A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 6 - As Mulheres no Ministério de Jesus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 6 - As Mulheres no Ministério de Jesus"— Transcrição da apresentação:

1 Lição 6 - As Mulheres no Ministério de Jesus

2 01. O que é preconceito. Quais os principais preconceitos hoje
01. O que é preconceito? Quais os principais preconceitos hoje? Como Jesus lidou com o preconceito da sua época? O preconceito é um conceito que criamos antes de saber o que aquilo realmente é, onde por esse falso conceito às vezes maltratamos o próximo sem pensar nas consequências. Há preconceito com a aparência, peso, religião, cor, nível social, etc. Entre os judeus havia uma imaginária "escala de salvação" onde sacerdotes e fariseus eram os primeiros, e gentios, leprosos, pobres, mulheres e crianças eram os últimos. Jesus reverteu esse preconceito: "os últimos serão os primeiros" (Lc 13:29-30). Preconceito e discriminação são coisas que ocorrem apenas entre as pessoas mundanas, não entre nós Adventistas. Temos facilidade em fazer amizade com visitantes que chegam na Igreja maltrapilhos, cheirando mal e destituídos de boa aparência.

3 02. Por que Lucas teve grande interesse em relatar os feitos de muitas mulheres, e a atitude gentil de Jesus para com essas mulheres? No evangelho e em Atos, Lucas anuncia que Deus não privilegia mais os homens do que as mulheres, e proclama que Cristo veio restaurar a igualdade entre o gênero humano instituído desde o princípio: "Homem e mulher os criou" (Gn 1:27). Lucas relata que Deus escolheu Isabel, Maria e a profetiza Ana para proclamarem a primeira vinda do Salvador. O evangelista diz que Jesus compadeceu-se da viúva de Naim, ressuscitando seu filho, e condoeu-se da filha de Jairo, ressuscitando-a. Lucas declara que Cristo dava atenção às mulheres e aceitava demonstração de carinho por parte delas; por isso aceitou: (1) o toque da mulher do fluxo de sangue; (2) a unção dos Seus pés por parte de Maria; e (3) as duas moedinhas da viúva pobre.

4 03. Houveram alguns casos em que Jesus pareceu ser indelicado com as mulheres? Qual a intenção de Cristo ao agir dessa maneira? Jesus foi insensível quando disse para sua mãe:"Mulher, que tenho eu contigo" (Jo 2:4); ou quando comparou a mulher siro-fenícia e seu povo a cachorrinhos (Mt 15:21-28); ou quando não permitiu que as mulheres participassem da santa-ceia. Entre os judeus, era costume respeitoso chamar uma pessoa do sexo feminino de "mulher". Jesus, em realidade, disse ternamente à sua mãe: "Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora". Jesus mostrou aos judeus (que comparavam gentios à cães) que a mulher siro-fenícia possuia fé maior que a deles. Se mulheres estivessem na ceia, elas teriam prontamente lavado os pés dos homens; porém, Jesus queria dar a eles uma lição de humildade.

5 04. De que forma as mulheres, os idosos e as crianças podem contribuir para a edificação da Igreja de Deus? Na Igreja, as mulheres devem permanecer em silêncio e não devem exercer autoridade de homens (1Co 14:33-35). Logo, concluímos que a participação das mulheres na Igreja deve ser bem pequena, talvez atuando como zeladoras ou diaconisas. As mulheres podem atuar nas classes infantis; na secretaria da Igreja; como regente de coral; instrumentistas; ornamentação; missionárias; pregadoras; cantoras; assistentes sociais da ASA; diaconisas; zeladoras; desbravadoras; instrutoras bíblicas, etc. Homens, mulheres, idosos e crianças têm características distintas, tão benéficas à obra do Senhor (1Co 12:7-11). A Igreja é enriquecida e Deus é exaltado quando todos, sem distinção, contribuem com seus dons e talentos para a edificação da Igreja.

6


Carregar ppt "Lição 6 - As Mulheres no Ministério de Jesus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google