A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mas o que é o Advento? O Advento é o tempo que antecede o Natal É um tempo de preparação e alegria, onde os fieis esperam o Nascimento de Jesus Cristo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mas o que é o Advento? O Advento é o tempo que antecede o Natal É um tempo de preparação e alegria, onde os fieis esperam o Nascimento de Jesus Cristo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Mas o que é o Advento? O Advento é o tempo que antecede o Natal É um tempo de preparação e alegria, onde os fieis esperam o Nascimento de Jesus Cristo. É um momento de reflexão e arrependimento, ao qual devem promover a fraternidade e a Paz. São as quatro semanas antes do Natal.

3 O Tempo do Advento e suas características
A palavra Advento quer dizer “que está para vir”. O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos. Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa volta-se para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos.  As duas últimas semanas, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. 

4 Espiritualidade do advento
Deus é fiel às suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza.  Não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e actual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente a (volta) do Senhor. 

5 Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é"Maranatha"
Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é"Maranatha"! Vem Senhor Jesus! O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança. Esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna. Esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições. O Advento também é tempo propício à conversão.

6 Sem um retorno de todo o ser a Cristo não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda.  É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra. No Advento, precisamos de nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza.  Não da pobreza económica, mas principalmente aquela que leva a confiar, abandonar-se e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos.  Pobreza que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.

7 A Celebração do Advento
O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós.

8 bem como o pano que recobre o ambão, como sinal de conversão em preparação para a festa do Natal.
As vestes litúrgicas (casula, estola etc.) são de cor roxa,

9 Símbolos do Advento Vários símbolos do Advento ajudam-nos a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo.  Entre eles há a coroa ou grinalda do Advento

10 A coroa de Advento A Coroa de Advento tem a sua origem numa tradição pagã europeia. No Inverno, acendiam-se algumas velas que representavam o “fogo do deus sol” com a esperança de que a sua luz e o seu calor voltasse.  Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas. Partiam dos seus próprios costumes para anunciar-lhes a Fé. 

11 A forma circular O círculo não tem princípio, nem fim, é feita de galhos sempre entrelaçados, formando um círculo. É sinal do Amor de Deus que é eterno, sem princípio nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.

12 As ramos verdes Verde é a cor da esperança e da vida.
Deus quer que esperemos a Sua Graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida.  Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, na Sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a Sua consumação, na Sua segunda e definitiva volta.

13 As quatro vela As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. com as seguintes cores: 1ª semana roxa, 2ª roxa, 3ª rosa, 4ª roxa.

14 No inicio, vemos a nossa coroa sem luz e sem brilho. 
Recorda-nos a experiência de escuridão do pecado.  Á medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, no meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo. 

15 1. Vela  Lembra Isaías, profeta que anunciou 1000 anos antes da vinda do Salvador.
2. Vela  Lembra João Baptista, que anuncia que está próximo o Salvador, orai e preparai os caminhos. 3. Vela  Lembra Maria, filha de Israel, que deu o seu Sim e dele nasceu o Salvador.  4. Vela Lembra O símbolo do ouro e da realeza, que vem na sua plenitude para o seu povo e quer morar entre o povo que O ama.


Carregar ppt "Mas o que é o Advento? O Advento é o tempo que antecede o Natal É um tempo de preparação e alegria, onde os fieis esperam o Nascimento de Jesus Cristo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google