Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarciano Dantas de Medeiros Alterado mais de 6 anos atrás
1
ESPAÇO AGRÁRIO PROFESSOR MARCIANO DANTAS
2
Agricultura é uma das atividades mais antigas da humanidade; conjunto de técnicas utilizadas no cultivo de plantas para diversas finalidades; se diferencia pela extensão da área cultivada e pelo maior ou menor aproveitamento do solo.
4
Agricultura extensiva aproveita a fertilidade natural do solo; utiliza técnicas tradicionais de cultivo; é bastante praticada nos países subdesenvolvidos; há uma baixa produtividade agrícola; a maior parte da produção é destinada à subsistência do agricultor e de sua família.
6
Agricultura itinerante também conhecida como sistema de roça; é comum nos países menos desenvolvidos da América, África e Ásia; consiste primeiramente em derrubar a mata e roçar (limpar) a área onde se pretende plantar; realização da queimada para eliminar troncos e galhos; utilização de sistemas de trabalho bastante simples, como machado, foice e enxada; com o decorrer do tempo e a diminuição da fertilidade do solo, o produtor abandona a área em busca de novo terreno para a produção.
8
Agricultura de subsistência é aquela em que parte da produção agrícola destina-se ao sustento do agricultor e de sua família, mesmo que a outra parte seja comercializada; geralmente é praticada em pequenos estabelecimentos familiares; também conhecida como agricultura familiar, porque é uma forma de produção realizada por membros da família do produtor; geralmente existe a prática da policultura.
10
Agricultura intensiva também conhecida como agricultura moderna ou comercial; praticada geralmente nos países desenvolvidos ou em áreas cuja produção tem como destino à exportação; intensa utilização de máquinas, implementos agrícolas e insumos; adoção de medidas preventivas de combate à erosão e à pragas; elevada produtividade de grãos; é comum a prática da monocultura.
12
Problemas ambientais na agricultura intensiva: O intenso uso de máquinas, que provoca a erosão do solo (por causa da profunda aração das máquinas) e altera a sua estrutura física (em razão do peso de tratores, semeadeiras e colheitadeiras); O uso excessivo de agrotóxicos, pesticidas, inseticidas e herbicidas, que acarreta a poluição do solo, dos rios e das águas subterrâneas e o envenenamento das plantas, além de danos aos animais e à saúde humana; Assoreamento dos rios, dentre outros.
14
Agrobusiness – também conhecido como agronegócio, é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária, sendo caracterizado pela produção em larga escala predominantemente exportadora, altamente mecanizada e monocultora.
16
Revolução Verde – o termo refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1950, nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países. Esse modelo baseia- se na intensa utilização de sementes geneticamente alteradas, insumos industriais, mecanização em massa de produtos homogêneos e uso intensivo do custo de manejo.
18
Agricultura orgânica – prática agrícola voltada ao desenvolvimento de culturas sem o uso de agrotóxicos visando o equilíbrio entre a atividade econômica e o meio ambiente.
20
Hidroponia – é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Nesse tipo de cultivo as raízes podem estar suspensas em meio líquido (técnica de filmes de nutrientes – NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada).
22
Produtos transgênicos – a transgenia é um processo pelo qual organismos de uma espécie são modificados geneticamente através da introdução de material genético de outra espécie, utilizando técnicas de engenharia genética, com o objetivo de obter benefícios tanto para as plantações (resistência a herbicidas, produção de toxinas contra pragas das culturas agrícolas) quanto para os consumidores (aumento da qualidade nutricional ou produção de substâncias medicinais).
24
Plantio direto – é um sistema de manejo do solo, que tem como objetivo diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas sobre o mesmo. Esse método convencional vem aumentando consideravelmente nos últimos anos e nele, a palha e os demais restos vegetais de outras culturas são mantidos no solo, garantindo cobertura e proteção contra a erosão.
26
Rotação de culturas – é uma técnica de conservação que visa diminuir a exaustão do solo, trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo, por meio da alternação de espécies vegetais numa mesma área agrícola. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósito comercial e de recuperação do solo, melhorando o controle sobre as plantas daninhas e insetos e a absorção de nutrientes.
28
Plantio em curvas de nível – consiste em preparar o solo para o plantio e plantar de acordo com o nível do terreno, reduzindo significativamente a erosão e aumentando o seu potencial de produção, além de reduzir a velocidade de escoamento da água.
30
Adubação verde – também chamado de plantio verde, é a prática de se adicionar plantas leguminosas na superfície do solo com a intenção de enriquecê-lo nutricionalmente com nitrogênio, favorecendo o aumento da produção de biomassa vegetal.
32
Pecuária – consiste na criação e reprodução de animais para fins comerciais. Pode ser: extensivo ou intensivo.
34
Pecuária extensiva consiste na criação do gado solto, alimentando-se basicamente de pasto; devido ocupar uma área relativamente maior, não há grandes investimentos, e é realizada tanto em latifúndios como em minifúndios; é muito utilizado para a produção de carne.
36
Pecuária intensiva o gado é confinado em estábulos, onde se alimenta basicamente de ração balanceada; os rebanhos são selecionados e recebem constantemente a assistência veterinária, além de manipulação genética e inseminação artificial; é muito utilizado para a produção de leite; sua principal desvantagem da pecuária intensiva são os elevados custos de produção e a baixa necessidade de mão de obra (baixa geração de emprego), que deve ser bastante especializada. Dentre suas vantagens estão a elevada produtividade e a ocupação de pequenos espaços.
38
Pecuária semi-extensiva – é o sistema de criação de gado à solta, porém, com alguns cuidados quanto à seleção e ao aprimoramento do rebanho. Não existe um padrão de atuação para esse modelo de produção e na prática é uma mistura da pecuária extensiva com a intensiva.
40
REFERÊNCIA: Silva, Ângela Corrêa Geografia: contextos e redes / Ângela Corrêa da Silva, Nelson Bacic Olic, Ruy Lozano. – 2. ed. – São Paulo: Moderna, 2016.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.