A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Subsídio conceitual para o Advento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Subsídio conceitual para o Advento"— Transcrição da apresentação:

1 Subsídio conceitual para o Advento
“Eis que a jovem está grávida e dará a luz um filho, e lhe dará o nome de Emanuel.” (Is 7,14).

2 Subsídios para reflexão
Para os cristãos, o Advento é um tempo de preparação e alegria, de espera e esperança, de estar atento e vigilante, preparando-se alegremente para a chegada do Senhor. Quando vamos receber a visita de uma pessoa em nossa casa nos preparamos, arrumamos a casa, pensamos em algum café, etc.. E o que é preciso fazer para se preparar para a chegada do Senhor Jesus? A vivência de alguns valores presentes na espiritualidade do Advento pode ajudar. A espiritualidade do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como: alegria, vigilância, esperança, pobreza, conversão.

3 Subsídios para reflexão
Deus é fiel a suas promessas: “o Salvador virá”; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo ser vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual, pois Jesus nunca cessa. Por isso, a invocação mais característica nesse tempo é “Vem, Senhor Jesus!”, significando que precisamos reconhecer mais a presença Dele na totalidade de nossas vidas. O Advento nos lembra que “Ele está no meio de nós!” O tempo do Advento é tempo de esperança porque Jesus Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.

4 Subsídios para reflexão
O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Jesus, não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra as fraquezas, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra. No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. Pobreza que tem em Jesus a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.

5 Para pensar: o que a sua vida anuncia?
Subsídios para reflexão Personagens marcantes do Advento: são vários os personagens do Advento, mas dois se destacam: o profeta Isaías, pois durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança, anunciava a libertação, falava de um novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando assim os exilados. No capítulo 7 do seu livro já anunciava a vinda do Senhor. O outro personagem é João Batista, que é o precursor de Jesus e afirma que ele já se encontra no meio do povo. É o modelo do cristão que é chamado a ser profeta e profetisa do reino, vozes no deserto e caminho que sinaliza para o Senhor Jesus, permitindo, na própria vida, o crescimento de Jesus e a diminuição de si mesmo. Para pensar: o que a sua vida anuncia?

6 Sugestões de textos bíblicos Evangelho:
(São textos da liturgia dos domingos do Advento) Evangelho: Lc 21,25-36: a vinda do Filho do Homem. Lc 3,1-6: vocação e pregação de João Batista. Lc 3,10-18: o que é a conversão para cada um. Lc 1,39-45: a visitação de Maria a Isabel.

7 Sugestões de textos bíblicos Outros textos: Isaías 7.
(São textos da liturgia dos domingos do Advento) Outros textos: Isaías 7. Filipenses 4,4-7: “alegrai-vos sempre no Senhor: ele está perto”. Jeremias 33, 14-16: um novo nome para Jerusalém: “Deus nossa justiça”. Baruc 5,1-9: um novo nome para Jerusalém: “Paz da Justiça e Glória do Temor de Deus”.


Carregar ppt "Subsídio conceitual para o Advento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google