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Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir

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Apresentação em tema: "Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir"— Transcrição da apresentação:

1 Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir. Competir para crescer. Roadshow Chapecó 11/06/2013

2 Plano Brasil Maior Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior Objetivos: Ganhos sustentados da produtividade no trabalho Recuperação da competitividade da indústria e serviços

3 Sistema de Gestão Coordenações Setoriais Coordenações Sistêmicas CNDI
Nível de aconselhamento superior Comitê Gestor Casa Civil, MDIC, MF, MCTI, MP Coordenação: MDIC Nível de gerenciamento e deliberação Grupo Executivo Coordenação: MDIC Comércio Exterior Investimento Comitês Executivos Conselhos de Competitividade Setorial Inovação Formação e Qualificação Profissional Coordenações Setoriais Coordenações Sistêmicas Produção Sustentável Nível de articulação e formulação Média de 30 pessoas por Conselho Média de 15 pessoas por Comitê Competitividade de Pequenos Negócios Ações Especiais em Desenvolvimento Regional Média de 9 pessoas por Coordenação Bem estar do Consumidor Condições e Relações de Trabalho

4 Composição Conselho de Competitividade Indústria de Móveis
ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química ABIPA – Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira ABIMAD – Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário SINDMÓVEIS – Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves ITATIAIA KAPPESBERG GIROFLEX TODESCHINI CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil FORÇA SINDICAL UGT – União Geral dos Trabalhadores NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores CUT- Central Única dos Trabalhadores Comitê Executivo

5 Composição Comitê Executivo
APEX – Brasil -Coordenador MDIC – Vice Coordenador BNDES MCTI FINEP SEBRAE CNI/SENAI INMETRO

6 Agenda Estratégica Pilares: Competitividade
Qualificação Empresarial e Profissional Inovação e Design Financiamento Exportação

7 Agenda Estratégica Objetivo 1
Incentivar o adensamento da cadeia produtiva Ação 1:Incentivar o elo manufatureiro a ampliar sua atuação na distribuição e no varejo Desenvolver projeto de financiamento que inclua ampliação ou estabelecimento de pontos de venda por meio de franquias, licenciamento ou mesmo lojas próprias. Desenvolver projeto para APLs, de consórcios de fornecimento de produtos e serviços, que fortaleça a presença no mercado interno por meio da inovação construtiva e do design. Identificar os elos da cadeia com oportunidades de atração de novos investimentos, inclusive Investimento Externo Direto.

8 Agenda Estratégica Objetivo 1
Ação 2 -Apoiar a consolidação e difusão de marcas brasileiras no exterior Desenvolver projeto de financiamento setorial que inclua a internacionalização ou abertura de franquias e showrooms no exterior . Criar a linha de financiamento setorial de longo prazo que apoie a pesquisa e o desenvolvimento de produtos e de novos materiais, ademais de máquinas e equipamentos para o setor.

9 Agenda Estratégica Objetivo 2
Agregar Valor ao Produto Nacional Ação 1 Identificar novos materiais e tecnologias Criar materiotecas junto aos principais APLs do setor moveleiro nacional Desenvolver Agenda Tecnológica Setorial (ATS), buscando disseminar a pesquisa e o uso de novos materiais e tecnologias de acordo com os estudos sobre tendências de mercado tanto no meio acadêmico quanto na cadeia de fornecedores 

10 Agenda Estratégica Objetivo 2
Ação 2 - Criar um ambiente favorável à adoção, pelas empresas, do design em suas linhas de produto Criar projeto de difusão do design para a diferenciação e agregação de valor Desenvolver linhas de financiamento descentralizadas (crédito e subvenção), com parceiros regionais, que incluam o setor e incentivem a contratação de projetos de inovação e design Desenvolver projeto para promoção de espaços de negócios entre designers e indústrias com base na inovação tecnológica e no conceito de funcionalidade

11 Agenda Estratégica Objetivo 3
Fomentar a capacitação em gestão e métodos de produção, inovação e design, e adequar a demanda às necessidades existentes Ação 1 – Identificar as necessidades de capacitação das empresas moveleiras nos APLs Desenvolver projeto de capacitação das empresas: Realização de levantamento das necessidades junto aos pólos moveleiros; adequação da capacitação oferecida, de acordo com as necessidades identificadas

12 Proposta Realização de Roadshows nos Arranjos Produtivos Locais (polos produtivos) em parceria com a ABIMÓVEL e associações e sindicatos locais para apoio na formulação de medidas e divulgação da agenda estratégica (medidas prioritárias).

13 Objetivos Ter um espaço para divulgação de projetos, programas, linhas de financiamento, produtos e serviços das instituições participantes do CCS Móveis aos empresários das indústrias de móveis locais, seus fornecedores, sindicatos, etc. Oportunidade de ouvir as demandas e dificuldades enfrentadas pelos empresários do setor, para melhor orientá-los a acessar os produtos e serviços disponíveis e também nos ajudar a inovar nos serviços prestados pelas instituições, a fim de melhor atender ao setor.

14 OBRIGADA! Adriana Rodrigues Gestora de Projetos

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