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UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA QUALIFICAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENÇÃO AOS USUÁRIOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL E/OU DIABETES NA UNIDADE ZONA SUL, CENTRAL - BAHIA Orientadora: Mariana Cristina Moraes Xavier Duarte PELOTAS – RS 2014

2 Introdução Este trabalho é um projeto de intervenção que surgiu a partir da necessidade de qualificação do programa de atenção aos usuários com hipertensão arterial e/ou diabetes na unidade zona sul, central, Bahia.

3 Introdução Caracterização do Município (Central-BA):
Localização: oeste baiano (sertão) a 510 Km da capital – Salvador População Total: pessoas (IBGE, 2010) Serviços de Saúde no Município: 01 Centro de Saúde 11 Postos de saúde (Zona rural) 06 Unidades Básicas de Saúde da Família 01 Hospital 01 Unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

4 Introdução Caracterização da Unidade Básica de Saúde: ESF Zona Sul;
Nº de Pessoas: 3300 ( 471 – Zona rural /2829 – Zona urbana; Equipe: 01 médico do Programa Mais Médicos; 01 enfermeiro; 01 técnica em enfermagem; 01 recepcionista; 01 auxiliar de serviços gerais.

5 Objetivo Geral Melhorar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus.

6 Objetivos Específicos
Ampliar a cobertura do atendimento aos hipertensos e/ou diabéticos; Melhorar a adesão do hipertenso e/ou do diabético ao programa; Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde; Melhorar o registro das informações referentes aos pacientes atendidos; Mapear os hipertensos e os diabéticos que se incluem no grupo de risco para doença cardiovascular; Promover a saúde.

7 Metas Relativas ao objetivo ampliar a cobertura do atendimento aos hipertensos e/ou diabéticos: Cadastrar 100% dos hipertensos e/ou diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde; Relativas ao objetivo melhorar a adesão do hipertenso e/ou do diabético ao programa: Buscar 100% dos hipertensos e/ou diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada;

8 Metas Relativas ao objetivo melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos; Garantir a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo; Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde;

9 Metas Relativas ao objetivo melhorar o registro das informações referentes aos pacientes atendidos: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde; Relativas ao objetivo mapear os hipertensos e os diabéticos que se incluem no grupo de risco para doença cardiovascular: Realizar a estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde;

10 Metas Relativas ao objetivo promover a saúde:
Garantir avaliação odontológica a 100% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos; Garantir orientação nutricional sobre alimentação saúdável a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos; Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 100% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos; Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos.

11 Metas Relativas ao objetivo mapear os hipertensos e os diabéticos que se incluem no grupo de risco para doença cardiovascular: Realizar a estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde;

12 Metodologia Organização e Gestão do Serviço;
Monitoramento e Avaliação; Engajamento Público; Qualificação da Prática Clínica

13 Logística Manuais técnicos do Ministério da Saúde de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus – Ed. 2013; Ficha de acompanhamento do HIPERDIA; Ficha espelho do HIPERDIA – UFPEL; Atendimento na unidade; Promoção de Saúde.

14 Ações Realizadas Capacitação da equipe;
Contato com lideranças comunitárias; Atendimento Clínico; Grupo de Hipertensos e/ou Diabéticos; Monitoramento e Organização do Serviço. Nesse momento, é essencial que comente a nova divisão da área e a nova organização da população adstrita que a sua equipe passou a acompanhar.

15 Resultados Cobertura do programa de 33,9% para atenção as pessoas com hipertensão e 19,6% para pessoas com diabetes: 1°mês: 33 usuários (11%); 2°mês: 46 usuários (15%); 3°mês: 46 usuários (15%); 4°mês: 45 usuários (14.5%); Total: 170 usuários (33,9%) 1°mês: 07 usuários (14%); 2°mês: 10 usuários (20%); 3°mês: 12 usuários (23,5%); 4°mês: 10 usuários (20%); Total: 39 usuários (19,6%)

16 Proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa:
Resultados Proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa: 4°mês: 03 usuários (100%) Nesse momento é importante que se diga que a intervenção coincidiu com o início de uma nova cobertura de uma área da ESF, e que pela rotina, só após 03 meses foi possível identificar faltosos às consultas, pois estes estavam marcados para uma segunda consulta.

17 Resultados Proporção de hipertensos e/ou diabéticos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo 1°mês: 07 usuários (20%); 2°mês: 12 usuários (26,1%); 3°mês: 40 usuários (87%); 4°mês: 37 usuários (82,2%); Total: 96 usuários (19,1%) 1°mês: 03 usuários (42,9%%); 2°mês: 02 usuários (20%); 3°mês: 12 usuários (26%); 4°mês: 09 usuários (90%); Total: 26 usuários ( 13%)

18 Resultados Proporção de hipertensos e/ou diabéticos com prescrição de medicamentos da lista do HIPERDIA ou da Farmácia Popular 1°mês: 06 usuários (85,7%); 2°mês: 10 usuários (100%); 3°mês: 12 usuários (100%); 4°mês: 09 usuários (90%); Total: 37 usuários (18,6%) 1°mês: 32 usuários (97%); 2°mês: 46 usuários (100%); 3°mês: 46 usuários (100%); 4°mês: 44 usuários (97,8%); Total: 168 usuários (33,5%)

19 Resultados Proporção de hipertensos com registro adequado na ficha de acompanhamento 1°mês: 31 usuários (93,9%); 2°mês: 46 usuários (100%); 3°mês: 46 usuários (100%); 4°mês: 44 usuários (90%); Total: 167 usuários (33,3%)

20 Resultados Proporção de hipertensos e/ou diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia 1°mês: 00 usuários (0%); 2°mês: 24 usuários (75 %); 3°mês: 46 usuários (100%); 4°mês: 44 usuários (97,8%); Total: 114 usuários (22,7%) 1°mês: 00 usuários (0%); 2°mês: 07 usuários (70%); 3°mês: 12 usuários (100%); 4°mês: 10 usuários (100%); Total: 29 usuários (14,6%)

21 Proporção de hipertensos e/ou diabéticos com avaliação odontológica
Resultados Proporção de hipertensos e/ou diabéticos com avaliação odontológica 1°mês: 00 usuários (0%); 2°mês: 09 usuários (20%); 3°mês: 41 usuários (89,1%); 4°mês: 37 usuários (82,2%); Total: 87 usuários (17,3%) 1°mês: 00 usuários (0%); 2°mês: 02 usuários (20%); 3°mês: 10 usuários (83,3%); 4°mês: 06 usuários (60%); Total: 18 usuários (09%)

22 Resultados Ações realizadas com proporção de 100% :
Registro adequado na ficha de acompanhamento de pacientes diabéticos; Orientação: nutricional aos pacientes do programa; da importância da prática de atividade física regular aos pacientes do programa; e sobre os riscos do tabagismo.

23 Discussão Remapeamento da área; Melhoria dos registros das ações;
Médico do HIPERDIA; Qualificação da atenção aos hipertensos e/ou diabéticos; Incorporação à rotina da unidade.

24 Reflexão Crítica Aprimoramento do conhecimento em Saúde da Família e prática clínica; Elevação da qualidade dos serviços ofertados; Prazo de término do trabalho X problemas; Troca de experiências e conhecimento entre colegas; Importância do monitoramento da intervenção.


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