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Manual do Participante

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Apresentação em tema: "Manual do Participante"— Transcrição da apresentação:

1 Manual do Participante
Edição com 5 empresas

2 Apresentação Características Gerais do Jogo SES
PAPEL, CONTEXTO E META DOS PARTICIPANTES Equipes assumem a diretoria da empresa. Oligopólio com 5 empresas e 3 regiões de mercado. Fazem planejamento e implementam a estratégia. Cenário virtual exclusivo para a indústria SES. Produzem o CTA – Condicionador Térmico de Ambientes Meta é Maximizar o desempenho relativo (9 objetivos).

3 SDENEWS Informação que qualifica a decisão
Dinâmica do Jogo SDE Apresentação O Jogo evolui em 4 etapas interdependentes. Apresentação do Jogo SDE Modelo do Negócio e Regras PREPARAÇÃO SDENEWS Informação que qualifica a decisão Diagnóstico Estratégico Macroestratégia Estratégias Funcionais PLANEJAMENTO Qualitativa Quantitativa AVALIAÇÃO Estratégia Produção Marketing Pessoas Finanças IMPLEMENTAÇÃO APOIO Manual Relatórios Tutor FAQ

4 Apresentação Recursos Disponíveis no Início do Jogo
Todas as empresas iniciam em condições idênticas e recebem o projeto do CTA e um capital inicial. Projeto do CTA – Condicionador Térmico de Ambientes Inovação desenvolvida e concedida a investidores. O único produto das empresas. A versão original com nível 1 de qualidade. Capital inicial Fundos de investimentos capitalizaram igualmente as empresas com $ ,00.

5 Apresentação Como Vencer o Jogo
Como executivo, você vivencia a formulação e implementação da estratégia, com decisões típicas das empresas, visando desempenho superior. RECOMENDAÇÕES PARA O BOM DESEMPENHO Realizar um bom diagnóstico do ambiente de negócios. Construir uma Visão de Futuro com 9 objetivos estratégicos. Planejar/executar estratégias consistentes com a visão e decidir bem frente a eventos. Maximizar o desempenho relativamente aos concorrentes. O importante é...

6 Apresentação Decisões no SDE
São 21 decisões nas áreas funcionais da empresa. Algumas uma única vez e outras quando necessário. Destaque para a visão de futuro na área de estratégia. Construída atribuindo-se pesos aos objetivos. SÃO 9 OBJETIVOS DE LONGO PRAZO DIVIDIDOS EM 3 GRUPOS 1º grupo - Objetivos de liderança de mercado. 2º grupo - Objetivos econômicos e financeiros. 3º grupo - Indicadores de sustentabilidade ambiental e social. O importante é...

7 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Decisões no SDE – Visão de Futuro da Empresa Apresentação OBJETIVOS PESOS GRUPO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO MERCADOS Região 1 2 a 8 12 a 18 Parcelas médias de mercado - últimos 4 períodos Região 2 Região 3 ECONÔMICOS Faturamento Faturamento e Lucratividade acumulados e Patrimônio Líquido final Lucratividade P. Líquido SUB-TOTAL PESOS 30 SUSTENTABILIDADE Ambiental 5 15 Comportamento empresarial frente aos eventos de sustentabilidade Social/Práticas trabalhista Social/Sociedade e direitos humanos TOTAL PESOS 45 O importante é...

8 SUB-TOTAL PESOS ATRIBUÍVEIS
Decisões no SDE – Visão de Futuro da Empresa Apresentação OBJETIVOS PESOS TOTAL MERCADOS Região 1 Região 2 Região 3 ECONÔMI- COS Faturamento Lucratividade P. Líquido SUB-TOTAL PESOS ATRIBUÍVEIS 30 SUSTENTABI-LIDADE Ambiental 5 15 Social/Práticas Trabalhistas Social/Socied. Dir. Humanos TOTAL PESOS 45 2 8 6 16 14 8 3 O importante é...

