A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

20º Congresso CACB Gramado, RS Junho 2010. Missão do Sebrae Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "20º Congresso CACB Gramado, RS Junho 2010. Missão do Sebrae Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e."— Transcrição da apresentação:

1 20º Congresso CACB Gramado, RS Junho 2010

2 Missão do Sebrae Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo

3 5,6 milhões de empresas (99%) e 10 milhões de informais 56% trabalhadores formais urbanos 39,7% da massa salarial 4,1 milhões agricultores familiares 14,5 mil MPE exportadoras * Janeiro 2009 As MPE no Brasil 3,8 milhões no Simples Nacional

4 As MPE no Brasil

5 Perfil de clientes bancários conforme segmento e faturamento* * Pesquisa em banco da rede pública

6 Estrutura Sistema Sebrae Orçamento R$ 2,14 bilhões Corpo técnico 4,5 mil funcionários 10 mil colaboradores terceirizados

7 Atendimento 1,5 milhões de atendimentos via Central de Relacionamento 8 Feiras do Empreendedor 150 mil estudantes inscritos no Desafio SEBRAE 273 mil alunos capacitados em cursos pela Internet 6,2 milhões de visitas ao Portal SEBRAE Mais de 800 pontos de atendimento em todo o país

8 Atendimento 1,4 milhão de empreendimentos formais e informais atendidos 5,2 milhões de pessoas físicas atendidas 305 mil consultorias realizadas 34,4 mil cursos feiras realizadas ou apoiadas, com expositores Missões / Caravanas 39,5 milhões de pessoas atingidas por programas de rádio, acessos ao Portal SEBRAE, feiras e eventos.

9 Inovação e Acesso a Mercados Publicação de 146 novas idéias de negócios 8,5 mil empresas operando na Bolsa de Negócios, com 10,5 mil produtos e serviços anunciados Agentes Locais de Inovação Chamadas públicas de projetos Programa de Internacionalização da MPE

10 Políticas Públicas Lei Geral Compras Governamentais Desburocratização Implantação do Cadastro Sincronizado Aprovação da Lei Complementar 128 em mais de municípios Criação do Empreendedor Individual – mais de 311 mil registrados

11 Setores de Atuação Indústria Comércio e Serviços Agronegócios

12 Desafios

13 DESAFIOS Revolução no Atendimento Inovação Empresas avançadas Mercado Desenvolvimento Territorial

14 REVOLUÇÃO NO ATENDIMENTO Atendimento a 700 mil empresas formais, com cadastro no SIACWEB Formalização de 1 milhão de Empreendedores Individuais Atender 30 mil no Programa de Empresas Avançadas Consolidar, integrar e ampliar a Rede de Atendimento Individual nos ambientes digitais e meios eletrônicos e fortalecer a presença do SEBRAE nas redes sociais da internet Desenvolver um Programa de Capacitação Permanente e Dinâmico para os gestores e técnicos que atuam no processo de atendimento Ampliação e fortalecimento da Rede de Parceiros, incluindo novos participantes, que apresentem afinidades com a missão do SEBRAE (contadores, administradores, consultorias Júnior, entidades empresariais, institutos, fundações e congêneres, agentes em geral, etc.). Retornar

15 INOVAÇÃO Transmitir às micro e pequenas empresas a cultura da inovação como condição estratégica para a competitividade Sensibilização e mobilização: palestras, seminários, Portal, folhetos, etc. Capacitação: curso em gestão da inovação presencial e à distância, 20 programas de TV, 120 programas de rádio. Extensão porta a porta: Agentes Locais de Inovação (ALI) em 18 UF e MPE atendidas. Apoio direto à empresa: desenho e implementação do Bônus Inovação. Retornar

16 EMPRESAS AVANÇADAS Programa SEBRAE para Empresas Avançadas Soluções para temas específicos: Estratégias Empresariais Encontros Empresariais Decisão Empresarial na Visão Sistêmica Gestão Financeira: do Controle a Decisão Gestão da Inovação Planejando para Internacionalizar Solução Integrada: Ferramentas de Gestão Avançada Retornar

17 MERCADO Transmitir a todos os projetos do Sebrae o conceito de Mercado, como premissa básica para qualquer setor ou segmento Desenvolvimento de ferramenta simplificada para a MPE construir seu próprio Plano de Mercado Espaço Digital, dentro do Portal, de ambiente para acesso a mercados pelas MPE (Bolsa de Negócios, Rodadas de negócios virtuais, etc.) Ênfase na implementação do Programa de Internacionalização da MPE Retornar

18 DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL Manual de estruturação de projetos de desenvolvimento territorial, com ampla discussão conceitual e de melhores práticas. Curso de Agentes de Desenvolvimento Territorial: conteúdo, turmas piloto, formação de multiplicadores, etc. Portal do Desenvolvimento Territorial, integrado ao Portal do SEBRAE. 2º Edital de Apoio a Projetos de Desenvolvimento de Territórios da Cidadania e reforço no monitoramento dos projetos da primeira etapa. Retornar

19 O Sistema SEBRAE no setor Indústria 20 segmentos diferentes atendidos (biotecnologia, construção civil, cosméticos, couro e calçados, madeira e móveis, petróleo e gás etc) 465 projetos 75,2 mil clientes beneficiados Parceiros comprometidos Retornar

20 O Sistema SEBRAE no setor de Comércio e Serviços Segmentos de Comércio Varejista, Artesanato, Serviços, Turismo, Cultura e Entretenimento 667 projetos 293,5 mil clientes beneficiados Parceiros envolvidos Retornar

21 O Sistema SEBRAE no setor de Agronegócios 14 segmentos diferentes atendidos(agricultura orgânica, agroenergia, apicultura, aquicultura e pesca, café, floricultura etc) 505 projetos 111,5 mil clientes beneficiados Parceiros comprometidos Retornar

22 Obrigado! Paulo Okamotto Diretor-Presidente do SEBRAE


Carregar ppt "20º Congresso CACB Gramado, RS Junho 2010. Missão do Sebrae Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google