A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas Fortaleza/CE, 07 de julho 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas Fortaleza/CE, 07 de julho 2009."— Transcrição da apresentação:

1

2 Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas Fortaleza/CE, 07 de julho 2009

3 Política de Desenvolvimento Produtivo Macrometas: - Ampliação do Investimento Fixo - Elevação do gasto privado em P&D - Ampliação das exportações Dinamização das MPEs: Meta 2010: aumentar em 10% o número de MPE exportadoras Posição 2007: empresas (Funcex) Desafio

4 Meta do Programa -Atender empresas até 2010; -Inserir empresas no mercado internacional.

5 Visão A visão de internacionalização do Sebrae para as MPE: - Fomento às exportações; - Novas modalidades de internacionalização; - Necessidade de preparar as MPE para enfrentar maior concorrência no mercado doméstico decorrente da abertura da economia; - Oportunidades a serem exploradas pelas MPEs como demandantes e destinatárias de bens, serviços e tecnologia provenientes do mercado externo e como parceiras de empresas do exterior em empreendimentos voltados para o mercado doméstico.

6 Aumentar o número de MPEs exportadoras e o volume e a qualidade de suas exportações; fomentar e consolidar a articulação e integração das MPEs ao mercado mundial; preparar a MPE para um mercado doméstico cada vez mais globalizado. Objetivos do Programa

7 No segmento das empresas que exportam ou já exportaram: empresas iniciantes empresas descontínuas empresas desistentes empresas exportadoras contínuas No segmento das empresas que nunca participaram do mercado externo: potenciais ou empresas prontas para exportar. Público-alvo do Programa

8 Internacionalização Conceito: Processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com mercados/países fora de sua base de origem.

9 Modelo de Atendimento Formas de atender: Cliente Individual On-line Presencial Grupos de empresas – coletivo On-line Presencial

10 Modelo de Atendimento Individual

11 Modelo de Atendimento Fase Forma de atendimento Local de atendimento IAuto-atendimentoOnline – virtual IIPresencialNo Sebrae IIIPresencial Na empresa/local de produção do cliente

12 Internacionalização on-line: Autodiagnóstico Cursos online Informações Guia de Exportação Glossário Programas de Apoio (parceiros: Apex, BB, MDIC) Publicações Banco de notícias Informações úteis Links interessantes Eventos

13 Página Inicial do site

14 Autodiagnóstico on-line

15 Cursos on-line gratuitos

16 Cursos Planejando para Exportar Procedimentos para exportação Inscrições abertas até 15/07!

17 Internacionalização - Ações presenciais Atendimento presencial: Atendimento Individual Atendimento Coletivo Capacitação Consultoria Plano de Qualificação Plano de Internacionalização Soluções compartilhadas com parceiros, atendimento diferenciado (ex.: Convenio com o BB)*

18 Parceria Banco do Brasil -Convênio de Cooperação Técnica Pacote de produtos e soluções para MPE aderente ao Programa de Internacionalização

19 Modelo de Atendimento Coletivo FASE ZERO: Identificação de empreas FASE I: Avaliação de potencial e plano de internacionalização coletivo FASE II: Qualificação Empresarial FASE III: Ações de mercado, promoção comercial e comercialização

20 Estratégia diferenciada para a MPE Foco no mercado!

21 Vendas X Acesso a Mercados SEM FOCO - É COMPRADO Imediato - desconhece mercado - alvo - subsistência ABORDAGENS FOCO EM VENDA Curto prazo – sem seleção – vendas imediatas FOCO EM ACESSO A MERCADOS Longo prazo – potencial de mercado – posição permanente (estratégia)

22 Mudança de paradigmas Ser comprado Acesso a mercado Preço Estratégia Posicionamento

23 Trabalho fundamentado em diagnóstico das reais possibilidades de cada empresa; Ações continuadas e integradas; Foco das ações no mercado; Foco em resultado; Construção de competências na empresa; Custos dentro da realidade da MPE; Programa disponível em todo o território nacional; Diferenciais do Programa

24 Parcerias Internas Internas: - Sebrae Nacional: Unidades de Conhecimento, Unidade de Atendimento Individual,Unidades de Atendimento Coletivo; - Sebrae/UF: CE, ES, RS, RJ e SC

25 O Sebrae atua na preparação das MPEs somando esforços com Parceiros Atuação do Sebrae com parceiros Promoção Comercial Logística Preparação Inteligência de Mercado Ambiente Favorável Acesso a Mercados

26 Parcerias externas

27 Programa Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas O programa que vai dar lucro no Brasil e no exterior

28 Programa de Internacionalização das MPE do Ceará Setores a serem atendidos Artesanato, móveis, gráfico & de embalagens, bolsas e calçados, jóias folheadas, cosmética & perfumaria & saneantes, confecções, petróleo & gás, piscicultura, redes de dormir, apícola, frutas e outros.

29 Programa de Internacionalização das MPE do Ceará Fase 1 – Avaliação de Potencial e Plano Coletivo de Internacionalização A Fase 1 do Programa está voltada para o mapeamento individual e coletivo do potencial exportador das empresas candidatas. Produto entregue às MPE: Plano de Internacionalização

30 Programa de Internacionalização das MPE do Ceará Fase 2 – Qualificação Empresarial O processo de qualificação objetiva superar as deficiências empresariais detectadas pelo diagnóstico realizado in loco e preparar/certificar as empresas para a Fase 3. Produtos entregues às MPE: Cursos e consultorias para internacionalização

31 Programa de Internacionalização das MPE do Ceará Fase 3 – Ações de Mercado, Promoção Comercial e Comercialização Durante a Fase 3, os grupos de empresas desenvolverão diversas ações de promoção comercial, com ênfase em prospecção de mercado, missões técnicas e comerciais, rodadas de negócios e estratégias de comercialização direta ou indireta de seus produtos. Mercados-alvo: Portugal, Espanha, países Africanos de língua portuguesa, Alemanha e EUA.

32 Programa de Internacionalização das MPE do Ceará Parceiros: COMISSÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR

33 Programa de Internacionalização das MPE do Ceará CONTATOS: Unidade de Acesso a Mercados Marta Campêlo – (85) Mônica Tomé – (85)


Carregar ppt "Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas Fortaleza/CE, 07 de julho 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google