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ASSINTECAL INTELIGÊNCIA COMERCIAL Reunião IC Grupo Moda – Brasília – Apex Brasil - 6/4/2010.

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Apresentação em tema: "ASSINTECAL INTELIGÊNCIA COMERCIAL Reunião IC Grupo Moda – Brasília – Apex Brasil - 6/4/2010."— Transcrição da apresentação:

1 ASSINTECAL INTELIGÊNCIA COMERCIAL Reunião IC Grupo Moda – Brasília – Apex Brasil - 6/4/2010

2 ESTRUTURA DO SISINFO Entrega Produtos Captação de demandas e oportunidades externas Gestão integrada com todos setores da Associação GerênciaLíder de equipe Assistente de Informações Assistente de Relacionamento Clientes Consultorias externas Inteligência Comercial / Estudos de Mercado TI Gestão de softwares

3 ESTRUTURA DO SISINFO SISINFO Relacionamento Central de Serviços MarketingInstitucional Mercado Interno InternacionalNAGIDesignFinanceiroAdministrativo

4 ESTRUTURA DO SISINFO Mercado Interno Institucional Design Marketing Informações estratégicas e dinamismo da cadeia coureiro-calçadista brasileira (Estudo dos Pólos, Análise de Cenário, IAPC, Estudo da Quantificação, mailings) Subsídios/informações estratégicas para as negociações setoriais (acordos e pleitos) Veículos de mídia/divulgação do setor de componentes (seleção de canais de mídia, disseminação para públicos de interesse) Monitoramento dos lançamentos de produtos e informações estratégicas dos países referência na produção de calçados com design/diferenciação (Fórum de Inspirações, Missões Design Estratégico, mailings) Central de Serviços Informações personalizadas/situacionais (estudos, pesquisas, relatórios, mailings)

5 ENTREGA DE PRODUTOS

6 PRODUTOS DO SISINFO Estudo de Mercado Internacional; Estudo dos Pólos Calçadistas Brasileiros; Pesquisa da Quantificação do Uso de Materiais na Indústria Calçadista; Pesquisa Personalizada; Análise de Cenário; Índice Assintecal de Produção Calçadista – IAPC; Estatísticas do setor de componentes; Guia do Viajante; Mailings de empresas (nacionais e internacionais); Planejamento Estratégico Anual (Cenários)

7 Para elaboração dos produtos e principalmente atender ao foco estratégico dos empresários, faz-se necessária a aplicação de cinco métodos trabalhados pela entidade. SISINFO ASSINTECAL Planejam ento Coleta Análise Final Dissemin ação Avaliação PRODUTOS DO SISINFO

8 ESTUDOS DE MERCADO INTERNACIONAL São publicações que trazem informações dos principais países fabricantes e consumidores de calçados do mundo, oportunidades estratégicas, indicadores macroeconômicos, análise da oferta e demanda, identificação dos principais fornecedores e compradores, números sobre produção, tarifas, alíquotas e barreiras não-tarifárias, políticas governamentais, produtos e suas especificações. Para complementar e validar os dados encontrados em fontes secundárias, elaboramos a Ficha de Inteligência Comercial do Mercado Externo (FIC-ME) para ser preenchida pelo representante da Assintecal que for a um evento internacional. Os estudos são desenvolvidos de acordo com a estratégia do PSI, cronograma de ações da Assintecal e período de defasagem.

9 85 PAÍSES Atualizado 2009/10 Atualizado 2008 Atualizado 2007 Atualizado 2006 ESTUDOS DE MERCADO INTERNACIONAL

10 A Assintecal com o apoio da Apex-Brasil adquire alguns estudos do exterior, a fim de melhorar o acervo e base de dados para a elaboração de nossos estudos e pesquisas. Parceiros: Icon Group Data monitor Fredonia Group Golbal Analystis ESTUDOS DE MERCADO INTERNACIONAL

11 CRM A Assintecal passou pelo grande desafiou de implantação de um CRM em 2005, e desde então vem adaptando-o às reais necessidades da entidade, afim de que toda instituição tenha acessos adequados às necessidades de cada usuário. A base de gestão de clientes é mais do que uma ferramenta interna – ela atende às aspirações de contatos comerciais dos empresários.

