A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Funcionamento Do TFT-LCD Módulo - Básico - Funcionamento Do TFT-LCD Módulo - Básico - Cristal Líquido &TFT.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Funcionamento Do TFT-LCD Módulo - Básico - Funcionamento Do TFT-LCD Módulo - Básico - Cristal Líquido &TFT."— Transcrição da apresentação:

1 1 Funcionamento Do TFT-LCD Módulo - Básico - Funcionamento Do TFT-LCD Módulo - Básico - Cristal Líquido &TFT

2 2 TFT-LCD Funcionamento Básico TFT-LCD Funcionamento Básico Polarizador CF CF Painel ON Campo elétrico TFT Polarizador Moléculas de cristal líquido Eletrodo comum Pixel eletrodo - Com a polarizacão da voltagem a luz é interceptada. - O inverso ( sem aplicação da voltagem ), o cristal líquido permanece desorganizado ( misturado ) fazendo a luz passar e o branco pode ser visto. Processo do cristal líquido – TFT ( versão para televisores ) - O que é cristal líquido ? O TFT cristal líquido basicamente consiste na aplicação de uma técnica onde a condição do cristal no painel é alterada e a luz pode passar ou ser interrompida através do comando do TFT, sendo aplicada individualmente a cada pixel do painel. - Principio da alteração da condição do cristal : com a condução do TFT um campo elétrico é criado entre o pixel eletrodo e o eletrodo comum do filtro de cor, provocando alterações nas moléculas de cristal líquido do painel, tornando possível ou não a condução da luz ou a interrupção.

3 3 Polarizador CF CF ON Campo elétrico TFT Polarizador Moléculas de cristal líquido Eletrodo comum Pixel eletrodo Painel - Com a polarizacão da voltagem a luz é interceptada. - Sem aplicação da voltagem o cristal líquido permanece desorganizado, fazendo a luz passar. TFT-LCD Funcionamento Básico Movimentação das moléculas de cristal líquido Sem a voltagem não há condição da organização do cristal líquido Com aplicação da voltagem elétrica, é criado o campo magnético, organizando as moléculas do cristal líquido. Eletrodo Eletrodo Eletrodo Eletrodo Campo elétrico Moléculas de cristal líquido

4 4 TFT-LCD Módulo - Básico - TFT-LCD Módulo - Básico - Polarizador Painel CF Camada CF Eletrodo comum Pixel Eletrodo Painel TFT Polarizador Estrutura do CF ( filtro de cor ) - Porque as cores podem ser visualizadas ? O filtro de cor é composto pelas três cores básicas de luz; vermelho ( R ), verde ( G ) e azul ( B ) mostradas individualmente no painel abaixo:

5 5 TFT-LCD Módulo - Básico - - TFT-LCD Módulo - Básico - - Voltagem ON Moléculas de cristal líquido Luz de Fundo Com a composição do cristal líquido polarizada pela voltagem aplicada, a luz é interrompida e o preto pode ser visto. Sem aplicação da voltagem a luz é transmitida e o verde pode ser visto. Sem aplicação da voltagem a luz é transmitida e o azul pode ser visto.

6 6 TFT-LCD Módulo - Básico - TFT-LCD Módulo - Básico - Incidência de Luz Saída de Luz Cristal Líquido Polarizador Polarizador Eletrodo transparente Alinhamento Moléculas Alinhamento Conclusão Quando a voltagem é aplicada no pixel eletrodo, o campo elétrico atua entre o eletrodo comum e o filtro de cores, fazendo com que as moléculas de cristal líquido se movimente do positivo para o negativo e vice versa, causando uma rotação nas moléculas de cristal líquido, interrompendo a passagem da luz, e quando a voltagem estiver em OFF a condição permanece em luz branca. Inclinação do pré-ângulo do cristal líquido Se não ocorrer a inclinação nas moléculas de cristal líquido as característica para interceptar a passagem da luz não será obtida. Variação da voltagem A variação da luminosidade ocorre diretamente proporcional a tensão aplicada no cristal líquido, se a tensão variar teremos a variação no contraste na tela de cristal líquido.

7 7 TFT-LCD Módulo - Básico - TFT-LCD Módulo - Básico - O que é um pixel ? O pixel é formado de três elementos de cores; vermelho ( R ), verde ( G ) e azul ( B ) selecionadas pelo filtro de cores ( CF ). Estrutura do pixel : Pixel eletrodo Eletrodo contém o cristal líquido. Source Line Linha comum para conectar a energia proveniente do TFT enviando a voltagem para o pixel eletrodo. Gate line Linha comum para conectar a energia do TFT ao respectivo circuito, recebendo o comando do ON/OFF chaveamento. Cs Line Linha comum para controle de excesso de voltagem provocado pelo ON/OFF, através da aplicação de capacitor. T F T Transistor ( Thin Film Transistor ) G T O Eletrodo para radiar o campo elétrico para o pixel eletrodo.

8 8 TFT-LCD Módulo - Básico - TFT-LCD Módulo - Básico - Dreno eletrodo Source eletrodo Isolação Isolação Contato Hole Source eletrodo Fornece a corrente da fonte source na condição ON. Dreno eletrodo Eletrodo que recebe a voltagem da fonte source na condição ON através do TFT. Contato Hole Contato para o fornecimento da voltagem proveniente do Dreno eletrodo para pixel eletrodo, através do GTO antena.

9 9 TFT-LCD Módulo - Básico - TFT-LCD Módulo - Básico - Linha do Source Cs Line Isolação G T O Antena G T O ( camada ) Dreno Eletrodo Source Eletrodo Gate Line IsolaçãoGate Semicondutor

10 10 TFT-LCD Módulo - Básico - TFT-LCD Módulo - Básico - Pixel Eletrodo Camada de proteção ( constituído de silicone e nitrito de silicio ).

11 11 TFT-LCD Módulo - Básico - TFT-LCD Módulo - Básico - Cristal Líquido &TFT


Carregar ppt "1 Funcionamento Do TFT-LCD Módulo - Básico - Funcionamento Do TFT-LCD Módulo - Básico - Cristal Líquido &TFT."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google