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Classificação de Mercadorias

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Apresentação em tema: "Classificação de Mercadorias"— Transcrição da apresentação:

1 Classificação de Mercadorias
Workshop Classificação de Mercadorias

2 CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS DO CEARÁ
Unidade da Federação das Indústrias do Estado do Ceará que tem por objetivo fomentar a geração de negócios entre as empresas cearenses e estrangeiras em todo mundo por meio da prestação de serviços de apoio ao exportador. Faz parte da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios coordenadora pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). - 3º CIN do Brasil. - 1º CIN do Nordeste. - 1º a disponibilizar informações industriais na internet. - 1º a disponibilizar dados estatísticos na Internet.

3 PRINCIPAIS PRODUTOS E SERVIÇOS
Balcão de Atendimento Capacitação Empresarial Ceará em Comex Certificado de Origem Inteligência Comercial Promoção Comercial no Exterior (missões, encontros e feiras)‏ Commercial Counter DHL Parcerias internacionais Unidade de Atendimento Apex-Brasil

4 Decisão Estratégica Empresarial
EXPORTAÇÃO: Decisão Estratégica Empresarial Pontos-chave para análise: Planejamento Investimento Conhecimento

5 PLANEJAMENTO DA EXPORTAÇÃO
Para quê planejar? Nenhuma operação de exportação pode levar ao sucesso sem um planejamento minucioso. PERGUNTAS BÁSICAS: Porque Exportar? Como não exportar? Quem pode exportar? O que exportar? Para onde exportar?

6 PROSPECÇÃO DE MERCADOS INTERNACIONAIS Levantamento de Dados
Tipos de Pesquisa de Mercado Pesquisa de campo (in loco): coleta de informações no próprio mercado-alvo (Viagem de Negócios, Consultoria especializada, Feiras e outros Eventos Internacionais). Desk research (pesquisa de mercado secundária): coleta de dados já existentes em diversas e diferentes fontes de informação .

7 LEVANTAMENTO DE DADOS Dados Primários:
Nos estudos de mercado, são aqueles fornecidos diretamente pelo consumidor. É caracterizado pela possibilidade de conhecermos cada mercado individualmente. Dados Secundários: Dado obtido quando não tem acesso ao dado primário. Neste caso, a informação já foi processada e o que se tem é um sumário preparado no formato de tabela, gráfico, estatística etc. Usado quando não se tem qualquer informação sobre o mercado para que se possa planejar uma pesquisa, e assim, fazer o levantamento dos dados primários.

8 PONTOS PARA O SUCESSO DA PESQUISA:
Estabelecer claramente os objetivos da pesquisa; Definir metodologia que será utilizada; Seleção cuidadosa das fontes; Organização dos dados coletados; Obtenção de conclusões práticas.

9 CLASSIFICAÇÃO FISCAL DA MERCADORIA
Identificação de mercadorias no comércio internacional, permitindo a realização de estatísticas e a orientação da tributação de produtos no comércio internacional. Leva em consideração a origem, matéria constitutiva e aplicação da mercadoria. O Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai adotam, desde janeiro de 1995, a Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM), que tem por base o Sistema Harmonizado (1985).

10 CLASSIFICAÇÃO FISCAL DA MERCADORIA
Conhecimento das especificações do produto; Regras Gerais para Interpretação do Sistema Harmonizado, estabelecem as regras gerais de classificação das mercadorias na nomenclatura; Notas Explicativas do Sistema Harmonizado - NESH, Manuais de Classificação, fornecem esclarecimentos e interpretam o Sistema Harmonizado.

11 CLASSIFICAÇÃO FISCAL DA MERCADORIA
A sistemática de classificação dos códigos na Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) obedece à seguinte estrutura: Animais reprodutores de raça pura, da espécie ovina, prenhe ou com cria ao pé. Capítulo (02 primeiros dígitos); Posição (04 primeiros dígitos); Subposição (06 primeiros dígitos); Ítem (7º dígito); Subítem (8º dígito).

12 CLASSIFICAÇÃO FISCAL DA MERCADORIA
Dúvidas na Classificação? Encaminhar consulta, escrita, à Secretaria da Receita Federal (SRF), por intermédio da Coordenação-Geral do Sistema Aduaneiro e da Superintendência Regional da Receita Federal. Site:

13 SITES E FERRAMENTAS DE APOIO À IC EM COMEX
MDIC: Classificação Fiscal de Mercadorias – NCM; Empresas Exportadoras e Importadoras. Portal do Exportador: Alice Web; Aprendendo a Exportar; Feiras e Eventos; Radar Comercial; Vitrine do Exportador;

14 SITES E FERRAMENTAS DE APOIO À IC EM COMEX
Braziltradenet: Ofertas de Exportação Brasileira; Demandas de Importação de Produtos Brasileiros; Pesquisa de Mercado; Coleção “Como Exportar”; Trade Map; Mac Map.

15 Centro Internacional de Negócios – CIN Telefone: 85 3421-5420
CONTATO Beatriz Bezerra Centro Internacional de Negócios – CIN Telefone:


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