A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhora da Atenção à Saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhora da Atenção à Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhora da Atenção à Saúde dos Usuários Hipertensos e Diabéticos na UBS Vila do Passo Novo, Alegrete/RS. Especializando: Sebastian Esteves Finozzi Orientadora: Profa. Dra. Marysabel Pinto Telis Silveira

2 INTRODUÇÃO A hipertensão e o diabetes são doenças crônicas de alta incidência na população mundial e no Brasil,1 situação que não é diferente na comunidade de Passo Novo. 1 Cadernos de Atenção Básica – Ministério da Saúde.

3 INTRODUÇÃO Alegrete é um município localizado na Fronteira Oeste do RS com uma população aproximada de 88 mil habitantes. Tem sua economia baseada na produção agrícola e na pecuária.

4 INTRODUÇÃO A ESF esta localizada na Vila do Passo Novo, distante 40km da cidade de Alegrete. Trata-se de uma ESF rural com aproximadamente usuários na vila mais dois assentamentos do MST e um acampamento.

5 INTRODUÇÃO A estrutura da ESF é nova, inaugurada em março de Possui uma equipe formada por enfermeira, técnica de enfermagem, dois agentes comunitários de saúde, duas atendentes, dentista e o médico.

6 INTRODUÇÃO A partir da implantação da ESF com atendimento diário a comunidade começou a ter maiores cuidados na saúde, pois anteriormente conseguiam atendimento a cada quinze dias através de uma unidade móvel. A maioria da população não realizava controle das doenças crônicas.

7 OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção à saúde dos hipertensos e diabéticos na UBS da Vila de Passo Novo, Alegrete, RS.

8 METODOLOGIA As ações realizadas começaram com o cadastramento dos usuários, realização de exame clínico, avaliação e solicitação de exames complementares, avaliação de risco cardiovascular, além de atividades educativas individuais e grupais. O trabalho foi realizado pela equipe de saúde da unidade básica.

9 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS

10 Objetivo 1: Ampliar a cobertura de hipertensos e/ou diabéticos.

11 A cobertura alcançada no final da intervenção para os hipertensos foi de126 usuários (81,5%), e para os diabéticos foi de 36 usuários (64,3%) .

12 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos.

13 A quantidade de usuários com o exame clinico realizado de acordo com o protocolo foi de 121 hipertensos (96%) e 35 usuários diabéticos ( 97,2%).

14 A proporção de usuários com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo foi melhorando a cada mês, no caso dos hipertensos foi de 74,3% (26), 62,7% (47) e 62,7% (79) no primeiro, segundo e terceiro mês respectivamente. E no caso dos diabéticos, 71,4% (05 ), 52,9% (09) e 55,6% (20) respectivamente

15 Para hipertensos, a avaliação odontológica representou 97,1% (34), 97,3% (73) e 98,4% (124) nos meses respectivos. E para os usuários diabéticos, a avaliação foi de 100%.

16 Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa

17 Dos usuários diagnosticados com hipertensão e/ou diabetes, todos foram citados para comparecer nas consultas médicas no transcurso do programa, tanto para cadastramento como para seguimento.

18 Objetivo 4: Melhorar o registro das informações.

19 Os registros foram realizados de acordo com o planejado, mas com alguns atrasos semanais pela carga de trabalho, principalmente nas primeiras semanas.

20 Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular.

21 GRÁFICO 10: PROPORÇÃO DE DIABETICOS COM.

22 Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.

23 Referente ao objetivo 6, sobre promoção da saúde de forma individual, estas atividades foram realizadas diariamente e em cada consulta, independente do usuário e da doença, sendo realizadas em todos os usuários.

24 As atividades de promoção da saúde, de forma grupal, foram desenvolvidas parcialmente, é o caso de atividades educativas, atividade física, e os grupos de tabagistas.

25 DISCUSSÃO - Praticamente todos os objetivos planejados foram atingidos. - Permitiu a união da equipe e a demonstração de que trabalhando desta forma podem-se alcançar todos os objetivos planejados. - O serviço ganhou em sistematização do trabalho e a comunidade em maior qualidade na atenção brindada.

26 Todas as ações realizadas durante a intervenção ficaram incorporadas à rotina da unidade, o que facilita nosso trabalho, dando continuidade ao já realizado. DISCUSSÃO

27 REFLEXÃO CRITICA SOBRE MEU PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM
O desenvolvimento do curso cumpriu totalmente minhas expectativas iniciais. O planejamento facilitou o desenvolvimento das atividades de forma organizada para alcançar as metas.

28 REFLEXÃO CRITICA SOBRE MEU PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM
O curso aumentou meus conhecimentos sobre as doenças, assim como ensinou a melhor forma de trabalha-las na atenção primaria. Uns dos grandes aprendizados foi a importância do trabalho em equipe, sendo esta a forma de conseguir objetivos importantes neste nível de atenção.

29 REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Cadernos de Atenção Básica, n.37. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Cadernos de Atenção Básica, n.36. Brasília: Ministério da Saúde, p. HARRISON, TINSLEY et al. Princípios de Medicina Interna, 16.ed Disponível em: Acesso em: 24 nov ROCA, Reinaldo et al. Temas de Medicina Interna. 4. ed. La Habana, Editorial Ciencias Medicas, p.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhora da Atenção à Saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google