A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÁTICAS E SABERES DO PROJETO EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR (PEPAST) NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE (ABS) CARVALHO, Suzana Cardoso[1];

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÁTICAS E SABERES DO PROJETO EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR (PEPAST) NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE (ABS) CARVALHO, Suzana Cardoso[1];"— Transcrição da apresentação:

1 PRÁTICAS E SABERES DO PROJETO EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR (PEPAST) NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE (ABS) CARVALHO, Suzana Cardoso[1]; ARAUJO, Carlos Pereira Cabral de[1]; LUNA, Isabele Cruz[1]; GUIMARÃES, Vinícius Fausto[1]; VIEIRA, Ranieri do Nascimento[1]; SOUZA, Éverton Cristian Rodrigues de[1]; ANDRADE, Jayvson Martins S. de[1]; LACERDA, Dailton Alencar Lucas de [2]; NEVES, Robson da Fonseca [2] [1] Estudantes Extensionistas do Projeto Educação Popular e Atenção a Saúde do Trabalhador da Universidade Federal da Paraíba; [2] Docente Coordenador do Projeto Educação Popular e Atenção a Saúde do Trabalhador da Universidade Federal da Paraíba. RESULTADOS Visitas domiciliares freqüentes são realizadas interdisciplinarmente por estudantes, professores e ESF. Surgiu-se a demanda da construção de um grupo operativo em saúde do trabalhador. Nesse espaço, se discute as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores no seu cotidiano, por meio de “rodas de conversas”, estando presentes o acolhimento, a escuta qualificada e a troca de saberes, elementos que orientam as práticas de educação em saúde, e que motivam os trabalhadores à reflexão crítica da realidade e busca da autonomia. CONCLUSÃO Esta experiência aponta para a perspectiva de parceria entre a formação-serviço, visando à reorientação na atenção integral à saúde do trabalhador e buscando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. INTRODUÇÃO O PEPAST é um projeto da UFPB pautado nos princípios da Educação Popular que busca a reorientação da formação acadêmica, contextualizada a práticas de um cuidado em saúde do trabalhador mais integral e humanizado. OBJETIVOS Esse estudo teve por objetivo descrever a experiência de ações na Atenção Básica de Saúde de João Pessoa – PB. METODOLOGIA Escolheu-se a comunidade Maria de Nazaré como cenário de práticas, sendo essa área coberta por uma Unidade de Saúde da Família (USF), parceira do projeto. Articulado com a equipe de saúde da família (ESF) e outros atores da comunidade (associação comunitária), traçaram-se um perfil das atividades produtivas da área e dos trabalhadores cadastrados na USF. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - VASCONCELOS, E. M. Educação popular e a atenção à saúde da família; casos Montagem a partir de trechos do livro Educação Popular e a atenção à saúde da família (Hucitec, 2002). CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. C. M. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da Integralidade Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, 20(5): , set - out, 2004. - AMARAL; J. L.; LACERDA; D.A.L. Projeto de educação popular e atenção à saúde do trabalhador. Disponível em:


Carregar ppt "PRÁTICAS E SABERES DO PROJETO EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR (PEPAST) NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE (ABS) CARVALHO, Suzana Cardoso[1];"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google