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© Churchill&Peter Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Tempo Introdução Crescimento MaturidadeDeclínio.

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3 © Churchill&Peter Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Tempo Introdução Crescimento MaturidadeDeclínio

4 Inovadores (2.5%) Adotantes iniciais (13.5%) Maioria inicial (34%) Maioria tardia (34%) Retardatários (16%) © Churchill&Peter Categorias de Adotantes

5 Formas de Ampliação do Ciclo de Vida : Criação de Derivativos: Ex. Novos sabores de sorvetes, alternativas de vestuário. Evolução Tecnológica (projetos por evolução): Diferentes modelos de telefones etc. Transferência de tecnologia: De países centrais para periféricos. Ex. Automóveis. Aumento do valor agregado: Celular com maior número de funções. Estratégias de Marketing (absolecência planejada): Moda.

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7 ESTRATÉGIAS PARA O CVP

8 Desenvolvimento do Produto: Começa quando a empresa descobre e desenvolve uma nova idéia. Durante o desenvolvimento do produto as vendas são iguais a zero e os custos dos investimentos da empresa são crescentes Introdução: É um período de lento crescimento de vendas. No início, os lucros são inexistentes ou baixos devido aos pesados investimentos

9 Gastos em promoção são altos; Existem apenas algumas versões do produto; O objetivo da empresa é informar os consumidores s/ o produto e levá-los a experimentá-lo. Estratégias possíveis de adotar: Alto preço e baixo gasto com promoção; Preços altos ajudam a maximizar os lucros; Baixos gastos c/promoção reduzem gastos totais.

10 Introdução e Crescimento Altos gastos com promoção e Preços baixos: Objetivo: rápida penetração no mercado; Esta estratégia faz sentido quando: compradores são sensíveis a preço, desconhecem o produto, custo de fabricação por unidade cai com escala de produção e aumenta a experiência de fabricação.

11 É um período de rápida aceitação no mercado e crescentes lucro; Consumidores tardios começam a comprar o produto; Entrada de novos concorrentes; Novos aspectos no produto são incorporados pela empresa ou pelos concorrentes; Lucros aumentam - os gastos com promoção se diluem com o aumento das unidades vendidas e custos de fabricação declinam; Produto colocado em novos canais e novos segmentos. Crescimento

12 Período em que o crescimento das vendas diminui, pois o produto alcança aceitação por parte da maioria dos compradores em potencial; Nível de lucros se estabiliza ou se reduz devido aos crescentes gastos com marketing para defender o produto da concorrência; Estágio mais longo que os anteriores; Concorrentes reduzem os preços; Aumenta a propaganda e P&D p/ descobrir melhores versões do produto; Alguns concorrentes deixam o setor. Maturidade

13 Estratégias possíveis: Penetração de mercado – empresa tenta aumentar o consumo do produto atual junto aos consumidores atuais; Desenvolvimento de mercado – empresa procura novos segmentos de mercado; Modificação do mix de marketing. Maturidade

14 Período em que as vendas e os lucros decaem; Razões: avanços tecnológicos, aumento da concorrência, mudança de gostos dos consumidores; Empresas vão se retirando do mercado; Empresas cortam gastos e diminuem preços. Declínio

15 CaracterísticasIntroduçãoCrescimentoMaturidadeDeclínio Objetivo de marketing Atrair inovadores e opinião de líderes para um novo produto Ampliar a distribuição e a linha de produtos Manter vantagem diferencial (a) reduzir (b) reavivar (c) desinvestir Vendas AumentandoAumentando rapidamente EstávelReduzindo Concorrência Nenhuma ou pequena AlgumaMuitaPouca Lucro NegativoAumentandoDiminuindo Clientes InovadoresMercado de massa afluente Mercado de massaRetardatários Composto do produto Um modelo básicoExpansão de linhaLinha completa do produto Somente os mais vendidos Distribuição Depende do produtoExpansão na distribuição Redução na distribuição Preço Depende do produtoMaior variedade de preços Linha completa de preços Preços especiais Promoção InformativaPersuasivaCompetitivaInformativa

16 Formas de Ampliação do Ciclo de Vida: Criação de Derivativos: Ex. Novos sabores de sorvetes, alternativas de vestuário. Evolução Tecnológica (projetos por evolução): Diferentes modelos de telefones etc. Transferência de tecnologia: De países centrais para periféricos. Ex. Automóveis. Aumento do valor agregado: Celular com maior número de funções. Estratégias de Marketing (absolecência planejada): Moda.


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