A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E VITRINE DO EXPORTADOR (VE) Roberto Dantas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E VITRINE DO EXPORTADOR (VE) Roberto Dantas."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E VITRINE DO EXPORTADOR (VE) Roberto Dantas

2 Objetivo Geral Integrar ações e projetos de promoção da cultura exportadora por meio da construção de mapas estratégicos de comércio exterior ou planos de ação com a finalidade de aumentar e qualificar a base exportadora.

3 Objetivos Específicos Articular ações de treinamento visando à institucionalização da cultura exportadora nas UFs Fomentar políticas estaduais alinhadas à Política de Comércio Exterior e da Cultura Exportadora Integrar ações de capacitação e treinamento disponibilizadas por entidades públicas e privadas em torno de objetivos comuns

4 Objetivos Específicos (cont.) Facilitar o diálogo entre parceiros e participantes através da institucionalização de “Comunidade de Prática” Apoiar a internacionalização das cadeias produtivas Aumentar a base exportadora de Pequenas e Médias Empresas Coordenar ações e esforços em parceria com os Estados

5 Parceiros APEX Brasil BASA BB BNDES BRDE CAIXA CNI CORREIOS MAPA MDIC OCB SEBRAE SENAC SENAI SUFRAMA Total: 15

6 Proposta de Eixos para os Mapas Estratégicos de Comércio Exterior Cultura exportadora: capacitação, sensibilização, encontros Inteligência Comercial e Competitiva: estudos, pesquisas de mercado, panoramas e cooperação técnica Ambiente de negócios: apoio técnico, certificação, adequação tecnológica, simplificação de processos, crédito, financiamento e incentivos tributários

7 Proposta de Eixos para os Mapas Estratégicos de Comércio Exterior Diversificação e qualificação da pauta exportadora: projetos de apoio e fomento a novas tecnologias e setores potenciais, articulação com comerciais exportadoras Promoção comercial: missões comerciais, participações em feiras internacionais, centros de negócios no exterior, rodadas de negócios, consultoria, ferramentas virtuais de promoção, promoção de imagem, gestão de marcas

8 Histórico 07/04 – Lançamento da iniciativa durante reunião do FONSEIC De 11/04 a 10/11 – Realizadas 23 reuniões entre as entidades parceiras e os pontos focais das Unidades da Federação para definição e consolidação dos mapas estratégicos e planos de ação. 01/12 – Reunião CONSEDIC, em Curitiba, no ENCOMEX MERCOSUL

9 UF com propostas consolidadas AC AL AP AM BA CE ES GO TOTAL: 22 MA MT MG PA PB PR PE PI RS RO RR SC SE TO

10 Perfil do PNCE Temporalidade: 2012 a 2015 Abrangência: 22 Estados participantes Produtos: 14 Mapas Estratégicos de Comércio Exterior e 8 Planos de Ação da Cultura Exportadora Eixos: (i) Cultura exportadora (ii) Inteligência Comercial Competitiva (iii) Ambiente de Negócios (iv) Diversificação e Qualificação da Pauta Exportadora (v) Promoção Comercial

11 Sugestão de Mapas Estratégicos de Comércio Exterior Estados exportadores, com potencial exportador Número considerável de empresas com potencial exportador Ambiente institucional favorável às exportações Possibilidade de trabalhar os 5 eixos AM, BA, CE, ES, GO, MA, MT, MG, PA, PR, PE, PI, RS e SC Ex: AM, BA, CE, ES, GO, MA, MT, MG, PA, PR, PE, PI, RS e SC

12 Sugestão de Plano de Ação da Cultura Exportadora Número reduzido de empresas com potencial exportador Ambiente institucional desfavorável para as exportações Foco no trabalho de base (capacitação e sensibilização) AC, AL, AP, PB, RO, RR, SE e TO Ex: AC, AL, AP, PB, RO, RR, SE e TO

13 PRÓXIMOS PASSOS: resultados Março/Abril: entrega oficial dos Mapas e início da implementação do Plano Nacional nas 22 Unidades da Federação participantes Abril /Maio 2012 início das operações da 1ª fase do Sistema de Informações Gerencias; acompanhamento e monitoramento.

14 A Vitrine do Exportador (VE) é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de divulgar as empresas brasileiras e seus produtos no mercado internacional. A nova versão do serviço busca integrar as diversas ações desenvolvidas por órgãos governamentais nesta área, de forma a potencializar e aglutinar esforços para proporcionar maior visibilidade aos exportadores brasileiros. Vitrine do Exportador

15 Pesquisa com novos critérios de busca Nome da empresa Setor de atividade Produto (SH-6 ou nome) Região de destino Faixa de valor Setor em destaque Área destinada a prestar informações como estatísticas, mercados, órgãos, entidades e sites relacionados buscando maior interatividade com o usuário, destacando o setor durante período determinado pela equipe da VE Conhecendo o Brasil Área específica com informações sobre o Brasil Balcão de Negócios O site disponibiliza um formulário de envio de propostas de potenciais importadores proporcionando contato direto com a empresa exportadora ou potencial exportadora. Vitrine do Exportador - Funcionalidades

16  Ferramentas mais dinâmicas e modernas;  Possibilidade de inclusão de vídeo, fotos e aplicativo de geolocalização da empresa;  Inclusão de projetos participantes(Apex, BB, etc.);  Informações de dados comerciais, descrição da empresa, principais mercados e produtos exportados;  Área com formulário para propostas de negócios Vitrine do Exportador - Vitrine Virtual

17

18

19

20

21 Empresas que não exportam, mas tem potencial exportador, podem participar como Potencial Exportador. Encaminhar o formulário online disponível no site em “Potencial Exportador > Solicite adesão”. Potencial Exportador

22 MUITO OBRIGADO! Roberto Dantas Diretor do Depla/Secex


Carregar ppt "PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E VITRINE DO EXPORTADOR (VE) Roberto Dantas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google