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MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,

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Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,"— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS, 11 DE SETEMBRO DE 2008 Welber Barral Secretário

2 Objetivo e Desafios da Política de Desenvolvimento Produtivo – PDP Objetivo: Dar sustentabilidade ao atual ciclo de expansão Objetivo: Dar sustentabilidade ao atual ciclo de expansão Desafios: Ampliar a capacidade de oferta Ampliar a capacidade de oferta Manter o equilíbrio do Balanço de Pagamentos Manter o equilíbrio do Balanço de Pagamentos Elevar a capacidade de inovação Elevar a capacidade de inovação Fortalecer as MPEs Fortalecer as MPEs

3 Quatro Macrometas da PDP para 2010 Ampliar o Investimento fixo para 21% do PIB (R$ 610 bilhões) Ampliar o Investimento fixo para 21% do PIB (R$ 610 bilhões) Elevar o gasto privado em P&D para 0,65% do PIB (R$ 18,2 bilhões) Elevar o gasto privado em P&D para 0,65% do PIB (R$ 18,2 bilhões) Ampliar a participação nas exportações mundiais para 1,25% (US$ 209 bilhões) Ampliar a participação nas exportações mundiais para 1,25% (US$ 209 bilhões) Aumentar em 10% o número de MPEs exportadoras Aumentar em 10% o número de MPEs exportadoras

4 Objetivos da PDP para a Exportação Aumentar o número de empresas exportadoras Aumentar o número de empresas exportadoras Diversificar a pauta exportadora Diversificar a pauta exportadora Diversificar os países de destino das exportações Diversificar os países de destino das exportações Aumentar a participação de produtos com maior conteúdo tecnológico Aumentar a participação de produtos com maior conteúdo tecnológico

5 Estratégia Brasileira de Exportação A Estratégia Brasileira de Exportação tem por objetivo o aumento da competitividade brasileira frente ao novo panorama internacional de forma a ampliar a participação brasileira nas exportações mundiais

6 Estratégia Construção de consenso sobre a relevância do comércio exterior Articulação entre os órgãos governamentais que atuam no comércio exterior brasileiro Redução da duplicidade de iniciativas Alocação de responsabilidades e competências Estratégia Brasileira de Exportação

7 Aumentar a competitividade da base exportadora - Facilitar o acesso ao crédito - Desburocratizar e facilitar o comércio exterior - Melhorar a infra-estrutura de transportes Agregar valor às exportações - Incentivar a inovação nas empresas - Fomentar a eficiência das cadeias produtivas Aumentar a base exportadora - Promover a capacitação e o acesso à informação - Conceder apoio financeiro para exportações das pequenas empresas Macro-objetivos Estratégia Brasileira de Exportação

8 Ampliar o acesso a mercados - Ampliar a rede de acordos internacionais - Reforçar os instrumentos de inteligência e promoção comercial - Superar barreiras não-tarifárias às exportações brasileiras - Incentivar a internacionalização das empresas brasileiras Incrementar as exportações de serviços - Aprimorar os sistemas informação e gestão sobre o comércio de serviços - Ampliar o crédito e desonerar as exportações -Capacitar prestadores de serviços para o comércio exterior - Promover exportações de serviços Macro-objetivos Estratégia Brasileira de Exportação

9 - Aumentar a competitividade da base exportadora brasileira: R$ 21,0 bilhões - Agregar valor às exportações: R$ 4,2 bilhões - Aumentar a base exportadora: R$ 8,3 bilhões - Ampliar o acesso a mercados: R$ 9,6 milhões - Incrementar as exportações de serviços: R$ 1,0 bilhão INVESTIMENTO TOTAL: RS$ 34 BILHÕES (2008-2010) Orçamento envolvido (PPA, PAC, PDP E LOA) Estratégia Brasileira de Exportação

10 Atração de Investimentos O Brasil Hoje Democracia estável; Democracia estável; Idioma único; Idioma único; Importante player econômico e comercial; Importante player econômico e comercial; Sistema financeiro estável, atrativo e transparente; Sistema financeiro estável, atrativo e transparente; Rede avançada de transmissão de dados; Rede avançada de transmissão de dados; Mão-de-obra capacitada Mão-de-obra capacitada

11 Atrativos para o Investimento no Brasil  Mercado interno em expansão - mercado com mais de 180 milhões de habitantes; - PIB superior a US$ 1,3 trilhão;  Economia diversificada com forte inserção no mercado internacional - Investimentos na área de infra-estrutura - redução dos gargalos; - aumento da competitividade da economia brasileira (Programa de Aceleração do Crescimento - PAC).  Política de Desenvolvimento Produtivo  Investment Grade

12 Investimento Estrangeiro Direto – IED no Brasil

13 Investimentos Esperados – Principais Setores  Infra-Estrutura, Energia e Logística: R$ 503 bilhões em programas do PAC até 2010;  Sucroalcooleiro: US$ 33 bi até 2012, sendo US$ 23 bi na indústria e US$ 10 bi no cultivo e colheita;  Mineração: US$ 32 bilhões até 2011;  Siderúrgico: US$ 38,6 bilhões de 2007 a 2012;  Químico: US$ 20,3 bilhões até 2012;  Automotivo: US$ 20 bilhões até 2010;  Papel e Celulose: US$ 7,9 bilhões até 2012.

14 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Obrigado MANAUS, 11 DE SETEMBRO DE 2008 Welber Barral Secretário


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