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ESTRATÉGIAS DE MKT PARA LÍDERES, DESAFIANTES, SEGUIDORES E NICHOS

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Apresentação em tema: "ESTRATÉGIAS DE MKT PARA LÍDERES, DESAFIANTES, SEGUIDORES E NICHOS"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIAS DE MKT PARA LÍDERES, DESAFIANTES, SEGUIDORES E NICHOS
1- ESTRATÉGIAS DE LÍDER DE MERCADO- lidera as demais em termos de preços, lançamentos de novos produtos, cobertura de distribuição e intensidade promocional: defender sua liderança:custos SONY, TOYOTA, COCA-COLA, GILLETTE  MICROSOFT – MONOPOLIO RECONHECIDO. Expandir o mercado atual Ações defensivas e ofensivas Aumento da participação de mercado a1) Novos usuários- Operadoras de celulares c/ novos planos.. Coca light....gillette match III...óleo de canola, girassol.... a2) Novos usos- fibras usadas em pranchas de surf / claraboias de casas, bicarbonato p/ odores na geladeira, chocolate/energia. a3) Intensificação de uso – programas de milhagem, shampoo.

2 ESTRATÉGIAS DE LÍDERES, SEGUIDORES E NICHOS
B) Defesa de participação de mercado – coca-cola x Pepsi, GillettexBic, McDonaldsxBurger King, KodakxFuji ??? “A resposta mais construtiva ao ataque é a inovação contínua”. Concentrar seus recursos onde vale a pena e reduzir a possibilidade de ataque:1- Baixar preços ou mantê-los elevados (premium), 3- melhorar características fortes do produto, 4- Menos propaganda p/ desenvolver consciência e aumento da propaganda de reposicionamento. B1) Defesa de posição – A simples defesa de posição é miopia de MKT diversificar negócios, adquirir novas empresas e outras ofertas. B2) Defesa de flanco- Barreiras proteger uma frente fraca, contra-ataque Ex: supermercado compram rede popular p/ enfrentar super bairros. lançamento de carros compactos p/ fazer frente ao produto concorrente. B3) Defesa contra-ofensiva- quando uma líder é atacada, um contra-ataque efetivo é invadir o principal território do concorrente, poder persuasivo(político) ou econômico  preço subsidiado p/ o produto. B4) Defesa Móvel – domínio sobre novos terrítórios – futuros ataques.

3 Estratégias de líderes.....
C) Expansão da participação de mercado- Quanto vale 1 ponto percentual de participação de mercado??depende do setor? $50 milhões, $120? Empresas c/ maior participação superaram concorrentes em 3 áreas: Normalmente desenvolveram ou acrescentaram novos produtos a sua linha; Aumentaram a qualidade do produto em relação ao concorrente; Empresas que aumentaram seus gastos de MKT – força de vendas, propaganda, promoção, serviço superior, bom financiamento, conhecimento do consumidor, estratégia de extensão de marca/familia

4 Estratégias de desafiantes.....
2- Estratégias de desafiantes de mercado- Empresas que ocupam segunda, terceira...posição em um setor industrial. Pepsi x Coca; Avis x Hertz; Canon x Xerox. Atacar a líder de mercado que deixa de atender às necessidades. Ex.: Xerox tirou mercado da 3M desenvolvendo melhor processo de cópias. Ataque frontal – ataque às forças do oponente + recursos. preço baixo e redução de custo. Ataque de Flanco(fraquezas)- geográfica: região negligenciada pela líder. Segmento: necessidades ñ atendidas- mudanças. Estratégia de qualidade média ou baixa e bem mais baratos. Estratégia de preços de prestígio- lançar produto superior e preços premium. Estratégia de proliferação de produtos(N sabores), estratégia de inovaçãoem serviços, distribuição, promoção intensa.

5 Estratégias de Seguidores e Nichos
3- Estratégias de Seguidoras de Mercado- Alto custo de desenvolvimento copiar ou melhorar. Sony x Panasonic. Contrafação – reproduz o produto e embalagem e vende de forma irregular no mercado negro. Vítimas: Rolex, DG. Clonagem- copia produtos, embalagem, distribuição, propaganda e até logomarca (montagem computadores). Imitação- Contribui para que a líder não seja acusada de monopólio. Copia algumas coisas e procedimentos da líder. Adaptação- Benchmarking – melhoramentos. Ex. Japão (Toyota tornou-se desafiante e depois líder – mesmo mercado). 4- Estratégias de Nichos- Especialização em um pequeno mercado cujas necessidades ñ estão sendo atendidas – rentáveis. Ex. especializar-se em entregas de presentes e embalagens, segmento diet, desenvolver softwares p/ médicos..., gravatas, lentes, delivery, HP (alta qualidade e preço), por canal(exclusivo)


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