Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013
2
Missão do SEBRAE Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional. Presença nas 27 UF, cerca de 700 pontos de atendimentos 6,0 mil funcionários e 9,1 mil credenciados É importante explicar a constituição jurídica do Sebrae, suas fontes de financiamento (contribuição de % sobre a folha de pagamentos das médias e grandes empresas), composição do conselho e da diretoria, papel do Sebrae Nacional e dos SEBRAE UF. Ressaltar que o Sebrae, apesar de ser do Sistema S, não tem a mesma constituição e finalidade do SENAI, SESI, etc. Definir o que é EPP, público alvo da atuação do Sistema Sebrae, mas que podemos trabalhar com empresas de porte maiores, desde que não sejam beneficiadas com subsídio financeiro do Sebrae. Deixar claro que o Sebrae é especialista em micro e pequenas empresas, sabe como abordar este público, tem linguagem apropriada e soluções adequadas. Comentar que o Sebrae está completando 40 anos em 2012, o que demonstra a experiência da instituição.
4
Fonte: RAIS/MTE, IBGE, CAGED e FUNCEX
8
ESTRUTURA SEBRAE Unidades de Atuação Finalística
Unidades de Conhecimento e Articulação Unidades de Suporte e Gestão
10
Formas de Atuação APL EP SEBRAE Grupo de Empresas Núcleos Franquias
Rede de Associação Cooperativas Consórcio Núcleos Setoriais Grupo de Empresas Franquias
11
Atendimento Projetos coletivos, com ações específicas para o setor, de acordo com a demanda do grupo de empresas do território em que estão inseridas. Sebrae/UF Parceiros Ações de atendimento individual, conforme demanda identificada por meio de um diagnóstico empresarial
12
Carteira de Madeira e Móveis
28 projetos sob gestão dos Sebrae/UF, distribuídos em 13 estados Ações relacionadas à inovação de produtos e processos, com vistas ao aumento da competitividade e ampliação de mercados 1.717 empresas atendidas em 2012 9 projetos sob gestão de parceiros, distribuídos em 9 estados Ações focadas na questão ambiental e inovação 181 empresas atendidas em 2012
13
Distribuição dos projetos
14
PROGRAMAS NACIONAIS Sebrae Mais:
Criado para apoiar o crescimento de empresas de pequeno porte na evolução dos seus negócios. Estratégias Empresariais Encontros Empresariais Gestão Financeira – do controle à decisão Gestão da Inovação – Inovar para Competir Plano de Marketing Avançado Empretec Gestão da Qualidade Ferramentas de Gestão Avançadas Mais de 43 mil empresas foram atendidas em 2011
15
PROGRAMAS NACIONAIS SEBRAETEC:
Criado com objetivo de permitir às empresas de pequeno porte o acesso subsidiado (subsídio de até 90%) a serviços em inovação e tecnologia, visando melhoria de processos e produtos e introdução de inovações nas empresas e mercados. Design Inovação Produtividade Propriedade Intelectual Qualidade Sustentabilidade Tecnologia de Informação e Comunicação 6.748 empresas atendidas pelo Sebraetec em 2011.
16
PROGRAMAS NACIONAIS Agentes Locais de Inovação – ALI:
Tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas de pequeno porte por meio da difusão de informações sobre inovação e tecnologia. A empresa que participa do Programa ALI recebe a visita de um agente, que identifica as possíveis mudanças que possam contribuir para o processo de inovação e acompanha todo o processo de implantação de mudanças. O acompanhamento é gratuito. Em 2011 foram atendidas empresas pelos 453 ALI.
17
Exemplos de resultados alcançados - 2012
Aumento de 16% do volume de vendas das empresas do setor moveleiro de Rio Branco/AC Aumento de 10% no volume de peças produzidas pelas empresas participantes do projeto no Espírito Santo Aumento de 10% no faturamento das empresas participantes do projetos de Maceió-AL e Carmo do Cajuru-MG Redução de 6,5% nos custos gerais de fabricação das empresas da Região Metropolitana de Goiânia-GO
19
Obrigada! Juliana Pires
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.