9 Apresentação Objetivos de Aprendizagem ESPECÍFICAS ÁREA DE ESTRATÉGIA:
O jogo contribui no desenvolvimento de competências: ESPECÍFICAS ÁREA DE ESTRATÉGIA: Gestão – Administrar para a sustentabilidade. Análise – Diagnosticar as variáveis ambientais. Formulação – Planejar a estratégia empresarial. Implementação – Por em ação a estratégia. Avaliação – Examinar os resultados qualitativos. GENÉRICAS: Visão Estratégica. Visão Competitiva. Visão Sistêmica.

10 Modelo do Negócio Mercado – Regiões CARACTERÍSTICAS DAS REGIÕES
Cada uma das regiões possuem diferentes características que pode significar diferentes sensibilidades ao mix de marketing. CARACTERÍSTICAS DAS REGIÕES Menor população, menor quantidade comprada e maior renda "per capita“. Pode ser considerada intermediária em relação às demais. Maior população e renda média inferior, porém, com grande volume de demanda.

11 DEMANDA GLOBAL – PESQUISA ANO ANTERIOR
Mercado – Demanda Modelo do Negócio As regiões de mercado têm perfis diferentes de demanda. Pesquisa mostrou o potencial do mercado global e das regiões. DEMANDA GLOBAL – PESQUISA ANO ANTERIOR Trimestre Região 1 3900 4250 3950 4050 Região 2 7600 10800 10350 6950 Região 3 8100 12500 11950 9650 TOTAL 19600 27550 26250 20650 A pesquisa indicou que a demanda do 1º ano do jogo será próxima da pesquisada no ano anterior.

12 Demanda Média Trimestral Demanda Média por Empresa
Mercado – Sazonalidade da Demanda Modelo do Negócio PESQUISA DE MERCADO - SAZONALIDADE 40.000 35.000 4.700 Demanda Média Trimestral 23.500 Demanda Média por Empresa 30.000 25.000 20.000 15.000 10.000 5.000 -4 -3 -2 -1 1 2 3 4 Ano Anterior 1º Ano do Jogo

13 Modelo do Negócio Mercado – Fatores de Venda
Fatores que determinam a demanda atraída pela empresa: Preço de Venda: Podem ser diferentes por região e até 25% acima do preço médio na região. Propaganda: Investimentos por região e por trimestre. Vendedores: Nº de vendedores distribuídos nas regiões de mercado . Qualidade do Produto: Nº de melhoramentos de qualidade no produto em função do P&D .

14 Queda dramática da demanda
Mercado – Preço de Venda Modelo do Negócio As empresas determinam o preço do CTA em cada região. No mercado há disposição de pagar em torno de $440,00. As regiões podem ser mais ou menos sensíveis a preço. Variação normal Queda dramática da demanda Demanda 440,00 550,00 572,00 330,00 - 25% Preço de Venda + 25% + 30%

15 conjuntos no 4º período, de invest. P&D feitos no 2º e 3º trimestres
Mercado – Propaganda Modelo do Negócio Uma campanha para o CTA custará de $ ,00 a $48.000,00. Os limites são por região e por trimestre. EFEITO DA PROPAGANDA NO TEMPO Atratividade Efeitos conjuntos no 4º período, de invest. P&D feitos no 2º e 3º trimestres Efeito Parcial do Investimento do 3º Trim. Efeito Pleno do Investimento no 2º Trim. Efeito Parcial do Invest. no 2º Trim. Mostra que o investimento feito no período 2 não tem qualquer efeito no próprio período, tem um efeito parcial no período seguinte e pleno 2 períodos a frente. Mostra também que se há novo investimento no período 3, os efeitos se juntam no período 4. No exemplo, no período 4 temos o efeito pleno do investimento do 2 e o parcial do 3. 1 2 3 4 5 Períodos Investimentos

16 DIMENSIONAMENTO DA EQUIPE DE VENDAS
Mercado – Vendedores Modelo do Negócio Recebem salários e comissões sobre a venda. As comissões tem piso de 2% e pode chegar a 5%. DIMENSIONAMENTO DA EQUIPE DE VENDAS Nº mínimo para vender em qualquer das regiões 1 Nº máximo para todos os mercados e empresas (1% da demanda global) Depende da estratégia da empresa (ver detalhes no manual, no tópico “vendedores”) Volume vendido por vendedor Depende do mix de marketing e da concorrência na região

