A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caridade e amor ao próximo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caridade e amor ao próximo"— Transcrição da apresentação:

1 Caridade e amor ao próximo
* 16/7/96 Caridade e amor ao próximo Tomo: Módulo:XVI Roteiro: 2 *

2 Conceituar caridade, do ponto de vista da Doutrina Espírita.
Estabelecer relação entre caridade e amor ao próximo.

3 Jesus é [...] o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo. O Evangelho por ele ensinado contém as diretrizes morais para o aperfeiçoamento da humanidade.

4 A caridade [...] segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores.

5 A prática da caridade é capaz de salvar-nos das próprias imperfeições, por libertar-nos do egoísmo, sentimento [...] incompatível com a justiça, o amor e a caridade.

6 Amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito.

7 Questões

8 V V V V a) b) c) d) Marque V ou F
Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade é: Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas b) O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito. c) A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. d) Ninguém pode votar aos seus inimigos um amor terno e apaixonado. Não foi isso o que Jesus entendeu de dizer. Amar os inimigos é perdoar-lhes e lhes retribuir o mal com o bem. V V V V

9 Marque V ou F e) A verdadeira caridade é sempre bondosa e benévola; está tanto no ato, como na maneira por que é praticado. f) Amai-vos uns aos outros, eis toda a lei, lei divina, mediante a qual governa Deus os mundos g) Sede indulgentes com os defeitos dos vossos semelhantes. Em vez de votardes desprezo à ignorância e ao vício, instruí os ignorantes e moralizai os viciados. V V V

10 Roteiro de Estudos de O Livro dos Espíritos:
Bibliografia : 1. KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Cap. 11, item 4, p. 184. 2. ______. Cap. 15, item 1, p 3. ______. Item 10, p 4. ______. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 84. ed. Rio de Janeiro: FEB, Questão 625, p. 308. 5. ______. Questão 648, p. 315. 6. ______. Questão 886, p. 407. 7. ______. Questão 913, p. 419. 8. ______. Obras Póstumas. Tradução de Guillon Ribeiro. 32. ed. Rio de Janeiro: FEB, Primeira parte (Liberdade, igualdade, fraternidade), p. 233. 9. SILVEIRA, José Carlos da Silva. As características do serviço de assistência e promoção social espírita. Reformador, Rio de Janeiro: FEB, ano 119, nº 2063, fevereiro, 2001, p 10. XAVIER, Francisco Cândido. Pão nosso. Pelo Espírito Emmanuel. 24. ed. Rio de Janeiro: FEB, Item 141, p. 294. Vade Mecum on line: Roteiro de Estudos de O Livro dos Espíritos:

11 Para se cadastrar e receber mensagens:
Basta CLICAR AQUI Ou enviar um para: O Semeador está no Facebook, curtam: OBS: Não precisa escrever nada no , nem no campo assunto é só enviar o e após você recebe uma mensagem de confirmação, clique em Responder , clique em Enviar e já estará inscrito(a) para receber as mensagens. Caso queira cancelar o recebimento basta CLICAR AQUI Ou enviar um para:


Carregar ppt "Caridade e amor ao próximo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google