A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERMOQUÍMICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERMOQUÍMICA."— Transcrição da apresentação:

1 TERMOQUÍMICA

2 TERMOQUÍMICA A termoquímica e uma parte da termodinâmica que estuda as trocas de calor desenvolvidas durante uma reação química entre o sistema e o meio ambiente, além do possível aproveitamento desse calor na realização de trabalho. Ramo da química que lida com os efeitos térmicos que acompanham as reações químicas. Não há reação química que ocorra sem variação de energia. A energia é conservativa. Não pode ser criada ou destruída. Apenas transformada!

3 É a troca de energia sem influência de diferenças de temperatura.
Só existirá trabalho se houver movimento.

4 Calor e transferência de energia
Calor (q) é a energia transferida em consequência de uma diferença de temperatura. Em 1948, os cientistas concordaram que, como o calor é uma medida da transferência de energia, e sua unidade no SI deveria ser o joule.

5

6 Energia externa Energia externa esta relacionada com o movimento do sistema através do espaço e sua posição no campo gravitacional. Existe uma energia associada com a posição dos corpos em um sistema. Este tipo de energia fornece o potencial ou a possibilidade de realizar trabalho (W).

7 Energia externa Energia cinética é a energia associada ao movimento, ou energia que está sendo transferida. – A energia térmica é cinética. A soma da energia cinética e potencial fornece a energia mecânica total do sistema e essa energia permanece constante durante o movimento do sistema (lei da conservação da energia.

8 Energia interna Energia interna esta relacionada com as atrações intermoleculares, movimentos de rotação, translação e vibração de moléculas, íons e de núcleos que compõem os átomos.

9 Energia interna e entalpia
As variações de energia, nas reações químicas, manifestam-se sob a forma de calor (geralmente) e luz liberada ou absorvida. A origem da energia envolvida numa reação química decorre, basicamente, de um novo arranjo para as ligações químicas. O conteúdo de energia armazenado, principalmente na forma de ligações é chamado de ENTALPIA (enthalpein, do grego = calor) e simbolizado por H (heat ).

10 Energia interna e entalpia
Entalpia de uma reação (H): Calor trocado entre o sistema que ocorre a reação e o meio que o rodeia e a pressão constante. Em reações químicas e importante saber a variação de entalpia (ΔH). Toda reação química e acompanhada de uma variação de energia interna (ΔU) e de uma variação de entalpia (ΔH) na transformação de reagentes em produtos.

11 Energia interna e entalpia
Observações: - Para reações com substâncias apenas nas fases sólida e/ou líquidas à pressão constante: ΔU=ΔH Para reações que envolvem substâncias na fase gasosa, onde a variação de volume e considerada com a variação de temperatura à pressão constante: ΔU=ΔH – (Δn. R. T)

12 Reações exotérmicas A entalpia dos reagentes e maior do que a entalpia dos produtos, logo ΔH<0. Reações endotérmicas A entalpia dos reagentes e menor do que a entalpia dos produtos, logo ΔH>0.

13 Equações termoquímicas
Devem conter: a) Reação balanceada; b) Temperatura e pressão de ocorrência; c) Fase de agregação; d) Variedade alotrópica (se houver); e) Indicação de uma grandeza termoquímica, como o ΔH.


Carregar ppt "TERMOQUÍMICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google