17 Modelo do Negócio Mercado – Logística
Custos diferentes para cada trecho entre as regiões. Vendas na região da fábrica sem custos de transporte. CUSTOS DE TRANSPORTES Trecho Valor unitário Entre R1 e R2 $ 20,00 Entre R1 e R3 $ 52,00 Entre R2 e R3 $ 44,00 $ 52,00 $ 20,00 $ 44,00 O custo de transporte é sempre para o trecho, independentemente da origem/destino do RPB.

18 Modelo do Negócio Mercado – Distribuição
Exemplo: Atração de Pedidos e Distribuição de Estoques. DISTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL À DEMANDA ATRAÍDA REGIÃO 1 2 3 TOTAL Demanda Atraída 500 1.200 2.500 4.200 DISTRIBUIÇÃO SEGUNDO ORDEM DE PRIORIDADE (2 – 3 – 1) Estoques Disponíveis 3.500 417 1.000 2.083 Perdas - Falta de Estoque 83 200 417 700 Estoques Disponíveis 3.500 1.200 2.300 Perdas - Falta de Estoque 500 200 700

19 IMPLANTAÇÃO DA FÁBRICA
Tecnologia – Implantação da Fábrica Modelo do Negócio Uma única fábrica em uma das 3 regiões. Capacidade de produção entre 500 e 7.500 Fornecedor exclusivo irá construir as instalações. IMPLANTAÇÃO DA FÁBRICA TRIMESTRES 1 2 3 4 Decisão de Implantação Perfil do Investimento Exemplo – Fábrica para unidades ($210,00/unid.) Projeto Construção Operação Vendas 50% 25% $ $

20 EXEMPLO DE EXPANSÃO DA FÁBRICA
Tecnologia – Expansão da Fábrica Modelo do Negócio Expansões a partir do trimestre 2 e a qualquer tempo. Módulos múltiplos de 100 unidades de capacidade. Entra em operação no período seguinte ao da decisão. EXEMPLO DE EXPANSÃO DA FÁBRICA TRIMESTRES 1 2 3 4 Decisão de Expansão Perfil do Investimento Exemplo – Expansão de unidades de capacidade Construção Operação Vendas 50% $

21 PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO
Tecnologia – Programação da Produção Modelo do Negócio Indica a produção planejada para o próximo período. Indispensável para haver produção no próximo período. Entra em operação no período seguinte ao da decisão. PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO TRIMESTRES 1 2 3 4 Programação 2º trimestre Programação 3º trimestre Programar Produzir Programar Produzir E ASSIM POR DIANTE

22 EXEMPLO DE COMPRAS DE MP NO 2º TRIMESTRE
Tecnologia – Compra de Matéria Prima Modelo do Negócio Possibilidade de compras a partir do trimestre 1. Uso na Produção a partir do trimestre 3. Produção de 1 CTA consome 3 unidades de MP. EXEMPLO DE COMPRAS DE MP NO 2º TRIMESTRE TRIMESTRES 1 2 3 4 Decisão de compra Exemplo: pedido de unidades Perfil do pagamento ao fornecedor Faz o Pedido Recebe e usa na produção Pede Recebe Usa Estoca 6.000 Vende até CTA 20% $ 40% $

23 Modelo do Negócio Tecnologia – Logística Interna e Fornecedor
O estoque da unidade de MP custa $3,00 por trimestre. Produto acabado não tem custo de estocagem. FORNECEDOR DE MATÉRIA PRIMA - MP É monopolista e parte do que vende vem do exterior. Pratica o mesmo preço nas 3 regiões. Preço no 1º trimestre $40,00/unidade incluindo o frete. Pedido máximo aceito é de 200% da necessidade total. Disponibilidade regular de unidades/trimestre. Quando falta MP, entrega proporcional ao pedido.

