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M A R K E T I N G REVOLUÇÃO INDUSTRIAL :O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL ERA MÍNIMO Os Primeiros Produtores Vendiam Seus Produtos Diretamente aos Consumidores.

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2 M A R K E T I N G

3 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL :O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL ERA MÍNIMO Os Primeiros Produtores Vendiam Seus Produtos Diretamente aos Consumidores Finais A Indústria e o Comércio só se desenvolveram através dos mercadores Não Havia Grandes Concentrações Urbanas

4 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW Necessidades Fisiológicas. Necessidade de Segurança. Necessidade de Relacionamento. Reconhecimento. Necessidade de Auto Realização

5 MARKETING No Brasil, o termo surgiu após 1950 nas primeiras Escolas de Administração No Brasil, o termo surgiu após 1950 nas primeiras Escolas de Administração. “É um processo gerencial pelo qual indivíduos obtém (com produtos ou serviços) o que necessitam, através da criação, oferta e troca de valores de produtos” (Kotler) O consumidor compra o produto (ou serviço) atribuindo valores às ofertas e, tais valores, decorrem de suas necessidades.O consumidor compra o produto (ou serviço) atribuindo valores às ofertas e, tais valores, decorrem de suas necessidades. Portanto, o produto (ou serviço) que oferecer maior VALOR por unidade monetária, será o escolhido. Portanto, o produto (ou serviço) que oferecer maior VALOR por unidade monetária, será o escolhido.

6 ERA KOTLER : Antes : Produzia-se somente para vender Depois : Produzia-se para satisfazer necessidades

7 DIFERENÇAS ENTRE “MARKETING” E “VENDAS” : Levitt : “A Venda enfoca as necessidades do Vendedor; o Marketing as do Comprador”. Drucker : “O objetivo final do Marketing é tornar a venda supérflua” Kotler : “O conceito de Marketing é uma orientação para o Cliente”

8 O “COMPOSTO DE MARKETING O “COMPOSTO DE MARKETING” (ou “Marketing Mix”) São as variáveis que buscam a oferta mais apropriada ao mercado alvo PRODUTOPONTO 1. PRODUTO 3. PONTO PREÇOPROMOÇÃO 2. PREÇO 4. PROMOÇÃO

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10 PRODUTO O PRODUTO CERTO PARA O MERCADO CERTO. Cor.Marca.Garantia.Embalagem.Posicionamento. Instruções de Uso.

11 O CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO: Nascimento. Crescimento Maturidade. Declínio.

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13 PREÇO O PREÇO CERTO PARA O MERCADO CERTO Condições de Venda. DESCONTOS Prazo de Pagamento Lista de Preços Para os Vendedores

14 PONTO O Tipo de Intermediário As Áreas Geográficas O Tipo de Transporte Armazenamento A Localização dos Clientes

15 O “COMPOSTO PROMOCIONAL”: Propaganda. Venda Pessoal. Promoção de Vendas. Relações Públicas. Publicidade. Merchandising.

16 POR QUE SURGEM INTERMEDIÁRIOS? Porque Aumentam a Eficiência do “Processo” de Trocas Ajustam a Quantidade Produzida Com a Consumida Transformam as Transações em Rotina FACILITAM O PROCESSO DE PESQUISA

17 O “INICIADOR”: O consumidor prefere sentir que ele está comprando porque assim ele decidiu O Objetivo é Fazer Com Que a Iniciativa Parta Primeiro do Consumidor, Sem Que Ele Se Dê Conta Disso.

18 O CONSUMIDOR : Para Estruturar Uma Abordagem Adequada e Eficiente, Pense de Que Forma Você Pode Influenciar o CONSUMIDOR CONSUMIDOR Nas Suas Decisões de Compra.

19 O “ELO DE VALOR” : “Sempre Que Um Consumidor em Potencial Falar em Preço, Há Interesse na Compra”. O Preço Poderá Ser : Muito Caro; Pouco Caro; Justo; ou Barato, dependendo do nível de interesse do consumidor

20 O CENTRO DO ALVO (Cliente Já Consome Nosso Produto) Toda a estratégia de Marketing deve estar voltada para : A Fidelização de Clientes; Bom Atendimento de Pós- Venda; Canais de Comunicação Abertos para o Mercado; Adequada Divulgação dos Benefícios do Produto.

21 HAVAIANAS: Um Produto Vencedor No Início Tratava-se de Um Produto Voltado Para as Classes Populares. Depois, Homens e Mulheres de Outras Classes Sociais Passaram a Utiliza-las.

22 PRECONCEITO: Um Erro Estratégico de Marketing. 40 % DA NOSSA POPULAÇÃO É COMPOSTA DE NEGROS. Trata-se de Um Mercado Descomunal, Pois Tanto Homens Quanto Mulheres Negras, Consomem Mais Produtos de Beleza Que os Brancos (Proporcionalmente).

23 COISAS DO BRASIL : O Crédito É Mais Difícil no Norte e No Nordeste do País. Santos e Padres Concorrem Com as Seguradoras. Portanto, Não É Possível Realizar Marketing de Qualidade Sem Conhecer a Fundo Nossa Cultura, Nossos Hábitos e Nossos Costumes.

24 “FOCO” DAS EMPRESAS E “POSICIONAMENTO” DOS PRODUTOS: Minalba Contraria Importante Regra do Marketing. Antarctica Tenta “Re-posicionar” Sua Marca, Rejuvenescendo-a

25 Miopia Crônica no Mercado de Refrigerantes: Os “Gigantes” Jamais Poderiam Competir Com os “Guerrilheiros”. A Arrogância da BIC: Em 1989 Ela Lançou Perfumes em Embalagens Descartáveis. Mas, os Consumidores Jamais Compraram Esse Tipo de Produto em Bancas de Jornais ou em Lojas de Conveniência.

26 OS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS : Estamos Modificando Nossos Hábitos Alimentares. As Pessoas Continuam Comendo, Mas em Outros Lugares. Pois, Em 80 Anos, Duplicou o Número de Restaurantes no Brasil. Os Produtos Estão Diminuindo de Tamanho. Aumentou a Quantidade de Produtos Pré- Prontos.

27 O NOVO MARKETING: 1) Queijo “Catupiry” Moderniza Sua Embalagem. 2) Depois de 100 Anos, Dois “Produtos Paradigmas” Continuam Vitoriosos: Coca-Cola e Aspirina. Livros em Supermercados: 3) Não é Que Não Gostemos de Ler. O Problema é Que o Livro Era Mal Distribuído e Pouco Promovido.

28 4) À Partir da Embalagem “PET” e de Alumínio, as Marcas de Refrigerantes “Guerrilheiras” Aumentaram as Suas Participações de Mercado. 5) Muitos Produtos Tiveram Sua Trajetória Radicalmente Alterada Pelas Circunstâncias: TUPPERWARE, KETCHUP HEINZ, LIQUID PAPER, BARBIE, CALÇAS LEVI’S (e Outros)


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