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Formação de Preço em marketing Profa. Amábile Santos Fatec Itapetininga.

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Apresentação em tema: "Formação de Preço em marketing Profa. Amábile Santos Fatec Itapetininga."— Transcrição da apresentação:

1 Formação de Preço em marketing Profa. Amábile Santos Fatec Itapetininga

2 Valor dos funcionários Valor da imagem Valor dos serviços Valor do produto Custo monetário (preço) Custo de tempo Custo da energia física Custo da energia mental Valor total para o consumidor Custo total para o consumidor Valor entregue ao consumidor Equação de Valor

3 O P de Receita O P mais flexível Define as condições básicas pelas quais o vendedor e o comprador estão dispostos a realizar a troca Elemento fundamental na determinação da participação de mercado e lucratividade Alta relação com a percepção de qualidade O P Preço

4 Preço premium Alto valor Supervalor Preço excessivo Valor médioValor bom Assalto ao cliente Falsa economia Economia Preço Qualidade do produto alta média baixa altomédiobaixo Preferência pela qualidade, preferência pelo preço, ponderação dos 2 Mesma qualidade (verde), porém cobramos menos Qualidade inferior (verde), cobramos mais: roubo Estratégia Preço-qualidade

5 Estabelecimento de Preço

6 1 - Seleção do objetivo da determinação de preço 2 - Determinação da demanda 3 - Estimativa de custos 4 - Analise os custos, preços e oferta dos competidores 5 - Seleção de um método de determinação de preços 6 - Seleção do preço final Estabelecimento do preço

7 Sobrevivência Maximização do Lucro Maximização da Participação de Mercado Desnatamento Máximo do Mercado - Skimming Liderança na Qualidade do Produto - Premium 1 - Objetivos de preço

8 Sensibilidade a preço Estimativa da curva de demanda Elasticidade de preço da demanda Demanda InelásticaDemanda Elástica QUANTIDADE DEMANDADA POR PERÍODO PREÇO 10,0 13,0 10,0 13,0 2 - Determinação da demanda

9 Tipos de custos CUSTOS FIXOS (indiretos) Custos que não variam com o volume de vendas ou produção salários dos executivos aluguel CUSTOS VARIÁVEIS Custos que variam diretamento com o nível de produção matéria prima CUSTOS TOTAIS somatória dos custos fixos e variáveis para um determinado nível de produção 3 - Estimativa de custos

10 Sistema de Informações de Marketing Avaliação das possíveis reações da concorrência 4 – Análise de preços da concorrência

11 O modelo dos três C´s para fixação de preços Preço baixoPreço alto Nenhuma possibilidade de lucro nesse preço Nenhuma possibilidade de demanda nesse preço Custos Preço do competidores e preço dos produtos substitutos Características exclusivas do produto disponibilizadas para os consumidores 5 – Método de determinação de preço

12 Adequação do Preço

13 Preço Geográfico: diferentes locais, países e clientes Preço com descontos e concessões: pagamento antecipado, grandes volumes, compra fora de temporada etc.. Preço Promocional: estimular compras antecipadas Preço isca Preço de ocasião Cupons de descontos Financiamentos de juros baixos Maior prazo para pagamentos Descontos psicológicos Adequação do preço

14 Preço Diferenciado: acomodar diferenças Preço por segmento de cliente Preço pela versão do produto Preço de imagem Preço por localização Preço por período Preço do Mix de Produtos: produto faz parte de um mix de produto Preço para características opcionais Preço para produtos complementares Preço composto Preço de subprodutos Outros... Adequação de preço


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