12 Melhorar a comunicação entre setores da associação; Buscar a confiabilidade das informações; Reduzir a duplicação de informações provenientes de sistemas externos e controles paralelos; Qualificar as informações contidas na ferramenta; Conhecer contatos estratégicos de cada uma das empresas e agentes do setor; Aperfeiçoar o envio de comunicados/newsletter, reduzindo gradativamente o número de e- mails inválidos; Busca de empresas clientes e prospects dos participantes do PSI (beneficiários finais); Gerar e disponibilizar informações de toda base; Tornar o CRM um sistema facilitador para geração de negócios. CONSIDERAÇÕES RELEVANTES PARA A IMPLANTAÇÃO DE CRM

13 ESTATÍSTICAS SOBRE OS SEGMENTOS DO SETOR DE COMPONENTES Produto de informação rápido e atualizado, consolidado em dados estatísticos de importação, exportação e balança comercial do setor de componentes. Estes dados são fundamentais para o empreendedor – atendendo sempre às necessidades empresariais independente do grau de maturidade dos mesmos: iniciante com seleção dos mercados-alvo para exportação, exportador regular com necessidade de avançar no mercado externo, avançados em busca de internacionalização.

14 PESQUISA PERSONALIZADA Atende especificamente os interesses da empresa solicitante. Pode ser uma pesquisa sobre um segmento específico do setor de componentes, ou uma análise detalhada de um produto (SH) em determinado país. Algumas das informações contempladas são: Valor e volume importado pelo país; Preço médio dos produtos importados pelo país; Evolução das importações do país; Análise da concorrência estrangeira no país-alvo; Relação de potenciais clientes (fabricantes, distribuidores e representantes); Análise de potencial; Exportações e participação brasileira no mercado.

15 EVENTO ANÁLISE DE CENÁRIOS O evento Análise de Cenário para o Planejamento Empresarial explora tendências e previsões políticas, macroeconômicas e setoriais por meio da explanação feita por profissionais renomados. Destinado para que os empresários do setor coureiro-calçadista possam analisar e se preparar para a elaboração do Planejamento Estratégico de suas empresas.

16 Oportunidades Prospects (CRM) Estudo Mercado Show Room Contato comercial Feira/Evento Disseminação para empresários (portal) Potenciais fornecedores Oportunidade Negócio Controle de oportunidades x fornecedores (CRM) Follow Up IC GERANDO NEGÓCIOS PlanejamentoAçãoCRMAcompanhamento Concretização de negócio

17 PRINCIPAIS FONTES Fontes SecundáriasFontes Primárias Fontes do Conhecimento Banco Central do Brasil, MTE, Receita, ALADI, Apex- Brasil, BITD, SIICEX,CIA, Comunidad Andina, Cuero Net, FAO, Global 21, Global Production, ICEX, IVEX, ITC, INTRACEN, Leather International Magazine, MERCOSUL, OTEXA, OMC, ProExport, SICE, EFTA, Satra, Serma, COMTRADE Exclusivo, IMPE, MDIC-Alice Web Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Radar Comercial, Receita Federal Vitrine do Exportador Ficha de Inteligência Comercial; Prospecção de Mercado/ pesquisa de campo; Feiras; Missão Comercial; Projeto Comprador; Redes Comerciais; Empresários Representante da Assintecal em feiras e missões; Chat By Brasil

18 IC NO PSI - INSTRUMENTOS DE DIFUSÃO Planejamento Estratégico (construção do PSI); Reuniões de grupos/consórcios - detalhamento de informações e oportunidades de negócios nos mercados; Reuniões de pré-feira/preparatórias para missões; Chats (pós); Atendimento através do Núcleo de Relacionamento e Central de Serviços.

19 Fontes desatualizadas; Fontes não-confiáveis; Mensuração da produção de componentes; Mensuração do Comércio Internacional de componentes – análise de NCMs; Entidades representativas do setor no exterior com baixo nível de atualização e confiabilidade. IC NO PSI - DIFICULDADES

20 Desenvolvimento de projetos de Relacionamento (ex.: China); Gestão de Informações junto aos canais de distribuição e plataformas comerciais; Integração de bases comuns (gestão clientes) entre as associações brasileiras. IC NO PSI - OPORTUNIDADES

21 UIC APEX-BRASIL x ENTIDADES Importância de estruturação de definição da atuação das estruturas de IC das entidades setoriais e da UIC Apex de forma a não haver sobreposição e mais do que isso – otimização das ações e focadas nas necessidades dos setores e projetos Alguns pontos relevantes na discussão na atuação da UIC Apex-Brasil e entidades:: Construção de sistemas de monitoramento das exportações por empresas participantes do PSI; Integração de atividades e ferramentas de IC junto as entidades; Acesso a bases e estudos de grandes centros de estudos; Exercício de identificação dos países alvo para construção do PSI; Monitoramento de resultados e novas oportunidades

22 OBRIGADO!


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