24 EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO DA MOD
Mercado – Operários da Produção Modelo do Negócio Trabalham 480 horas por trimestre como MOD. Gastam 2,4 horas para fazer 1 CTA. Contratado/Treinado 2º trimestre, em operação no 3º. EXEMPLO DE DIMENSIONAMENTO DA MOD Produção Pretendida de CTA 3.500 Horas de MOD Necessárias 8.400 (3.500 CTA x 2,4 Horas MOD) Nº de Operários Necessários 18 (8.400 Horas / 480 Horas)

25 CUSTOS FIXOS DE PRODUÇAO Custos Fixos Trimestrais
Tecnologia – Custos de Produção Modelo do Negócio Custeio direto entrando apenas os custos variáveis. Custo unitário = 3 unidades de MP e 4,8 horas de MOD. O estoque de PA é controlado pelo custo médio. Custos fixos de produção vão para despesas do período. CUSTO VARIÁVEL 3 MP a $40,00 $120,00 2,4 hs MOD a $11,00 $26,40 C. Unitário $146,40 CUSTOS FIXOS DE PRODUÇAO Capacidade Fábrica Custos Fixos Trimestrais De 1 até 1.250 $ ,00 De até 2.500 $ ,00 De até 3.750 $ ,00 De até 5.000 $ ,00 De até 6.250 $ ,00 De até 7.500 $ ,00

26 Modelo do Negócio Tecnologia – Pesquisa e Desenvolvimento
Empresas têm projeto do CTA com qualidade nível 1. Investimentos em P&D podem melhorar a qualidade. Há alguma aleatoriedade no resultado da P&D. P&D no 1º Trimestre pode melhorar o projeto do CTA.

27 Modelo do Negócio Pessoas – Vendedores e Operários
Decisões deve ser articuladas com outras áreas. Comissões podem chegar ao máximo de 5%. Gastos com pessoal pagos no período seguinte. PARÂMETROS DE CUSTOS DOS VENDEDORES Contratação $ 3.500,00 Treinamento $ 2.000,00 Salário $ 6.000,00 Piso Comissão 2% Demissão PARÂMETROS DE CUSTOS DOS OPERÁRIOS - MOD Contratação $ 3.000,00 Treinamento $ 1.500,00 Custo/Hora $ 11,00/hora Demissão $ 3.500,00 Horas / Trim. 480

28 PARÂMETROS FINANCEIROS
Finanças – Parâmetros para Operações Modelo do Negócio Algumas operações são resgatadas no trimestre seguinte. Se ficar descoberto, cai no automático com mesmo valor. PARÂMETROS FINANCEIROS Capital inicial $ ,00 Recebimento das vendas 50% - 30% - 20% Empréstimos solicitados Taxa de 6% - Limite 50% do PL Factoring de Duplicatas Taxa de 7% Empréstimos automáticos Taxa de 9% Aplicação financeira Taxa de 3,5% Despesas Administrativas $52.000,00 Imposto de renda 30%

29 Modelo do Negócio Informações FONTES DE INFORMAÇÕES
Insumo fundamental para tomada de decisão. Fontes disponíveis em todas as etapas da simulação. FONTES DE INFORMAÇÕES Relatórios Projetados e reais com desempenho das áreas da empresa. SESNEWS - Portal de notícias sobre o ambiente geral de negócios do SES. INFONEWS - Fornecedor de informações específicas mediante pagamento.

30 NATUREZA E PREÇO DAS INFORMAÇÕES
Modelo do Negócio INFONEWS - informações sobre mercado e concorrência. NATUREZA E PREÇO DAS INFORMAÇÕES Previsão da demanda na região 1 $ 6.200,00 Previsão da demanda na região 2 $ 7.950,00 Previsão da demanda na região 3 Previsão da demanda total do mercado $ 4.680,00 Parcela de mercado na região 1 em T-1 $ 3.260,00 Parcela de mercado na região 2 em T-1 $ 4.200,00 Parcela de mercado na região 3 em T-1 Parcela de mercado total em T-1 Preço de venda das empresas em T-1 $ 2.440,00 Qualidade dos produtos da concorrência $ 3.620,00

31 Bom trabalho e sucesso!


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