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CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.

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1 CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

2  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado pela Diretoria de Relações Industriais e Institucionais da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.  O CIN oferece um portfólio completo de recursos e ferramentas essenciais para permitir às empresas acesso ao mercado externo, contribuindo para consolidação de sua presença no cenário internacional. CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

3  Promoção das Exportações  Prospecção de Mercados  Capacitação Empresarial  Estudos e Diagnósticos  Certificação de Origem  Parcerias Internacionais ÁREAS DE ATUAÇÃO

4  Identificação de oportunidades comerciais nos diversos continentes;  Realização de missões empresariais ao exterior;  Apoio e orientação para participação em feiras Internacionais;  Elaboração de projetos de exportação. PROMOÇÃO DAS EXPORTAÇÕES INSTRUMENTOS PARA ASSESSORAR A INSERÇÃO DE EMPRESAS NO COMÉRCIO INTERNACIONAL

5 START EXPORT PROGRAMA DE CONSULTORIA E CAPACITAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA CATARINENSE  Desenvolvimento de visão estratégica do mercado internacional;  Definição de objetivos e metas na exportação;  Estruturação de atividades e processos internos relacionados a exportação;  Capacitação e qualificação de pessoal interno em comércio exterior;  Identificação e análise de potenciais mercados importadores;  Realização de contatos comerciais buscando a concretização de negócios;  Priorização, execução e acompanhamento de ações para otimizar as exportações. PROMOÇÃO DAS EXPORTAÇÕES

6  Listagens de importadores e exportadores estrangeiros;  Estatísticas de importação e exportação no Brasil e no exterior;  Visitas técnicas em empresas e instituições no exterior;  Pesquisas de mercado;  Panorama de países e análises setoriais;  Informações sobre legislação internacional e tratamento alfandegário de produtos. PROSPECÇÃO DE MERCADOS PARCERIAS COM OS PRINCIPAIS ORGANISMOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA

7  Dados socioeconômicos do país estudado;  Principais vantagens e barreiras no acesso ao mercado;  Estatísticas do intercâmbio comercial entre o país estudado e Santa Catarina - Brasil;  Análise da concorrência interna;  Relação produto/mercado (posição e desempenho do produto no mercado);  Potenciais importadores. GATE PESQUISA DE MERCADO VOLTADA ÀS EMPRESAS QUE PRETENDEM CONHECER NOVOS MERCADOS OU EXPORTAR SEUS PRODUTOS PROSPECÇÃO DE MERCADOS

8 CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL CURSOS, WORKSHOPS E PALESTRAS QUE O CIN PROMOVE, EM PARCERIA COM INSTITUIÇÕES DE RENOME NACIONAL E INTERNACIONAL, OFERECEM A CAPACITAÇÃO NECESSÁRIA EM COMÉRCIO INTERNACIONAL ÀS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS  Internacionalização de pequenas e médias empresas;  Incentivos fiscais e creditícios voltados ao comércio exterior;  Marketing internacional;  Negociações internacionais;  Contratos operacionais de exportação e de importação;  Legislação e despacho aduaneiro, entre outros.

9  Diagnóstico do setor exportador catarinense;  Estudos setoriais de exportação;  Análise do comércio exterior catarinense. ESTUDOS E DIAGNÓSTICOS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELO CIN IDENTIFICAM AS DIFICULDADES E BARREIRAS QUE AS EMPRESAS CATARINENSES ENFRENTAM AO EXPORTAR

10 CERTIFICAÇÃO DE ORIGEM O CERTIFICADO DE ORIGEM FIESC ATESTA OFICIALMENTE A ORIGEM DO PRODUTO, REDUZ OS CUSTOS DE EXPORTAÇÃO E GARANTE A COMPETITIVIDADE NA CONQUISTA DE MERCADOS  Acesso preferencial aos países onde o Brasil mantém acordos comerciais;  Processo de emissão descentralizado;  Sistema de Certificação de Origem Digital – COD Brasil

11 UNIDADE DE ATENDIMENTO APEX BRASIL  Promove as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuindo para a internacionalização de empresas brasileiras, o fortalecimento da imagem do país e intensificando a atração de investimentos;  A Unidade de Atendimento – CIN/SC foi lançada em abril de 2009 e objetiva aproximar as iniciativas da APEX Brasil às empresas catarinenses;  Fruto do convênio CNI / APEX Brasil / FIESC. AGÊNCIA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES E INVESTIMENTOS – APEX BRASIL

12  O CIN identifica, seleciona e divulga oportunidades internacionais sistematicamente;  Empresas que buscam novas tecnologias, acordos de representação, transferência de know-how e subcontratação industrial, encontram no CIN informações necessárias para a prospecção de parcerias em outros países;  São oferecidos programas internacionais de promoção comercial e cooperação empresarial junto às instituições de diversos países. PARCERIAS INTERNACIONAIS PARA OBTER MAIOR PROJEÇÃO NO EXTERIOR E PERMITIR A ABERTURA DE NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

13 MUITO OBRIGADO! Arturo Muttoni Deambrosis Analista de Comércio Internacional CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS Tel.: (48) 3231-4651 Fax: (48) 3231-4669 E-mail: cin@fiescnet.com.br http://www.fiescnet.com.br/cin INFORMAÇÕES ADICIONAIS

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