato Social Esporte Descanso Média Baixa O perfil do consumidor (idade, sexo,..) O tamanho do segmento em vendas (quantidade e valor) O tipo de produto a oferecer O tipo de comunicação (propaganda,..) Canal de vendas Preço Os concorrentes a enfrentar A escolha do segmento- alvo determinará:

4 - 4 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Posicionamento Uma empresa normalmente não é a única a oferecer um determinado tipo de produto ao segmento-alvo. Existem os concorrentes que também tentarão atrair a atenção dos consumidores do segmento-alvo e vender seus produtos. Em linha geral, o posicionamento de um produto de uma empresa é a maneira como os consumidores o diferenciam dos produtos concorrentes. É como os consumidores percebem os benefícios e características de um produto em comparação com os dos outros produtos concorrentes. O posicionamento pode ser realizado através de características do produto, campanha de propaganda, preço,etc.. Exemplos de posicionamento: A campanha de propaganda da Pepsi há anos atrás: “A bebida da nova geração” incentivando os consumidores a trocar de produto e retratando a Coca-Cola bebida da velha geração. As campanhas do Carrefour: “Carrefour, sempre o menor preço”. Características funcionais do produto: Carros com air bag e freios ABS. Qualidade do produto: A campanha da Brastemp há anos atrás. A imagem de robustez dos carros da Volkswagen. Para fortalecer o posicionamento do produto, as empresas utilizam em campanhas de propaganda, o testemunhal, ou seja, um artista conhecido do segmento-alvo para influenciar os consumidores a seguir a sua recomendação e comprar o produto.

5 - 5 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Estratégias de Desenvolvimento de Negócios (crescimento) Produtos AtuaisNovos Produtos Mercados Atuais Novos Mercados Ampliação da Participação de Mercado Desenvolvimento de Produto DiversificaçãoDesenvolvimento de Mercado Ampliação da Participação de Mercado Desenvolvimento de Produto Desenvolvimento de Mercado Diversificação Aumento de vendas dentro do mercado atual através de esforço de marketing, ex. estimular o consumo dos clientes atuais, atrair clientes dos concorrentes. Aumento de vendas dentro do mercado atual através de desenvolvimento de melhorias nos produtos atuais e novas versões de produto Aumento de vendas através da introdução dos produtos atuais em novos mercados, tentando explorar novos mercados geográficos ou setores econômicos Aumento de vendas através da comercialização de novos produtos em novos mercados Adaptação de Kotler, Philip; “Marketing”, Edição Compacta; Editora Atlas; capítulo 3 (Marketing estratégico)

6 - 6 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Composto de Marketing: instrumento para implementação de estratégias de desenvolvimento de negócio Produto Preço Promoção (Comunicação) Praça (Canal de vendas) Nível de qualidade, características funcionais, versões de produto, marca, embalagem, garantias, assistência técnica, etc. Valor a ser pago, descontos por volume, formas de pagamento, etc. Propaganda, publicidade, venda pessoal, promoções, etc. Canais de vendas, cobertura da distribuição, pontos de vendas, comissões de vendas, locais de estoques, transporte, etc. O composto de marketing é um conjunto de variáveis que a empresa utilizará para implementar a estratégia e fornecer seus produtos e serviços aos clientes a fim de atingir os objetivos de vendas. O composto de marketing é dividido em 4 fatores, ou 4 “Ps” Na prática são utilizadas todas as variáveis dos 4 Ps para atender às necessidades dos clientes e superar os concorrentes a fim de atingir os objetivos.


Carregar ppt "- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google