A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ethernet.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ethernet."— Transcrição da apresentação:

1 Ethernet

2 A Ethernet é uma tecnologia de Intercomunicação para redes locais (LAN) .
Esta tecnologia é baseada no envio de pacotes. Ela define os cabos, sinais eléctricos, o formato de pacotes e protocolos para a camada de sessão do modelo OSI.

3 A partir dos anos 90, a Ethernet tem sido a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem substituído grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token Ring, FDDI e ARCNET. Nas redes Ethernet qualquer que seja a sua topologia física (barramento ou estrela), têm uma topologia lógica do tipo bus, ou seja um cabo.

4 O acesso ao meio físico, por parte dos computadores, é feito por um método baseado em contenção, conhecido como CSMA/CD. È um sistema de detecção de erros que depois de os detectar repete a mensagem.

5 As placas que ligam os computadores ao cabo da rede estão sempre a receber a informação que circula pelo canal comum (o bus). Num dado instante em que está em curso uma transmissão, todos os outros computadores da rede são obrigados a ficar em estado de contenção, isto é, em fila de espera.

6 Apesar das mensagens transmitidas serem detectadas por todos os computadores ligados à rede, apenas aqueles a quem essas mensagens se destinam se encarregarão de as receber e interpretar. Se um computador pretende iniciar uma transmissão, terá de esperar por um momento em que o canal (bus) esteja livre.

7 Pode acontecer que dois ou mais computadores iniciem uma transmissão num mesmo lapso de tempo, sem que nenhum deles tenha detectado que o canal já esteja a ser ocupado com uma transmissão. Neste caso, ocorrerá uma colisão e como já foi falado, o sistema CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access / Colision Detection) vai corrigir este erro.

8 Todavia, em redes de maiores dimensões, com grande intensidade de tráfego ou com exigências de taxas de transmissão elevadas, o padrão Ethernet poderá não satisfazer inteiramente.

9 Recentemente foi criada uma nova versão muito mais rápida do Ethernet, chamada Fast Ethernet, que consegue taxas de transmissão na ordem dos 100 Mbps ou mais.

10 Isto é, conseguido graças à utilização de hubs evoluídos e um novo método de acesso ao meio de transmissão chamado Denand Priority Access Method - um hub central controla o acesso à rede, conferindo prioridades a certas mensagens em relação a outras, em conformidade com critérios lógicos.

11 Trabalho realizado por varias pessoas


Carregar ppt "Ethernet."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google