A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLÍTICAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE C&T E OPORTUNIDADES PARA INOVAÇÃO NO PARANÁ Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina ADETEC - Apoio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLÍTICAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE C&T E OPORTUNIDADES PARA INOVAÇÃO NO PARANÁ Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina ADETEC - Apoio."— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE C&T E OPORTUNIDADES PARA INOVAÇÃO NO PARANÁ Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina ADETEC - Apoio CNPq/FIEP 10.agosto.2011

2 Constituição Estadual Art A lei apoiará e estimulará as empresas que propiciem: I - investimentos em pesquisas e criação de tecnologia adequada ao sistema produtivo estadual; II - investimentos em formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos; III - participação dos empregados em seus lucros. Art O Estado destinará, anualmente, uma parcela de sua receita tributária, não inferior a dois por cento, para o fomento da pesquisa cientíca e tecnológica, que será destinada em duodécimos, mensalmente, e será gerida por órgão especíco, com representação paritária do Poder Executivo e das comunidades cientíca, tecnológica, empresarial e trabalhadora, a ser denida em lei.

3 SETI – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

4 SETI – Distribuição do Fundo Paraná Os 2% anuais da receita tributária são transferidos para o Fundo Paraná, metade em ativos pertencentes ao Estado, tais como ações, direitos, bens patrimoniais ou caixa e metade em aporte direto e automático a uma conta específica. Aplicação de até 50%, a programas e projetos estratégicos, com gestão via UGP, conforme a política estadual de C&T definida pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia, presidido pelo Governador, executados por entidades públicas ou privadas. Até 30%: Fundação Araucária em fomento a projetos individuais de pesquisa científica, formação de RH e ICTs públicas e privadas. Até 20% no Tecpar para a certificação de produtos e apoio a projetos de desenvolvimento tecnológico.

5 SETI – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Projetos e Programas da SETI Programas Universidade em Movimento, de Infraestrutura das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e de Desenvolvimento do Ensino Superior. Programa Universidade Sem Fronteiras, Com o Sebrae/PR, a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM) e Agência Estadual de Fomento, a SETI desenvolve o Programa Estadual de Apoio às Incubadoras Tecnológicas e Empresas Graduadas Com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX- Brasil), por meio da Fundação Araucária, a SETI atua no Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEx). Em parceria com o Sebrae atua no Programa Extensão Tecnológica Empresarial junto aos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

6 UGP - ANÚNCIOS ENCERRADOS 2009 EDITAL Nº 06/ Subprograma: AÇÕES DE APOIO À SAÚDE - Programa Universidade Sem FronteirasEDITAL Nº 06/ Subprograma: AÇÕES DE APOIO À SAÚDE - Programa Universidade Sem Fronteiras EDITAL Nº 05/ Subprograma:INCUBADORA DOS DIREITOS SOCIAIS - Programa Universidade Sem FronteirasEDITAL Nº 05/ Subprograma:INCUBADORA DOS DIREITOS SOCIAIS - Programa Universidade Sem Fronteiras EDITAL Nº 04/ Subprograma: APOIO ÀS LICENCIATURAS- Programa de Extensão Universitária - Universidade Sem FronteirasEDITAL Nº 04/ Subprograma: APOIO ÀS LICENCIATURAS- Programa de Extensão Universitária - Universidade Sem Fronteiras EDITAL Nº 03/2009 – Encomenda Governamental - NÚCLEOS DE MONITORAMENTO DE PENAS ALTERNATIVASEDITAL Nº 03/2009 – Encomenda Governamental - NÚCLEOS DE MONITORAMENTO DE PENAS ALTERNATIVAS EDITAL Nº 02/ Subprograma INCUBADORA DOS DIREITOS SOCIAIS" - Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude.EDITAL Nº 02/ Subprograma INCUBADORA DOS DIREITOS SOCIAIS" - Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude.

7 Fundação Araucária Fomento à Produção Científica e Tecnológica Verticalização do Ensino Superior e Formação de Pesquisadores Disseminação Científica e Tecnológica.

8 Fundação Araucária: Programas com algum viés Empresarial Programa de Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde – PPSUS Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico Tecnológico Regional Programa Universidade Sem Fronteiras - Extensão Tecnológica Empresarial Programa Agentes Locais de Inovação

9 TECPAR Calibração de Instrumentos Inspeção Ensaios Tecnológicos em diversos setores Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI) Unidade de certificação acreditada pelo Inmetro Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT

10 Outras Ações no Paraná PAPPE – PR – FIEP/SEBRAE/FINEP Edital Senai/Sesi Inovação 2011 (11 projetos aprovados) Juro Zero (FINEP / FIEP) Centro Internacional de Inovação (C2i) ADETEC

11 OBRIGADO ! Paulo Varela SENDIN, Eng.Agr. ADETEC – Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região – Fone: Projeto Inovação Sistêmica na Área de Saúde Apoio CNPq e FIEP


Carregar ppt "POLÍTICAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE C&T E OPORTUNIDADES PARA INOVAÇÃO NO PARANÁ Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina ADETEC - Apoio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google